Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana Filipa da Silva Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8738
Resumo: Vivemos tempos de constantes transições, em que continuamente nos confrontamos com mudanças. Enquanto organização social, a Escola também reage a estas mutações exigindo dos profissionais de educação uma capacidade de resposta aos novos desafios. Neste sentido, estes profissionais devem adaptar-se aos novos contextos e exigências sociais e abraçar novas metodologias e novos recursos que fomentem a formação de cidadãos autónomos e ativos, capazes de intervir na sociedade que integram. Deste modo, o presente relatório sobre a prática educativa supervisionada, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, pretende apresentar o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Para tal, este documento assenta em três grandes dimensões que suportam a formação e o desenvolvimento profissional dos professores – teoria, prática e dimensão investigativa. A articulação entre estas três dimensões possibilitará uma reflexão sustentada em pressupostos teóricos e com um cariz investigativo, ingredientes estes essenciais para o evidenciar dos desafios e obstáculos, potencialidades e fragilidades ao longo deste percurso. As atitudes investigativas, reflexivas, de colaboração e de aprendizagem constantes foram sendo desenvolvidas ao longo desta formação, constituindo uma base sólida e enriquecedora para o futuro profissional da mestranda. Assim, a incorporação de competências, de valores, de comportamentos e de culturas estimularam a consciência do eu individual e coletivo, dando forma à representação do que é ser professor nos 1.º e 2.º C.E.B. e (re)desenhando a identidade profissional docente.
id RCAP_a961bcc2d1e5e623ef742fc515921c07
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8738
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioZarpar rumo ao horizontePrática educativa supervisionadaFormaçãoReflexãoDesenvolvimento profissionalSupervised educational practiceFormationReflectionProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoVivemos tempos de constantes transições, em que continuamente nos confrontamos com mudanças. Enquanto organização social, a Escola também reage a estas mutações exigindo dos profissionais de educação uma capacidade de resposta aos novos desafios. Neste sentido, estes profissionais devem adaptar-se aos novos contextos e exigências sociais e abraçar novas metodologias e novos recursos que fomentem a formação de cidadãos autónomos e ativos, capazes de intervir na sociedade que integram. Deste modo, o presente relatório sobre a prática educativa supervisionada, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, pretende apresentar o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Para tal, este documento assenta em três grandes dimensões que suportam a formação e o desenvolvimento profissional dos professores – teoria, prática e dimensão investigativa. A articulação entre estas três dimensões possibilitará uma reflexão sustentada em pressupostos teóricos e com um cariz investigativo, ingredientes estes essenciais para o evidenciar dos desafios e obstáculos, potencialidades e fragilidades ao longo deste percurso. As atitudes investigativas, reflexivas, de colaboração e de aprendizagem constantes foram sendo desenvolvidas ao longo desta formação, constituindo uma base sólida e enriquecedora para o futuro profissional da mestranda. Assim, a incorporação de competências, de valores, de comportamentos e de culturas estimularam a consciência do eu individual e coletivo, dando forma à representação do que é ser professor nos 1.º e 2.º C.E.B. e (re)desenhando a identidade profissional docente.We live in times of constant transitions, in which we keep on facing changes. As a social organization, the school also reacts to this mutations, demanding from the professionals of education the ability to give response to new challenges. Given that, these professionals have to adapt to the new contexts and social demands and embrace new work guidelines and tools that promote active and autonomous citizens, capable of taking part in the society they live in. In this way, this present final report about the supervised educational practice, made in the ambit of the curricular unit of Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserted in the master’s degree in teaching of 1.º e 2.º grades of primary education, tries to present the course of the personal and professional development of the master’s degree student. For that, this document is settled in three big dimensions that support the formation and the professional development of teachers – theory, practice and investigating dimension. The articulation between this three dimensions will enable a reflection based on theoretical assumptions and with a investigational nature, ingredients that are essential for the pointing out of challenges and obstacles, potentials e weaknesses during this course. The investigating, reflecting, collaborating plus constant learning attitudes were being developed during this formation, being a part of a solid and enriched foundation for the professional future of the master’s degree student. Therefore, the embodiment of skills, values, behaviors and cultures stimulated the conscience of the individual and collective I, giving shape to the representation of what being a teacher in the 1.º e 2.º grades of primary education is about and (re)drawing the docent professional identity.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Joana Filipa da Silva Rodrigues2016-12-09T12:06:03Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8738TID:201364751porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:58Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:31.732012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
Zarpar rumo ao horizonte
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Oliveira, Joana Filipa da Silva Rodrigues
Prática educativa supervisionada
Formação
Reflexão
Desenvolvimento profissional
Supervised educational practice
Formation
Reflection
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Oliveira, Joana Filipa da Silva Rodrigues
author_facet Oliveira, Joana Filipa da Silva Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joana Filipa da Silva Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Formação
Reflexão
Desenvolvimento profissional
Supervised educational practice
Formation
Reflection
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Formação
Reflexão
Desenvolvimento profissional
Supervised educational practice
Formation
Reflection
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Vivemos tempos de constantes transições, em que continuamente nos confrontamos com mudanças. Enquanto organização social, a Escola também reage a estas mutações exigindo dos profissionais de educação uma capacidade de resposta aos novos desafios. Neste sentido, estes profissionais devem adaptar-se aos novos contextos e exigências sociais e abraçar novas metodologias e novos recursos que fomentem a formação de cidadãos autónomos e ativos, capazes de intervir na sociedade que integram. Deste modo, o presente relatório sobre a prática educativa supervisionada, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, pretende apresentar o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Para tal, este documento assenta em três grandes dimensões que suportam a formação e o desenvolvimento profissional dos professores – teoria, prática e dimensão investigativa. A articulação entre estas três dimensões possibilitará uma reflexão sustentada em pressupostos teóricos e com um cariz investigativo, ingredientes estes essenciais para o evidenciar dos desafios e obstáculos, potencialidades e fragilidades ao longo deste percurso. As atitudes investigativas, reflexivas, de colaboração e de aprendizagem constantes foram sendo desenvolvidas ao longo desta formação, constituindo uma base sólida e enriquecedora para o futuro profissional da mestranda. Assim, a incorporação de competências, de valores, de comportamentos e de culturas estimularam a consciência do eu individual e coletivo, dando forma à representação do que é ser professor nos 1.º e 2.º C.E.B. e (re)desenhando a identidade profissional docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-09T12:06:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8738
TID:201364751
url http://hdl.handle.net/10400.22/8738
identifier_str_mv TID:201364751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390953914368