Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/5985 |
Resumo: | Este relatório visa caracterizar e reflectir sobre a Educação Sexual em Meio Escolar, porque a escola deve assumir um papel decisivo na Educação Sexual, tendo como função potenciar conhecimentos e competências. Na primeira parte do presente relatório, integra-se a fase de revisão de literatura para dar a conhecer trabalhos realizados por outros autores sobre esta temática e a importância da mesma ser trabalhada em situação de sala de aula. Esta revisão da literatura tornou-se uma mais-valia, pelos conhecimentos e leituras variadas sobre o assunto, para a nossa futura leccionação. Procedemos a um estudo quantitativo com respostas fechadas, numa escola do distrito de Bragança. Realizámos este estudo inquirindo por questionário anónimo, uma amostra de 22 pais e de 18 professores, da turma/escola onde estagiámos, apresentando os resultados e as conclusões desse estudo. Na segunda parte deste relatório e no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada apresentamos reflexões de Experiências de Ensino/Aprendizagem, onde descrevemos e reflectimos sobre actividades desenvolvidas com a turma nas várias disciplinas em que estagiámos. This report seeks to characterize and reflect on Sex Education in School, because the school must take a decisive role in sexual education, and enhance the function of knowledge and skills. In the first part of this report is the phase of literature review to disclose work done by other authors on this subject and the importance of being worked in the same situation in the classroom. This literature review has become a great asset, by the knowledge and varied readings on the subject, for our future teaching. We conducted a quantitative study with closed answers, at a school district of Bragança. We conducted this study by interviewing anonymous questionnaire, a sample of 22 parents and 18 teachers, the class / school where we had the supervised teaching practice, presenting the results and conclusions of this study. In the second part of this report and in the present Supervised Teaching Practice Reflections of Experiences in Teaching and Learning, where we describe and reflect, about the class activities that we developed in various disciplines in which we had the supervised teaching practice. |
id |
RCAP_a97bd902826def4890c0553b5209a011 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5985 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básicoEducação sexualExperiências de ensinoAprendizagemSex educationExperiences of teachingLearningEste relatório visa caracterizar e reflectir sobre a Educação Sexual em Meio Escolar, porque a escola deve assumir um papel decisivo na Educação Sexual, tendo como função potenciar conhecimentos e competências. Na primeira parte do presente relatório, integra-se a fase de revisão de literatura para dar a conhecer trabalhos realizados por outros autores sobre esta temática e a importância da mesma ser trabalhada em situação de sala de aula. Esta revisão da literatura tornou-se uma mais-valia, pelos conhecimentos e leituras variadas sobre o assunto, para a nossa futura leccionação. Procedemos a um estudo quantitativo com respostas fechadas, numa escola do distrito de Bragança. Realizámos este estudo inquirindo por questionário anónimo, uma amostra de 22 pais e de 18 professores, da turma/escola onde estagiámos, apresentando os resultados e as conclusões desse estudo. Na segunda parte deste relatório e no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada apresentamos reflexões de Experiências de Ensino/Aprendizagem, onde descrevemos e reflectimos sobre actividades desenvolvidas com a turma nas várias disciplinas em que estagiámos. This report seeks to characterize and reflect on Sex Education in School, because the school must take a decisive role in sexual education, and enhance the function of knowledge and skills. In the first part of this report is the phase of literature review to disclose work done by other authors on this subject and the importance of being worked in the same situation in the classroom. This literature review has become a great asset, by the knowledge and varied readings on the subject, for our future teaching. We conducted a quantitative study with closed answers, at a school district of Bragança. We conducted this study by interviewing anonymous questionnaire, a sample of 22 parents and 18 teachers, the class / school where we had the supervised teaching practice, presenting the results and conclusions of this study. In the second part of this report and in the present Supervised Teaching Practice Reflections of Experiences in Teaching and Learning, where we describe and reflect, about the class activities that we developed in various disciplines in which we had the supervised teaching practice.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoRodrigues, Maria JoséBiblioteca Digital do IPBPombo, Ana Luísa Miranda2011-08-03T15:33:37Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5985porPombo, Ana Luisa Miranda (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:23Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:11.164463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico Pombo, Ana Luísa Miranda Educação sexual Experiências de ensino Aprendizagem Sex education Experiences of teaching Learning |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do ensino básico |
author |
Pombo, Ana Luísa Miranda |
author_facet |
Pombo, Ana Luísa Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria José Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pombo, Ana Luísa Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação sexual Experiências de ensino Aprendizagem Sex education Experiences of teaching Learning |
topic |
Educação sexual Experiências de ensino Aprendizagem Sex education Experiences of teaching Learning |
description |
Este relatório visa caracterizar e reflectir sobre a Educação Sexual em Meio Escolar, porque a escola deve assumir um papel decisivo na Educação Sexual, tendo como função potenciar conhecimentos e competências. Na primeira parte do presente relatório, integra-se a fase de revisão de literatura para dar a conhecer trabalhos realizados por outros autores sobre esta temática e a importância da mesma ser trabalhada em situação de sala de aula. Esta revisão da literatura tornou-se uma mais-valia, pelos conhecimentos e leituras variadas sobre o assunto, para a nossa futura leccionação. Procedemos a um estudo quantitativo com respostas fechadas, numa escola do distrito de Bragança. Realizámos este estudo inquirindo por questionário anónimo, uma amostra de 22 pais e de 18 professores, da turma/escola onde estagiámos, apresentando os resultados e as conclusões desse estudo. Na segunda parte deste relatório e no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada apresentamos reflexões de Experiências de Ensino/Aprendizagem, onde descrevemos e reflectimos sobre actividades desenvolvidas com a turma nas várias disciplinas em que estagiámos. This report seeks to characterize and reflect on Sex Education in School, because the school must take a decisive role in sexual education, and enhance the function of knowledge and skills. In the first part of this report is the phase of literature review to disclose work done by other authors on this subject and the importance of being worked in the same situation in the classroom. This literature review has become a great asset, by the knowledge and varied readings on the subject, for our future teaching. We conducted a quantitative study with closed answers, at a school district of Bragança. We conducted this study by interviewing anonymous questionnaire, a sample of 22 parents and 18 teachers, the class / school where we had the supervised teaching practice, presenting the results and conclusions of this study. In the second part of this report and in the present Supervised Teaching Practice Reflections of Experiences in Teaching and Learning, where we describe and reflect, about the class activities that we developed in various disciplines in which we had the supervised teaching practice. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-03T15:33:37Z 2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/5985 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/5985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pombo, Ana Luisa Miranda (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135200693714944 |