Caracterização genética do gene "Toll-Like Receptor 3" (TLR3) em populações naturais de coelho bravo (oryctolagus cuniculus)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Areal, Helena Carla Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/169
http://hdl.handle.net/20.500.11816/169
Resumo: O Receptor Toll-like 3 (TLR3) participa na resposta imune inata através do reconhecimento de agentes patogénicos, especialmente de vírus de RNA. Com este estudo, tirando partido da recente sequenciação completa do genoma do Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), sequenciou-se o gene TLR3 e estimou-se a variabilidade genética nas suas populações naturais. O estudo deste gene nesta espécie poderá ser relevante na compreensão da interacção entre os agentes patogénicos e a primeira linha de defesa do organismo. Este mamífero é fortemente atingido por duas doenças virais, a Doença Hemorrágica Viral e a Mixomatose, o que realça a importância deste estudo para a compreensão da interacção vírus-hospedeiro. Em 40 indivíduos estudados, pertencentes às duas subespécies de Coelho-bravo, detectaram-se 41 posições polimórficas, 18 exclusivas das populações de Oryctolagus cuniculus algirus e 5 das de Oryctolagus cuniculus cuniculus. Estas substituições originaram 15 substituições aminoacídicas, sendo 5 exclusivas de Oryctolagus cuniculus cuniculus e 5 exclusivas de Oryctolagus cuniculus algirus. A análise das regiões intrónicas deste gene em Coelhobravo permitiu detectar cinco C-repeats que se terão inserido em diferentes momentos da história evolutiva dos Lagomorfos. Adicionalmente, em sequências de TLR3 de mamíferos, detectaram-se 24 codões sob selecção positiva. Os resultados obtidos permitiram concluir que as populações de Coelho-bravo apresentam mais diversidade do que as de outras populações de mamíferos já estudadas. A detecção de uma elevada selecção positiva sugere que este gene terá evoluído com adaptações específicas para cada espécie. Para uma melhor compreensão do papel do TLR3 na resposta imunitária deverão ser realizados estudos de expressão génica e mais populações naturais terão que ser analisadas.
id RCAP_a9688a3df82f983d15e78075918293ab
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/169
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização genética do gene "Toll-Like Receptor 3" (TLR3) em populações naturais de coelho bravo (oryctolagus cuniculus)caracterização genéticagene toll-like receptor 3TLR3coelho bravoO Receptor Toll-like 3 (TLR3) participa na resposta imune inata através do reconhecimento de agentes patogénicos, especialmente de vírus de RNA. Com este estudo, tirando partido da recente sequenciação completa do genoma do Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), sequenciou-se o gene TLR3 e estimou-se a variabilidade genética nas suas populações naturais. O estudo deste gene nesta espécie poderá ser relevante na compreensão da interacção entre os agentes patogénicos e a primeira linha de defesa do organismo. Este mamífero é fortemente atingido por duas doenças virais, a Doença Hemorrágica Viral e a Mixomatose, o que realça a importância deste estudo para a compreensão da interacção vírus-hospedeiro. Em 40 indivíduos estudados, pertencentes às duas subespécies de Coelho-bravo, detectaram-se 41 posições polimórficas, 18 exclusivas das populações de Oryctolagus cuniculus algirus e 5 das de Oryctolagus cuniculus cuniculus. Estas substituições originaram 15 substituições aminoacídicas, sendo 5 exclusivas de Oryctolagus cuniculus cuniculus e 5 exclusivas de Oryctolagus cuniculus algirus. A análise das regiões intrónicas deste gene em Coelhobravo permitiu detectar cinco C-repeats que se terão inserido em diferentes momentos da história evolutiva dos Lagomorfos. Adicionalmente, em sequências de TLR3 de mamíferos, detectaram-se 24 codões sob selecção positiva. Os resultados obtidos permitiram concluir que as populações de Coelho-bravo apresentam mais diversidade do que as de outras populações de mamíferos já estudadas. A detecção de uma elevada selecção positiva sugere que este gene terá evoluído com adaptações específicas para cada espécie. Para uma melhor compreensão do papel do TLR3 na resposta imunitária deverão ser realizados estudos de expressão génica e mais populações naturais terão que ser analisadas.2011-11-15T15:33:59Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/169http://hdl.handle.net/20.500.11816/169porAreal, Helena Carla Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T13:59:22Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:57:10.209994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização genética do gene "Toll-Like Receptor 3" (TLR3) em populações naturais de coelho bravo (oryctolagus cuniculus)
