Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serôdio, Ana Soraia Castro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8515
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento valida a obtenção do grau mestre, habilitando para a docência em 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, apresenta o percurso individual de formação, com opções fundamentadas e em contexto, articuladas entre os saberes teóricos e os saberes práticos construídos e aplicados ao longo da formação académica da mestranda. No desenvolvimento da Prática Educativa, a metodologia de investigação-ação foi a base de todo o trabalho desenvolvido pela professora estagiária. O seu processo cíclico faseado em quatro fases: observação, planificação, ação e reflexão, permitiu a construção de conhecimentos sólidos que sustentam a prática docente. A par desta metodologia, a supervisão pedagógica assenta num momento importante e insubstituível de aprendizagem na formação docente, uma vez que motiva à reflexão partilhada. A reflexão em colaboração com o par pedagógico, com os orientadores cooperantes e com os supervisores institucionais permite a partilha de saberes e de vivências com o objetivo de modificar e melhorar práticas de ensino. O rumo deste Relatório de Estágio desencadeia, ainda a reflexão crítica sobre todas instâncias da escola e da comunidade educativa, através da implementação de projetos contextualizados, que leva ao desenvolvimento de um processo ativo na construção pessoal, profissional e social do profissional de educação.
id RCAP_665b34eabba0d5a4b3fa8028e59e0808
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8515
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioRumo que um dia escolhi...Prática Educativa SupervisionadaReflexãoInvestigação-açãoCooperaçãoDesenvolvimento pessoal e profissionalSupervised educational practiceReflectionResearch-actionCooperationPersonal and professional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento valida a obtenção do grau mestre, habilitando para a docência em 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, apresenta o percurso individual de formação, com opções fundamentadas e em contexto, articuladas entre os saberes teóricos e os saberes práticos construídos e aplicados ao longo da formação académica da mestranda. No desenvolvimento da Prática Educativa, a metodologia de investigação-ação foi a base de todo o trabalho desenvolvido pela professora estagiária. O seu processo cíclico faseado em quatro fases: observação, planificação, ação e reflexão, permitiu a construção de conhecimentos sólidos que sustentam a prática docente. A par desta metodologia, a supervisão pedagógica assenta num momento importante e insubstituível de aprendizagem na formação docente, uma vez que motiva à reflexão partilhada. A reflexão em colaboração com o par pedagógico, com os orientadores cooperantes e com os supervisores institucionais permite a partilha de saberes e de vivências com o objetivo de modificar e melhorar práticas de ensino. O rumo deste Relatório de Estágio desencadeia, ainda a reflexão crítica sobre todas instâncias da escola e da comunidade educativa, através da implementação de projetos contextualizados, que leva ao desenvolvimento de um processo ativo na construção pessoal, profissional e social do profissional de educação.The present report comes within the course of Curricular Integration: Educational Practice and Internship Report, inserted in the Master’s Curriculum of Teaching the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. This document validates the master’s degree to teach the 1st and 2nd cycle of Basic Education. In this sense, it shows the individual training course, with options based on context and articulated between theoretical and practical knowledge built and applied throughout the academic training of the graduate student. In the development of Educational Practice, the methodology of the research action was the basis of the entire work done by trainee teacher. Its cyclic process is phased in four stages: observation, planning, action and reflection, allowing the construction of solid knowledge that support the teaching practice. Alongside this methodology, the pedagogical supervision is based on an important and irreplaceable moment of learning in teacher training, as it encourages the shared reflection. The reflection in collaboration with the pedagogical pair, with the cooperating advisors and the institutional supervisors allows the sharing of knowledge and experiences in order to modify and improve teaching practices. The direction of this Training Report also triggers the critical reflection on all instances of the school and the educative community, through the implementation of contextualized projects which leads to development of an active process in the personal, professional and social construction of the educational professionalInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMascarenhas, Daniela Filipa MartinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSerôdio, Ana Soraia Castro2016-10-04T09:42:35Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8515TID:201273217porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:20.784814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
Rumo que um dia escolhi...
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Serôdio, Ana Soraia Castro
Prática Educativa Supervisionada
Reflexão
Investigação-ação
Cooperação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Supervised educational practice
Reflection
Research-action
Cooperation
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Serôdio, Ana Soraia Castro
author_facet Serôdio, Ana Soraia Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mascarenhas, Daniela Filipa Martinho
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Serôdio, Ana Soraia Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Educativa Supervisionada
Reflexão
Investigação-ação
Cooperação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Supervised educational practice
Reflection
Research-action
Cooperation
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática Educativa Supervisionada
Reflexão
Investigação-ação
Cooperação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Supervised educational practice
Reflection
Research-action
Cooperation
Personal and professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento valida a obtenção do grau mestre, habilitando para a docência em 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, apresenta o percurso individual de formação, com opções fundamentadas e em contexto, articuladas entre os saberes teóricos e os saberes práticos construídos e aplicados ao longo da formação académica da mestranda. No desenvolvimento da Prática Educativa, a metodologia de investigação-ação foi a base de todo o trabalho desenvolvido pela professora estagiária. O seu processo cíclico faseado em quatro fases: observação, planificação, ação e reflexão, permitiu a construção de conhecimentos sólidos que sustentam a prática docente. A par desta metodologia, a supervisão pedagógica assenta num momento importante e insubstituível de aprendizagem na formação docente, uma vez que motiva à reflexão partilhada. A reflexão em colaboração com o par pedagógico, com os orientadores cooperantes e com os supervisores institucionais permite a partilha de saberes e de vivências com o objetivo de modificar e melhorar práticas de ensino. O rumo deste Relatório de Estágio desencadeia, ainda a reflexão crítica sobre todas instâncias da escola e da comunidade educativa, através da implementação de projetos contextualizados, que leva ao desenvolvimento de um processo ativo na construção pessoal, profissional e social do profissional de educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-04T09:42:35Z
2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8515
TID:201273217
url http://hdl.handle.net/10400.22/8515
identifier_str_mv TID:201273217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554279904313344