Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8738 |
Resumo: | Vivemos tempos de constantes transições, em que continuamente nos confrontamos com mudanças. Enquanto organização social, a Escola também reage a estas mutações exigindo dos profissionais de educação uma capacidade de resposta aos novos desafios. Neste sentido, estes profissionais devem adaptar-se aos novos contextos e exigências sociais e abraçar novas metodologias e novos recursos que fomentem a formação de cidadãos autónomos e ativos, capazes de intervir na sociedade que integram. Deste modo, o presente relatório sobre a prática educativa supervisionada, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, pretende apresentar o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Para tal, este documento assenta em três grandes dimensões que suportam a formação e o desenvolvimento profissional dos professores – teoria, prática e dimensão investigativa. A articulação entre estas três dimensões possibilitará uma reflexão sustentada em pressupostos teóricos e com um cariz investigativo, ingredientes estes essenciais para o evidenciar dos desafios e obstáculos, potencialidades e fragilidades ao longo deste percurso. As atitudes investigativas, reflexivas, de colaboração e de aprendizagem constantes foram sendo desenvolvidas ao longo desta formação, constituindo uma base sólida e enriquecedora para o futuro profissional da mestranda. Assim, a incorporação de competências, de valores, de comportamentos e de culturas estimularam a consciência do eu individual e coletivo, dando forma à representação do que é ser professor nos 1.º e 2.º C.E.B. e (re)desenhando a identidade profissional docente. |
id |
RCAP_a961bcc2d1e5e623ef742fc515921c07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8738 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioZarpar rumo ao horizontePrática educativa supervisionadaFormaçãoReflexãoDesenvolvimento profissionalSupervised educational practiceFormationReflectionProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoVivemos tempos de constantes transições, em que continuamente nos confrontamos com mudanças. Enquanto organização social, a Escola também reage a estas mutações exigindo dos profissionais de educação uma capacidade de resposta aos novos desafios. Neste sentido, estes profissionais devem adaptar-se aos novos contextos e exigências sociais e abraçar novas metodologias e novos recursos que fomentem a formação de cidadãos autónomos e ativos, capazes de intervir na sociedade que integram. Deste modo, o presente relatório sobre a prática educativa supervisionada, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, pretende apresentar o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Para tal, este documento assenta em três grandes dimensões que suportam a formação e o desenvolvimento profissional dos professores – teoria, prática e dimensão investigativa. A articulação entre estas três dimensões possibilitará uma reflexão sustentada em pressupostos teóricos e com um cariz investigativo, ingredientes estes essenciais para o evidenciar dos desafios e obstáculos, potencialidades e fragilidades ao longo deste percurso. As atitudes investigativas, reflexivas, de colaboração e de aprendizagem constantes foram sendo desenvolvidas ao longo desta formação, constituindo uma base sólida e enriquecedora para o futuro profissional da mestranda. Assim, a incorporação de competências, de valores, de comportamentos e de culturas estimularam a consciência do eu individual e coletivo, dando forma à representação do que é ser professor nos 1.º e 2.º C.E.B. e (re)desenhando a identidade profissional docente.We live in times of constant transitions, in which we keep on facing changes. As a social organization, the school also reacts to this mutations, demanding from the professionals of education the ability to give response to new challenges. Given that, these professionals have to adapt to the new contexts and social demands and embrace new work guidelines and tools that promote active and autonomous citizens, capable of taking part in the society they live in. In this way, this present final report about the supervised educational practice, made in the ambit of the curricular unit of Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserted in the master’s degree in teaching of 1.º e 2.º grades of primary education, tries to present the course of the personal and professional development of the master’s degree student. For that, this document is settled in three big dimensions that support the formation and the professional development of teachers – theory, practice and investigating dimension. The articulation between this three dimensions will enable a reflection based on theoretical assumptions and with a investigational nature, ingredients that are essential for the pointing out of challenges and obstacles, potentials e weaknesses during this course. The investigating, reflecting, collaborating plus constant learning attitudes were being developed during this formation, being a part of a solid and enriched foundation for the professional future of the master’s degree student. Therefore, the embodiment of skills, values, behaviors and cultures stimulated the conscience of the individual and collective I, giving shape to the representation of what being a teacher in the 1.º e 2.º grades of primary education is about and (re)drawing the docent professional identity.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Joana Filipa da Silva Rodrigues2016-12-09T12:06:03Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8738TID:201364751porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:58Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:31.732012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Zarpar rumo ao horizonte |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Oliveira, Joana Filipa da Silva Rodrigues Prática educativa supervisionada Formação Reflexão Desenvolvimento profissional Supervised educational practice Formation Reflection Professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Oliveira, Joana Filipa da Silva Rodrigues |
author_facet |
Oliveira, Joana Filipa da Silva Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Joana Filipa da Silva Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa supervisionada Formação Reflexão Desenvolvimento profissional Supervised educational practice Formation Reflection Professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática educativa supervisionada Formação Reflexão Desenvolvimento profissional Supervised educational practice Formation Reflection Professional development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Vivemos tempos de constantes transições, em que continuamente nos confrontamos com mudanças. Enquanto organização social, a Escola também reage a estas mutações exigindo dos profissionais de educação uma capacidade de resposta aos novos desafios. Neste sentido, estes profissionais devem adaptar-se aos novos contextos e exigências sociais e abraçar novas metodologias e novos recursos que fomentem a formação de cidadãos autónomos e ativos, capazes de intervir na sociedade que integram. Deste modo, o presente relatório sobre a prática educativa supervisionada, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, pretende apresentar o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Para tal, este documento assenta em três grandes dimensões que suportam a formação e o desenvolvimento profissional dos professores – teoria, prática e dimensão investigativa. A articulação entre estas três dimensões possibilitará uma reflexão sustentada em pressupostos teóricos e com um cariz investigativo, ingredientes estes essenciais para o evidenciar dos desafios e obstáculos, potencialidades e fragilidades ao longo deste percurso. As atitudes investigativas, reflexivas, de colaboração e de aprendizagem constantes foram sendo desenvolvidas ao longo desta formação, constituindo uma base sólida e enriquecedora para o futuro profissional da mestranda. Assim, a incorporação de competências, de valores, de comportamentos e de culturas estimularam a consciência do eu individual e coletivo, dando forma à representação do que é ser professor nos 1.º e 2.º C.E.B. e (re)desenhando a identidade profissional docente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-12-09T12:06:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8738 TID:201364751 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8738 |
identifier_str_mv |
TID:201364751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131390953914368 |