title Caracterização genética do gene "Toll-Like Receptor 3" (TLR3) em populações naturais de coelho bravo (oryctolagus cuniculus)
spellingShingle Caracterização genética do gene "Toll-Like Receptor 3" (TLR3) em populações naturais de coelho bravo (oryctolagus cuniculus)
Areal, Helena Carla Oliveira
caracterização genética
gene toll-like receptor 3
TLR3
coelho bravo
title_short Caracterização genética do gene "Toll-Like Receptor 3" (TLR3) em populações naturais de coelho bravo (oryctolagus cuniculus)
title_full Caracterização genética do gene "Toll-Like Receptor 3" (TLR3) em populações naturais de coelho bravo (oryctolagus cuniculus)
title_fullStr Caracterização genética do gene "Toll-Like Receptor 3" (TLR3) em populações naturais de coelho bravo (oryctolagus cuniculus)
title_full_unstemmed Caracterização genética do gene "Toll-Like Receptor 3" (TLR3) em populações naturais de coelho bravo (oryctolagus cuniculus)
title_sort Caracterização genética do gene "Toll-Like Receptor 3" (TLR3) em populações naturais de coelho bravo (oryctolagus cuniculus)
author Areal, Helena Carla Oliveira
author_facet Areal, Helena Carla Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Areal, Helena Carla Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv caracterização genética
gene toll-like receptor 3
TLR3
coelho bravo
topic caracterização genética
gene toll-like receptor 3
TLR3
coelho bravo
description O Receptor Toll-like 3 (TLR3) participa na resposta imune inata através do reconhecimento de agentes patogénicos, especialmente de vírus de RNA. Com este estudo, tirando partido da recente sequenciação completa do genoma do Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), sequenciou-se o gene TLR3 e estimou-se a variabilidade genética nas suas populações naturais. O estudo deste gene nesta espécie poderá ser relevante na compreensão da interacção entre os agentes patogénicos e a primeira linha de defesa do organismo. Este mamífero é fortemente atingido por duas doenças virais, a Doença Hemorrágica Viral e a Mixomatose, o que realça a importância deste estudo para a compreensão da interacção vírus-hospedeiro. Em 40 indivíduos estudados, pertencentes às duas subespécies de Coelho-bravo, detectaram-se 41 posições polimórficas, 18 exclusivas das populações de Oryctolagus cuniculus algirus e 5 das de Oryctolagus cuniculus cuniculus. Estas substituições originaram 15 substituições aminoacídicas, sendo 5 exclusivas de Oryctolagus cuniculus cuniculus e 5 exclusivas de Oryctolagus cuniculus algirus. A análise das regiões intrónicas deste gene em Coelhobravo permitiu detectar cinco C-repeats que se terão inserido em diferentes momentos da história evolutiva dos Lagomorfos. Adicionalmente, em sequências de TLR3 de mamíferos, detectaram-se 24 codões sob selecção positiva. Os resultados obtidos permitiram concluir que as populações de Coelho-bravo apresentam mais diversidade do que as de outras populações de mamíferos já estudadas. A detecção de uma elevada selecção positiva sugere que este gene terá evoluído com adaptações específicas para cada espécie. Para uma melhor compreensão do papel do TLR3 na resposta imunitária deverão ser realizados estudos de expressão génica e mais populações naturais terão que ser analisadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-11-15T15:33:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/169
http://hdl.handle.net/20.500.11816/169
url https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/169
http://hdl.handle.net/20.500.11816/169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131645752639488