Características de um programa de saúde mental positiva para adultos: um estudo de Focus Group

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Sónia Manuela Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferré-Grau,Carme, Sequeira,Carlos Alberto da Cruz, Pires,Regina Maria Ferreira, Carvalho,José Carlos Marques, Ribeiro,Isilda Maria Oliveira Carvalho, Canut,Maria Teresa Lluch i
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602021000200200
Resumo: Resumo Contexto: O termo "saúde mental positiva" foi designado pela primeira vez por Marie Jahoda em 1958. Ele enquadra a promoção da saúde mental como algo importante na sociedade e no ciclo de vida dinâmico de seus membros. Objetivo: Explorar e identificar os componentes necessários para a criação de um programa modular de promoção da saúde mental positiva em adultos, baseado no Modelo Multifatorial de Teresa Lluch. Metodologia: Realizamos três reuniões de peritos de março a julho de 2018 com um total de 23 profissionais de enfermagem em Portugal. Os dados foram analisados tematicamente pelo método Framework. Usado o COREQ checklist. Resultados: Foram analisados quatro temas previamente identificados: a estrutura do programa, os critérios de inclusão dos participantes, a composição conceptual das sessões e a eficácia do programa. A construção teórica do programa baseou-se no Modelo Multifatorial de Saúde Mental Positiva de Teresa Lluch, composto por seis fatores: satisfação pessoal, atitude pró-social, autocontrolo, autonomia, resolução de problemas e auto-atualização e habilidades de relacionamento interpessoal. Conclusão: Este estudo permitiu identificar, com consenso, um conjunto de intervenções baseadas nos seis fatores do Modelo Multifatorial de Saúde Mental Positiva de Teresa Lluch que devem integrar um programa que promova a saúde mental positiva em adultos em diferentes cenários / contextos adequados às necessidades individuais de cada participante.
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