Enoturismo no Brasil: um estudo comparativo dos perfís dos enoturistas do Vale dos Vinhedos e do Vale de São Francisco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Bárbara Dal Ross
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, J. Cadima, Nunes, Vinícius Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68322
Resumo: O enoturismo tem apresentado importância crescente, mostrando-se como alternativa de desenvolvimento para as regiões vitivinícolas. Entretanto, a literatura aponta a existência de uma lacuna de informação sobre as caraterísticas e comportamentos dos visitantes. Em razão disso, o presente estudo tem como objetivo principal determinar o perfil dos visitantes da regiões vitivinícolas brasileiras do Vale dos Vinhedos e do Vale de São Francisco. Recorreu-se a dados qualitativos e quantitativos sobre os enoturistas. Os inquéritos foram aplicados aos turistas que visitaram essas regiões vinícolas e os dados foram submetidos a técnicas estatísticas multivariadas com o objetivo de segmentar os visitantes. Os resultados apontam que as visitas podem ter diferentes motivações. Percebeu-se, também, que os turistas encontrados no Vale dos Vinhedos e no Vale de São Francisco têm perfis distintos. Em matéria de estratificação, obtiveram-se quatro segmentos: apaixonados; interessados; visitantes ocasionais; e indiferentes. Os resultados da investigação sugerem que conhecer melhor o perfil do enoturista possibilita a implementação de novas estratégias de marketing e ajuda a formatar a oferta.
id RCAP_a973babbbaba574fc098a82c6337cc08
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68322
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Enoturismo no Brasil: um estudo comparativo dos perfís dos enoturistas do Vale dos Vinhedos e do Vale de São FranciscoWine Tourism in Brazil: a comparative research on the profile of the wine tourists of Vale dos Vinhedos and Vale de São FranciscoEnoturismoPerfil dos enoturistasMotivações de visitaVale dos VinhedosVale de São FranciscoWine tourismWine tourists profileVisitors motivationO enoturismo tem apresentado importância crescente, mostrando-se como alternativa de desenvolvimento para as regiões vitivinícolas. Entretanto, a literatura aponta a existência de uma lacuna de informação sobre as caraterísticas e comportamentos dos visitantes. Em razão disso, o presente estudo tem como objetivo principal determinar o perfil dos visitantes da regiões vitivinícolas brasileiras do Vale dos Vinhedos e do Vale de São Francisco. Recorreu-se a dados qualitativos e quantitativos sobre os enoturistas. Os inquéritos foram aplicados aos turistas que visitaram essas regiões vinícolas e os dados foram submetidos a técnicas estatísticas multivariadas com o objetivo de segmentar os visitantes. Os resultados apontam que as visitas podem ter diferentes motivações. Percebeu-se, também, que os turistas encontrados no Vale dos Vinhedos e no Vale de São Francisco têm perfis distintos. Em matéria de estratificação, obtiveram-se quatro segmentos: apaixonados; interessados; visitantes ocasionais; e indiferentes. Os resultados da investigação sugerem que conhecer melhor o perfil do enoturista possibilita a implementação de novas estratégias de marketing e ajuda a formatar a oferta.Wine tourism has become increasingly important to the development of the vineyard regions. However, the literature points out that there is a lack of information regarding the visitors` behavior and profile. This keeping in mind, the present research aims to determine the tourists’ profile of the Brazilian wine regions of Vale dos Vinhedos and Vale de São Francisco. A research tool was developed to obtain qualitative and quantitative data about wine tourists. The surveys were applied to the tourists who visited these regions. The data were submitted to multivariate statistical techniques with the objective of obtaining different wine tourists segments. Different wine tourists’ profiles were found on the two wine regions. In what regards the segmentation of the visitors, four segments of wine tourists were obtained: the passionate; the interested; the occasional visitors; and the