O ingresso do filho na escola de ensino fundamental : o polimento dos espelhos dos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freddo, Tania Maria
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/175160
Resumo: O estudo aborda os sentimentos e as expectativas dos pais com relação ao ingresso do primogênito na escola de ensino fundamental. Refere-se às questões transgeracionais que se fazem presentes na história escolar do filho, que antes pertenceram à história escolar dos pais. Constrói-se seguindo a abordagem qualitativa, de natureza exploratória centrada na abordagem sistêmica, que permite ultrapassar o modelo linear de causa e efeito em favor de um modelo circular. O eixo básico da investigação versa sobre sentimentos e expectativas de pais de primogênitos que ingressam na escola de educação fundamental. A história da relação com a criança, enfocando o apego, os cuidados e a separação entre pais e filhos, foram questões norteadoras na entrevista semi estruturada, que foi o instrumento utilizado para a coleta de informações. O método que possibilitou se chegar aos resultados foi o de estudo de caso coletivo, que num primeiro momento, privilegiou as questões singulares e posteriormente os aspectos comuns aos quatro casos. Os sujeitos que participaram diretamente do estudo foram quatro casais de pais de primogênitos que freqüentam pela primeira vez a primeira série na escola de ensino fundamental e, sendo sujeitos indiretos, as quatro crianças e suas respectivas professoras. Todas as crianças têm entre seis e sete anos da idade, freqüentavam a mesma escola de ensino particular na zona urbana. Todos os casais são pais biológicos e estão no primeiro casamento Os resultados encontrados evidenciam que se pode encontrar a presença das histórias das famílias de origem de ambos os pais na história escolar de cada caso estudado. Os pais conservam o registro de como seus pais os educaram - os valores, as crenças, os legados e a arte de educar naquela família - bem como carregam até seus filhos expectativas de seus pais em relação aos filhos não cumpridas por eles em suas infâncias. A mãe e o pai são espelhos extremamente importantes na vida do filho. No entanto, às vezes, são necessários alguns ajustes nesses espelhos, os quais passam a refletir mais a história dos pais, do que a dos filhos em sua individualidade. Com esse estudo, foi possível evidenciar que a própria evolução da criança na escola foi um fator que propiciou um ajuste das expectativas dos pais em relação ao desempenho escolar do filho . Quanto à escola, pôde ser confirmada a necessidade da articulação entre ela e a família para privilegiar junto com o cognitivo, também os aspectos emocionais dos alunos. Os profissionais da educação necessitam ter clareza de que, ao cumprir a função de transmissora de conhecimentos, lidam paralelamente com outros aspectos do desenvolvimento, como por exemplo, o emocional, que está diretamente relacionado ao aspecto cognitivo.
id URGS_ca9c319d851c6ee69cfe228053325c3e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175160
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Freddo, Tania MariaLopes, Rita de Cassia SobreiraBastos, Maria Helena Câmara2018-04-28T03:22:15Z2003http://hdl.handle.net/10183/175160000411080O estudo aborda os sentimentos e as expectativas dos pais com relação ao ingresso do primogênito na escola de ensino fundamental. Refere-se às questões transgeracionais que se fazem presentes na história escolar do filho, que antes pertenceram à história escolar dos pais. Constrói-se seguindo a abordagem qualitativa, de natureza exploratória centrada na abordagem sistêmica, que permite ultrapassar o modelo linear de causa e efeito em favor de um modelo circular. O eixo básico da investigação versa sobre sentimentos e expectativas de pais de primogênitos que ingressam na escola de educação fundamental. A história da relação com a criança, enfocando o apego, os cuidados e a separação entre pais e filhos, foram questões norteadoras na entrevista semi estruturada, que foi o instrumento utilizado para a coleta de informações. O método que possibilitou se chegar aos resultados foi o de estudo de caso coletivo, que num primeiro momento, privilegiou as questões singulares e posteriormente os aspectos comuns aos quatro casos. Os sujeitos que participaram diretamente do estudo foram quatro casais de pais de primogênitos que freqüentam pela primeira vez a primeira série na escola de ensino fundamental e, sendo sujeitos indiretos, as quatro crianças e suas respectivas professoras. Todas as crianças têm entre seis e sete anos da idade, freqüentavam a mesma escola de ensino particular na zona urbana. Todos os casais são pais biológicos e estão no primeiro casamento Os resultados encontrados evidenciam que se pode encontrar a presença das histórias das famílias de origem de ambos os pais na história