No caminho do desenvolvimento pessoal e profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/13740 |
Resumo: | No intuito do desenvolvimento pessoal e profissional, a motivação levou à aquisição de mais competências em que o curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica (E.M.C.) ministrado pelo Instituto de Ciências da Saúde no Centro Regional das Beiras da Universidade Católica Portuguesa, se revelou como a resposta para colmatar as necessidades detectadas e desenvolver um corpo de conhecimento na área da E.M.C., entendendo-o como uma mais-valia para a minha prática profissional. Para a produção deste documento segui uma estratégia analítica, descritiva e crítica. Para melhor percepção e compreensão, este relatório encontra-se estruturado em 5 capítulos gerais: Introdução, Módulo I, Módulo II, Módulo III (os quais englobam sub - capítulos com os objectivos delineados para cada um dos módulos, bem como as actividades desenvolvidas e respectiva análise crítica) e Conclusão. Os objectivos deste Relatório são: descrever e contextualizar cada local escolhido para realização dos Módulos; dar a conhecer todas as actividades desenvolvidas nos Módulos, relacionando-as com os objectivos propostos e ao longo de cada campo de estágio realizar uma análise crítica sobre as mesmas; descrever o meu percurso de aprendizagem, reflectindo sobre os ensinos clínicos. Desenvolvi competências instrumentais actuando em conformidade com as “guidelines” internacionais, resolvendo problemas, tomando decisões adequadas e aumentando a capacidade de organização e planeamento dos cuidados prestados. Ampliei competências investigativas na execução de pesquisa bibliográfica para os diversos trabalhos realizados e para fundamentar as minhas decisões e actuações. As capacidades de autonomia, liderança, de adaptação a novas situações, de aprendizagem, de aplicação prática de conhecimentos teóricos adquiridos e a realização da gestão desenvolveram as minhas competências sistémicas. Alarguei as minhas competências interpessoais e capacidades de crítica e auto-crítica. Na UCIP, realizei duas sessões de formação em serviço sobre: ”Comunicação com o doente ventilado”. Organizei uma conferência a nível da instituição subordinada ao tema: “Terapia e Espiritualidade”. Elaborei um trabalho sobre “Compatibilidades de administração de antibioterapia em «y». Redigi ainda um estudo de caso sobre “Enxerto osteomiocutâneo maxilo-facial por carcinoma espinho-celular da mucosa jugal”. No Bloco Operatório (B.O.) desenvolvi uma sessão de formação em serviço sobre “Comunicação Assertiva no B.O.” e redigi um trabalho de revisão bibliográfica sobre: Ligamentoplastias. No serviço de urgência (S.U.) elaborei a Carta de Registo de Intervenções de Enfermagem, desenvolvi um trabalho subordinado ao tema: “Satisfação do doente: Contacto com o Enfermeiro da Triagem do S.U.” e redigi um estudo de caso sobre: “O Doente Politraumatizado”. Após reflexão profunda acerca das experiências vividas e relacionando-as com o meu crescimento pessoal e profissional, posso afirmar que todos os estágios contribuíram indubitavelmente para a consolidação da minha aprendizagem. |
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Para melhor percepção e compreensão, este relatório encontra-se estruturado em 5 capítulos gerais: Introdução, Módulo I, Módulo II, Módulo III (os quais englobam sub - capítulos com os objectivos delineados para cada um dos módulos, bem como as actividades desenvolvidas e respectiva análise crítica) e Conclusão. Os objectivos deste Relatório são: descrever e contextualizar cada local escolhido para realização dos Módulos; dar a conhecer todas as actividades desenvolvidas nos Módulos, relacionando-as com os objectivos propostos e ao longo de cada campo de estágio realizar uma análise crítica sobre as mesmas; descrever o meu percurso de aprendizagem, reflectindo sobre os ensinos clínicos. Desenvolvi competências instrumentais actuando em conformidade com as “guidelines” internacionais, resolvendo problemas, tomando decisões adequadas e aumentando a capacidade de organização e planeamento dos cuidados prestados. Ampliei competências investigativas na execução de pesquisa bibliográfica para os diversos trabalhos realizados e para fundamentar as minhas decisões e actuações. As capacidades de autonomia, liderança, de adaptação a novas situações, de aprendizagem, de aplicação