indifferent. The empirical results attained also suggest that knowing the profile of the wine tourist better will enable the implementation of new marketing strategies and the improvement of the supplyFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)Universidade do MinhoLima, Bárbara Dal RossRibeiro, J. CadimaNunes, Vinícius Pinheiro20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68322por1414-71061982-674510.17058/redes.v25i2.13521https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/13521info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:06.197209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Enoturismo no Brasil: um estudo comparativo dos perfís dos enoturistas do Vale dos Vinhedos e do Vale de São Francisco
Wine Tourism in Brazil: a comparative research on the profile of the wine tourists of Vale dos Vinhedos and Vale de São Francisco
title Enoturismo no Brasil: um estudo comparativo dos perfís dos enoturistas do Vale dos Vinhedos e do Vale de São Francisco
spellingShingle Enoturismo no Brasil: um estudo comparativo dos perfís dos enoturistas do Vale dos Vinhedos e do Vale de São Francisco
Lima, Bárbara Dal Ross
Enoturismo
Perfil dos enoturistas
Motivações de visita
Vale dos Vinhedos
Vale de São Francisco
Wine tourism
Wine tourists profile
Visitors motivation
title_short Enoturismo no Brasil: um estudo comparativo dos perfís dos enoturistas do Vale dos Vinhedos e do Vale de São Francisco
title_full Enoturismo no Brasil: um estudo comparativo dos perfís dos enoturistas do Vale dos Vinhedos e do Vale de São Francisco
title_fullStr Enoturismo no Brasil: um estudo comparativo dos perfís dos enoturistas do Vale dos Vinhedos e do Vale de São Francisco
title_full_unstemmed Enoturismo no Brasil: um estudo comparativo dos perfís dos enoturistas do Vale dos Vinhedos e do Vale de São Francisco
title_sort Enoturismo no Brasil: um estudo comparativo dos perfís dos enoturistas do Vale dos Vinhedos e do Vale de São Francisco
author Lima, Bárbara Dal Ross
author_facet Lima, Bárbara Dal Ross
Ribeiro, J. Cadima
Nunes, Vinícius Pinheiro
author_role author
author2 Ribeiro, J. Cadima
Nunes, Vinícius Pinheiro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Bárbara Dal Ross
Ribeiro, J. Cadima
Nunes, Vinícius Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Enoturismo
Perfil dos enoturistas
Motivações de visita
Vale dos Vinhedos
Vale de São Francisco
Wine tourism
Wine tourists profile
Visitors motivation
topic Enoturismo
Perfil dos enoturistas
Motivações de visita
Vale dos Vinhedos
Vale de São Francisco
Wine tourism
Wine tourists profile
Visitors motivation
description O enoturismo tem apresentado importância crescente, mostrando-se como alternativa de desenvolvimento para as regiões vitivinícolas. Entretanto, a literatura aponta a existência de uma lacuna de informação sobre as caraterísticas e comportamentos dos visitantes. Em razão disso, o presente estudo tem como objetivo principal determinar o perfil dos visitantes da regiões vitivinícolas brasileiras do Vale dos Vinhedos e do Vale de São Francisco. Recorreu-se a dados qualitativos e quantitativos sobre os enoturistas. Os inquéritos foram aplicados aos turistas que visitaram essas regiões vinícolas e os dados foram submetidos a técnicas estatísticas multivariadas com o objetivo de segmentar os visitantes. Os resultados apontam que as visitas podem ter diferentes motivações. Percebeu-se, também, que os turistas encontrados no Vale dos Vinhedos e no Vale de São Francisco têm perfis distintos. Em matéria de estratificação, obtiveram-se quatro segmentos: apaixonados; interessados; visitantes ocasionais; e indiferentes. Os resultados da investigação sugerem que conhecer melhor o perfil do enoturista possibilita a implementação de novas estratégias de marketing e ajuda a formatar a oferta.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68322
url http://hdl.handle.net/1822/68322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1414-7106
1982-6745
10.17058/redes.v25i2.13521
https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/13521
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132395690000384