escolar de cada caso estudado. Os pais conservam o registro de como seus pais os educaram - os valores, as crenças, os legados e a arte de educar naquela família - bem como carregam até seus filhos expectativas de seus pais em relação aos filhos não cumpridas por eles em suas infâncias. A mãe e o pai são espelhos extremamente importantes na vida do filho. No entanto, às vezes, são necessários alguns ajustes nesses espelhos, os quais passam a refletir mais a história dos pais, do que a dos filhos em sua individualidade. Com esse estudo, foi possível evidenciar que a própria evolução da criança na escola foi um fator que propiciou um ajuste das expectativas dos pais em relação ao desempenho escolar do filho . Quanto à escola, pôde ser confirmada a necessidade da articulação entre ela e a família para privilegiar junto com o cognitivo, também os aspectos emocionais dos alunos. Os profissionais da educação necessitam ter clareza de que, ao cumprir a função de transmissora de conhecimentos, lidam paralelamente com outros aspectos do desenvolvimento, como por exemplo, o emocional, que está diretamente relacionado ao aspecto cognitivo.The study on parenta! feelings and explications conceming the first-bom child's entry in formal school. It refers to transgenerational questions in the child's school story, which before belong to the parents school story. It follows a qualitative approach, of an exploratory nature, which enables to overcome a causal linear model in favor of a circular model. The basic investigative axis is centered on parental feelings and expectations regarding their first-bom child who was starting formal education. The father's and mother's school history, as well as the history of the relationship with the child, focusing on attachment, care and separation between parents and child were the main questions of a semi-structured interview. The method used was collective case study wich explored first the particular and then the common aspects of ali cases. The subjects took part in the study were four couples of firstbom who were in first grade of formal education, and indirectly the four children and their teachers. Ali children were around six and seven years old were in the same private school in an urban area. Ali couples were biological parents and were and the first marriage. The results show that it is possible to find features of the parents family of origin history in the school history of each case studied. The parents keep a record o f how they were educated by their parents - the values, beliefs, legacies and art o f educating in that family - and bring to their children their own parents unfulfilled expectations regarding their children The mother and the father are very important mirrors in the child's life. However, sometimes it is necessary to make some readjustment I these mirrors as they star to reflect more the parents' expectations conceming the child's school performance. As far as school is concemed, it is important that school recognizes the importance of its articulation with the family so as to take into account the child 's school performance. As far as school is concemed, it is important that school recognizes the importance of its articulation with the family so as to take into account child 's emotional apart from the cognitives aspects. The education professionals need to be aware that, in transmitting knowledge, they deal with other developmental features, such as for example, the emotional, wich is directly associated with the cognitive.application/pdfporExpectativaPaisFilhoIngresso na escolaEnsino fundamentalRelação escola-comunidadeTransgenerationalParental expectationsParenta! feelingsFamily and educationEmotionsO ingresso do filho na escola de ensino fundamental : o polimento dos espelhos dos paisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000411080.pdf000411080.pdfTexto completoapplication/pdf77474746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175160/1/000411080.pdf7e3792df02baea327311b3ecee1ef578MD51TEXT000411080.pdf.txt000411080.pdf.txtExtracted Texttext/plain419269http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175160/2/000411080.pdf.txt771e4d5b798f50c06cb338fcaf6101e9MD52THUMBNAIL000411080.pdf.jpg000411080.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175160/3/000411080.pdf.jpg8eecfe2925123996909130dbb6620b93MD5310183/1751602018-10-29 07:54:14.422oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175160Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T10:54:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ingresso do filho na escola de ensino fundamental : o polimento dos espelhos dos pais
title O ingresso do filho na escola de ensino fundamental : o polimento dos espelhos dos pais
spellingShingle O ingresso do filho na escola de ensino fundamental : o polimento dos espelhos dos pais
Freddo, Tania Maria
Expectativa