prática de conhecimentos teóricos adquiridos e a realização da gestão desenvolveram as minhas competências sistémicas. Alarguei as minhas competências interpessoais e capacidades de crítica e auto-crítica. Na UCIP, realizei duas sessões de formação em serviço sobre: ”Comunicação com o doente ventilado”. Organizei uma conferência a nível da instituição subordinada ao tema: “Terapia e Espiritualidade”. Elaborei um trabalho sobre “Compatibilidades de administração de antibioterapia em «y». Redigi ainda um estudo de caso sobre “Enxerto osteomiocutâneo maxilo-facial por carcinoma espinho-celular da mucosa jugal”. No Bloco Operatório (B.O.) desenvolvi uma sessão de formação em serviço sobre “Comunicação Assertiva no B.O.” e redigi um trabalho de revisão bibliográfica sobre: Ligamentoplastias. No serviço de urgência (S.U.) elaborei a Carta de Registo de Intervenções de Enfermagem, desenvolvi um trabalho subordinado ao tema: “Satisfação do doente: Contacto com o Enfermeiro da Triagem do S.U.” e redigi um estudo de caso sobre: “O Doente Politraumatizado”. Após reflexão profunda acerca das experiências vividas e relacionando-as com o meu crescimento pessoal e profissional, posso afirmar que todos os estágios contribuíram indubitavelmente para a consolidação da minha aprendizagem.In order of personal and professional development, motivation led to the acquisition of skills in the Masters program in Nursing with specialization in Medical-Surgical Nursing (EMC), conducted by the Institute of Health Sciences in Beiras’ Regional Centre of Catholic University,, which became the answer to address the identified needs and develop a body of knowledge in the area of EMC, understanding it as an asset for my professional practice. For the production of this document, I followed an analytical, descriptive and critical strategy. For better perception and understanding, this report is structured into 5 general chapters: Introduction, Module I, Module II, Module III (which includes sub - chapters with the objectives outlined for each of the modules as well as the activities and their examination), and Conclusion. The objectives of this report are: to describe and contextualize each location chosen for the modules, to disclose all activities in the modules, connecting them with their objectives and field throughout each stage to perform a critical analysis of the same; to describe my journey of learning, reflecting on clinical placements. I developed instrumental skills acting in accordance with the international "guidelines", solving problems, making appropriate decisions and increasing the capacity for organization and planning of care. I have expanded investigative skills in the performance of literature for the various works done and to support my decisions and actions. The abilities of autonomy, leadership, adaptability to new situations, learning, practical application of theoretical knowledge and implementation of management have developed my systemic skills. I have broadened my interpersonal skills and abilities of criticism and self-criticism. In the ICU, I conducted two in-service training sessions on "Communicating with the ventilated patient." I organized a conference at the institution on the topic: "Therapy and Spirituality." I drafted a paper on "Compatibility of administration of antibiotics in 'y'. Also drafted a case study on “Maxillofacial osteomiocutaneous graft due to thorn-cell carcinoma of the buccal mucosa”. In the Operating Room, I developed an in-service training session on "Assertive Communication in the Operating Room" and drafted a literature review on: “Ligament”. In the emergency department, I drafted the Nursing discharge letter, I made a paper on the theme: "Patient satisfaction: Contact with the triage nurse of the Emergency Department" and I wrote a case study on "multiple injuries". After deep reflection on the experiences and relating them to my personal and professional growth, I can say that all stages undoubtedly contributed to the consolidation of my learning.Coelho, PatríciaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Daniela Maria Teresa Ribeiro Gonçalves2014-02-27T15:21:17Z2013-05-1320112013-05-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:41:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:01.446740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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