Gestão estratégica de uma marca: estudo de caso Coelima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carlos Manuel da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7306
Resumo: O Sector Têxtil tem sido analisado e investigado por diversas áreas desde o Design ao Marketing, passando pela Economia e pela Gestão em diferentes posicionamentos (Tecnologia, Recursos Humanos, Inovação, etc.). O sector têxtil é um dos principais sectores da Indústria Transformadora Portuguesa evidenciando-se pelo volume de facturação e pela mão-de-obra utilizada. Assim este projecto pretende destacar a importância da Gestão do Design aplicado ao tecido Industrial Têxtil Português, permitindo um contributo para uma futura mudança de pensamento estratégico, onde o design deve ser visto e entendido dentro das empresas como uma disciplina de resolução de problemas, devido à incorrecção da estética e atribuição de significado nos seus produtos/serviços. A temática aborda ainda a Gestão da Marca tendo em conta os grandes desafios do mercado global, a concorrência, o nível do produto e da própria comunicação. Deste modo, pretendeu-se avaliar e monitorizar a utilização do Design na empresa ao nível do investimento e retorno através da “Escada do Design”. Esta avaliação permitiu reajustar e definir uma estratégia, identificando os valores dos produtos e da sua comunicação, bem como os seus factores de competitividade.
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