Pais
Filho
Ingresso na escola
Ensino fundamental
Relação escola-comunidade
Transgenerational
Parental expectations
Parenta! feelings
Family and education
Emotions
title_short O ingresso do filho na escola de ensino fundamental : o polimento dos espelhos dos pais
title_full O ingresso do filho na escola de ensino fundamental : o polimento dos espelhos dos pais
title_fullStr O ingresso do filho na escola de ensino fundamental : o polimento dos espelhos dos pais
title_full_unstemmed O ingresso do filho na escola de ensino fundamental : o polimento dos espelhos dos pais
title_sort O ingresso do filho na escola de ensino fundamental : o polimento dos espelhos dos pais
author Freddo, Tania Maria
author_facet Freddo, Tania Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freddo, Tania Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Rita de Cassia Sobreira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bastos, Maria Helena Câmara
contributor_str_mv Lopes, Rita de Cassia Sobreira
Bastos, Maria Helena Câmara
dc.subject.por.fl_str_mv Expectativa
Pais
Filho
Ingresso na escola
Ensino fundamental
Relação escola-comunidade
topic Expectativa
Pais
Filho
Ingresso na escola
Ensino fundamental
Relação escola-comunidade
Transgenerational
Parental expectations
Parenta! feelings
Family and education
Emotions
dc.subject.eng.fl_str_mv Transgenerational
Parental expectations
Parenta! feelings
Family and education
Emotions
description O estudo aborda os sentimentos e as expectativas dos pais com relação ao ingresso do primogênito na escola de ensino fundamental. Refere-se às questões transgeracionais que se fazem presentes na história escolar do filho, que antes pertenceram à história escolar dos pais. Constrói-se seguindo a abordagem qualitativa, de natureza exploratória centrada na abordagem sistêmica, que permite ultrapassar o modelo linear de causa e efeito em favor de um modelo circular. O eixo básico da investigação versa sobre sentimentos e expectativas de pais de primogênitos que ingressam na escola de educação fundamental. A história da relação com a criança, enfocando o apego, os cuidados e a separação entre pais e filhos, foram questões norteadoras na entrevista semi estruturada, que foi o instrumento utilizado para a coleta de informações. O método que possibilitou se chegar aos resultados foi o de estudo de caso coletivo, que num primeiro momento, privilegiou as questões singulares e posteriormente os aspectos comuns aos quatro casos. Os sujeitos que participaram diretamente do estudo foram quatro casais de pais de primogênitos que freqüentam pela primeira vez a primeira série na escola de ensino fundamental e, sendo sujeitos indiretos, as quatro crianças e suas respectivas professoras. Todas as crianças têm entre seis e sete anos da idade, freqüentavam a mesma escola de ensino particular na zona urbana. Todos os casais são pais biológicos e estão no primeiro casamento Os resultados encontrados evidenciam que se pode encontrar a presença das histórias das famílias de origem de ambos os pais na história escolar de cada caso estudado. Os pais conservam o registro de como seus pais os educaram - os valores, as crenças, os legados e a arte de educar naquela família - bem como carregam até seus filhos expectativas de seus pais em relação aos filhos não cumpridas por eles em suas infâncias. A mãe e o pai são espelhos extremamente importantes na vida do filho. No entanto, às vezes, são necessários alguns ajustes nesses espelhos, os quais passam a refletir mais a história dos pais, do que a dos filhos em sua individualidade. Com esse estudo, foi possível evidenciar que a própria evolução da criança na escola foi um fator que propiciou um ajuste das expectativas dos pais em relação ao desempenho escolar do filho . Quanto à escola, pôde ser confirmada a necessidade da articulação entre ela e a família para privilegiar junto com o cognitivo, também os aspectos emocionais dos alunos. Os profissionais da educação necessitam ter clareza de que, ao cumprir a função de transmissora de conhecimentos, lidam paralelamente com outros aspectos do desenvolvimento, como por exemplo, o emocional, que está diretamente relacionado ao aspecto cognitivo.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-28T03:22:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/175160
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000411080
url http://hdl.handle.net/10183/175160
identifier_str_mv 000411080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175160/1/000411080.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175160/2/000411080.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175160/3/000411080.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e3792df02baea327311b3ecee1ef578
771e4d5b798f50c06cb338fcaf6101e9
8eecfe2925123996909130dbb6620b93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085437909237760