Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pombo, Ana Luísa Miranda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5985
Resumo: Este relatório visa caracterizar e reflectir sobre a Educação Sexual em Meio Escolar, porque a escola deve assumir um papel decisivo na Educação Sexual, tendo como função potenciar conhecimentos e competências. Na primeira parte do presente relatório, integra-se a fase de revisão de literatura para dar a conhecer trabalhos realizados por outros autores sobre esta temática e a importância da mesma ser trabalhada em situação de sala de aula. Esta revisão da literatura tornou-se uma mais-valia, pelos conhecimentos e leituras variadas sobre o assunto, para a nossa futura leccionação. Procedemos a um estudo quantitativo com respostas fechadas, numa escola do distrito de Bragança. Realizámos este estudo inquirindo por questionário anónimo, uma amostra de 22 pais e de 18 professores, da turma/escola onde estagiámos, apresentando os resultados e as conclusões desse estudo. Na segunda parte deste relatório e no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada apresentamos reflexões de Experiências de Ensino/Aprendizagem, onde descrevemos e reflectimos sobre actividades desenvolvidas com a turma nas várias disciplinas em que estagiámos. This report seeks to characterize and reflect on Sex Education in School, because the school must take a decisive role in sexual education, and enhance the function of knowledge and skills. In the first part of this report is the phase of literature review to disclose work done by other authors on this subject and the importance of being worked in the same situation in the classroom. This literature review has become a great asset, by the knowledge and varied readings on the subject, for our future teaching. We conducted a quantitative study with closed answers, at a school district of Bragança. We conducted this study by interviewing anonymous questionnaire, a sample of 22 parents and 18 teachers, the class / school where we had the supervised teaching practice, presenting the results and conclusions of this study. In the second part of this report and in the present Supervised Teaching Practice Reflections of Experiences in Teaching and Learning, where we describe and reflect, about the class activities that we developed in various disciplines in which we had the supervised teaching practice.
id RCAP_a97bd902826def4890c0553b5209a011
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5985
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básicoEducação sexualExperiências de ensinoAprendizagemSex educationExperiences of teachingLearningEste relatório visa caracterizar e reflectir sobre a Educação Sexual em Meio Escolar, porque a escola deve assumir um papel decisivo na Educação Sexual, tendo como função potenciar conhecimentos e competências. Na primeira parte do presente relatório, integra-se a fase de revisão de literatura para dar a conhecer trabalhos realizados por outros autores sobre esta temática e a importância da mesma ser trabalhada em situação de sala de aula. Esta revisão da literatura tornou-se uma mais-valia, pelos conhecimentos e leituras variadas sobre o assunto, para a nossa futura leccionação. Procedemos a um estudo quantitativo com respostas fechadas, numa escola do distrito de Bragança. Realizámos este estudo inquirindo por questionário anónimo, uma amostra de 22 pais e de 18 professores, da turma/escola onde estagiámos, apresentando os resultados e as conclusões desse estudo. Na segunda parte deste relatório e no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada apresentamos reflexões de Experiências de Ensino/Aprendizagem, onde descrevemos e reflectimos sobre actividades desenvolvidas com a turma nas várias disciplinas em que estagiámos. This report seeks to characterize and reflect on Sex Education in School, because the school must take a decisive role in sexual education, and enhance the function of knowledge and skills. In the first part of this report is the phase of literature review to disclose work done by other authors on this subject and the importance of being worked in the same situation in the classroom. This literature review has become a great asset, by the knowledge and varied readings on the subject, for our future teaching. We conducted a quantitative study with closed answers, at a school district of Bragança. We conducted this study by interviewing anonymous questionnaire, a sample of 22 parents and 18 teachers, the class / school where we had the supervised teaching practice, presenting the results and conclusions of this study. In the second part of this report and in the present Supervised Teaching Practice Reflections of Experiences in Teaching and Learning, where we describe and reflect, about the class activities that we developed in various disciplines in which we had the supervised teaching practice.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoRodrigues, Maria JoséBiblioteca Digital do IPBPombo, Ana Luísa Miranda2011-08-03T15:33:37Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5985porPombo, Ana Luisa Miranda (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:23Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:11.164463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico
Pombo, Ana Luísa Miranda
Educação sexual
Experiências de ensino
Aprendizagem
Sex education
Experiences of teaching
Learning
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico
author Pombo, Ana Luísa Miranda
author_facet Pombo, Ana Luísa Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria José
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pombo, Ana Luísa Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sexual
Experiências de ensino
Aprendizagem
Sex education
Experiences of teaching
Learning
topic Educação sexual
Experiências de ensino
Aprendizagem
Sex education
Experiences of teaching
Learning
description Este relatório visa caracterizar e reflectir sobre a Educação Sexual em Meio Escolar, porque a escola deve assumir um papel decisivo na Educação Sexual, tendo como função potenciar conhecimentos e competências. Na primeira parte do presente relatório, integra-se a fase de revisão de literatura para dar a conhecer trabalhos realizados por outros autores sobre esta temática e a importância da mesma ser trabalhada em situação de sala de aula. Esta revisão da literatura tornou-se uma mais-valia, pelos conhecimentos e leituras variadas sobre o assunto, para a nossa futura leccionação. Procedemos a um estudo quantitativo com respostas fechadas, numa escola do distrito de Bragança. Realizámos este estudo inquirindo por questionário anónimo, uma amostra de 22 pais e de 18 professores, da turma/escola onde estagiámos, apresentando os resultados e as conclusões desse estudo. Na segunda parte deste relatório e no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada apresentamos reflexões de Experiências de Ensino/Aprendizagem, onde descrevemos e reflectimos sobre actividades desenvolvidas com a turma nas várias disciplinas em que estagiámos. This report seeks to characterize and reflect on Sex Education in School, because the school must take a decisive role in sexual education, and enhance the function of knowledge and skills. In the first part of this report is the phase of literature review to disclose work done by other authors on this subject and the importance of being worked in the same situation in the classroom. This literature review has become a great asset, by the knowledge and varied readings on the subject, for our future teaching. We conducted a quantitative study with closed answers, at a school district of Bragança. We conducted this study by interviewing anonymous questionnaire, a sample of 22 parents and 18 teachers, the class / school where we had the supervised teaching practice, presenting the results and conclusions of this study. In the second part of this report and in the present Supervised Teaching Practice Reflections of Experiences in Teaching and Learning, where we describe and reflect, about the class activities that we developed in various disciplines in which we had the supervised teaching practice.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-03T15:33:37Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5985
url http://hdl.handle.net/10198/5985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pombo, Ana Luisa Miranda (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135200693714944