Innovation, entrepreneurship and gender: A comparative analysis between Belarus and Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/18074 |
Resumo: | Mestrdo APNOR e Belarus State Economic University |
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Innovation, entrepreneurship and gender: A comparative analysis between Belarus and PortugalInnovationEntrepreneurshipGenderCompaniesPortugalRepública da BelarusDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMestrdo APNOR e Belarus State Economic UniversityCurrently with the constant development of technological innovation and the market conditions, the number of companies and business is increasing. However, the number of business headed or owned by women, even there is an increment in the initiatives, policies, and resources designed to promote and develop women's entrepreneurship is not similar to a number of business headed or owned by men. There are many kinds of research that proof, entrepreneurship is still dominated by males, once women still possess and manage fewer businesses than men. According to Busolt and Kugele (2009), and considering the reality of the EU, the low percentage of women researchers leads to even lower results when we look at inventions developed by a female collective. Furthermore, authors like Coelho (2010) seem to conclude that organizational structures are not gender neutral. However, the problem of gender inequality in the field of entrepreneurship still exists and remains to be undetermined, because the number of studies about women entrepreneurs/business owner is substantially low. The crucial aim of this research is to advance existing knowledge and information on innovation and women’s entrepreneurship by analysing different gender perspectives, practices and forms of innovation among the owners of small and medium-sized enterprises (SME), in Portugal and in Republic of Belarus, and furthermore, to investigate these differences between these two countries. With these objectives in mind, the main purpose of this study is to compare different perspectives, and the environmental status of two countries: Belarus and Portugal. More specifically, the research looked among other things at entrepreneurial motivation, growth strategies, support networks, barriers to innovation in women-owned enterprises, and existing innovative practices within women-owned enterprises. The research is essentially qualitative, and the data were collected through semi-structured interviews with women entrepreneurs and/or who hold leadership positions in a group of companies in Portugal and Belarus.Atualmente, com o constante desenvolvimento da inovação tecnológica e das condições de mercado, o número de empresas e de negócios está a aumentar. Contudo, o número de empresas chefiadas ou detidas por mulheres, apesar do aumento nas iniciativas, políticas e recursos destinados a promover e desenvolver o empreendedorismo feminino, não é semelhante ao número de negócios dirigido ou possuído por homens. Diversas investigações evidenciam que o empreendedorismo ainda é dominado pelos homens, uma vez que tanto as mulheres empresárias, como as mulheres que ocupam cargos de posição de topo, são ainda em menor número do que os homens em posições similares. Segundo Busolt e Kugele (2009), e considerando a realidade da União Europeia, a baixa percentagem de mulheres investigadoras conduz a resultados ainda menores quando olhamos para as invenções desenvolvidas pelo coletivo feminino. Adicionalmente, autores como Coelho (2010) parecem concluir que as estruturas organizacionais não são neutras em termos de género. No entanto, a principal razão pela qual o hiato de género existente no empreendedorismo continua a persistir continua por determinar, e o número de estudos sobre mulheres empreendedoras/empresárias é ainda substancialmente baixo. O objetivo fundamental desta investigação é compreender o conhecimento e informação existentes sobre inovação e empreendedorismo (feminino), analisando diferentes perspetivas de género, práticas e formas de inovação entre empresárias, em pequenas e médias empresas (PME), em Portugal e na República da Bielorrússia e, além disso, investigar se existem diferenças significativas entre estes dois países. Assim, o objetivo principal é comparar diferentes perspetivas entre empreendedoras dos dois países: Bielorrússia e Portugal. Concretamente, analisaram-se entre outros fatores: a motivação empresarial, as estratégias de crescimento, as redes de apoio e as barreiras à inovação, em empresas pertencentes a mulheres e práticas inovadoras existentes em empresas lideradas por mulheres. A pesquisa é essencialmente qualitativa, e os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas realizadas a mulheres empreendedoras e/ou a mulheres que ocupam posições de liderança num grupo de empresas em Portugal e na Bielorrússia.В настоящее время в условиях постоянного развития технологических инноваций и рыночных отношений растет число компаний и бизнеса. Тем не менее, число предприятий, возглавляемых или принадлежащих женщинам, даже при условии оказания поддержки и введения специальных мер и ресурсов, направленных на поощрение и развитие женского предпринимательства, не приближается к количеству предприятий, которые возглавляются или принадлежат мужчинам. Ряд проведенных исследований подтверждают тот факт, что в предпринимательстве по-прежнему доминируют мужчины, в то время как женщины владеют и управляют меньшим количеством предприятий, которые чаще всего не отличаются высокой прибыльностью. СогласноБузолту и Кагеле(2009), и учитывая реалии ЕС, низкий процент женщин-исследователейприводит к еще более низким результатам в разработке инновационных технологий. В своих работахАккер (1990), подчеркнул, что организационные структуры не являются гендерно нейтральными. Тем не менее,еще предстоит определить основную причину, того, почему гендерный разрыв сохраняется в предпринимательстве. Проведенных исследований еще не достаточно для выявления данной проблемы. Одной из целей данного исследования является раскрытие уже существующих знаний и информации об инновациях и женском предпринимательстве путем анализа различных гендерных перспектив, практик и форм инноваций среди владельцев малых и средних предприятий (МСП) в Португалии и в Республике Беларусь, а также, выявление различий между двумя этими странами. Еще одной целью является выявление рисков и барьеров, с которым могут столкнуться предприниматели, внедряющих инновационную деятельность в свой бизнес. С учетом выше перечисленных целей можно сказать, что главной задачей этого исследования является сравнение показателей бизнес-перспектив относительно развития женского предпринимательства двух стран: Беларуси и Португалии. Точнее говоря, исследования проводились в отношении предпринимательской мотивации женщин, стратегий роста, программ поддержки, барьеров для инноваций в предприятиях, принадлежащих женщинам, и существующих инновационных методов работы на предприятиях, принадлежащих женщинам.Исследование характеризуется качественным анализом, данные были собраны с помощью разнестороннего опроса женщин-предпринимателей и / или занимающих руководящие должности в группе компаний в Португалии и Беларуси.Cardim, SofiaMorozevich, OlgaBiblioteca Digital do IPBZablotskaya, Anastasiya2018-10-15T10:52:13Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18074TID:201983222enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:41:24Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:08.633275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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