Abordagem aos fatores que influenciam a fidelização do consumidor em Comércio Eletrónico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Alexandra Sofia Mota
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17638
Resumo: A elaboração da presente dissertação tem como tema o Comércio Eletrónico, tendo em consideração a vertente de Customer Relationship Management, e, em simultâneo, os fatores e variavéis que influenciam os consumidores aquando da realização de compras online , ou em caso contrário, a opção de não comprar por esse mercado online, onde os atributos como a satisfação e fidelização dos clientes são fundamentais. Vários autores referem que o ambiente empresarial sofreu várias mudanças tecnológicas com o surgimento da Internet, dentre elas, a mudança no comportamento de compra do consumidor. Esta dissertação identifica os diversos fatores (como por exemplo: tecnológicos, sociais ou económicos) que influenciam a satisfação e fidelização dos consumidores. É também fundamental identificar os fatores que levam os consumidores a não ponderar a escolha através do canal online. Todos estes fatores foram identificados e listados a partir de uma rigorosa revisão da literatura, que permitiu lançar um cojunto de hipóteses que vieram a ser avaliadas através de instrumentos baseados num questionário. A metodologia aplicada foi baseada num design descritivo, sendo a recolha de dados realizada por um questionário online a uma amostra não probabilística por conveniência. A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que os consumidores que compram online identificam variáveis como “experiência de compra online positiva”, “website seguro”, “perceção” e “experiência”, como sendo determinantes para a fidelização e satisfação do cliente. Não obstante, tendo em conta os consumidores que optam pela compra em loja física, alguma das variáveis como “website pouco seguro”, “risco de burla”, “especificações de um produto”, são para os inquiridos preponderantes. As conclusões deste estudo permitem alinhar um conjunto de recomendações que visam contribuir para que as empresas adotem medidas para a satisfação e fidelização dos seus clientes em plataformas de compras online.
id RCAP_a99ea6c38da33f367ffc3a9614d8ab72
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17638
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagem aos fatores que influenciam a fidelização do consumidor em Comércio EletrónicoComércio eletrónicoFidelizaçãoSatisfaçãoConsumidor onlineFatores influenciadoresE-CommerceLoyaltyInfluential factorsOnline consumerCustomer satisfactionEconomiaA elaboração da presente dissertação tem como tema o Comércio Eletrónico, tendo em consideração a vertente de Customer Relationship Management, e, em simultâneo, os fatores e variavéis que influenciam os consumidores aquando da realização de compras online , ou em caso contrário, a opção de não comprar por esse mercado online, onde os atributos como a satisfação e fidelização dos clientes são fundamentais. Vários autores referem que o ambiente empresarial sofreu várias mudanças tecnológicas com o surgimento da Internet, dentre elas, a mudança no comportamento de compra do consumidor. Esta dissertação identifica os diversos fatores (como por exemplo: tecnológicos, sociais ou económicos) que influenciam a satisfação e fidelização dos consumidores. É também fundamental identificar os fatores que levam os consumidores a não ponderar a escolha através do canal online. Todos estes fatores foram identificados e listados a partir de uma rigorosa revisão da literatura, que permitiu lançar um cojunto de hipóteses que vieram a ser avaliadas através de instrumentos baseados num questionário. A metodologia aplicada foi baseada num design descritivo, sendo a recolha de dados realizada por um questionário online a uma amostra não probabilística por conveniência. A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que os consumidores que compram online identificam variáveis como “experiência de compra online positiva”, “website seguro”, “perceção” e “experiência”, como sendo determinantes para a fidelização e satisfação do cliente. Não obstante, tendo em conta os consumidores que optam pela compra em loja física, alguma das variáveis como “website pouco seguro”, “risco de burla”, “especificações de um produto”, são para os inquiridos preponderantes. As conclusões deste estudo permitem alinhar um conjunto de recomendações que visam contribuir para que as empresas adotem medidas para a satisfação e fidelização dos seus clientes em plataformas de compras online.The focus of this dissertation is Electronic Commerce, taking into account the Customer Relationship Management aspect, and, simultaneously, the factors and variables that influence consumers when making online purchases, or, otherwise, the option of not buy through this online market, where attributes such as customer satisfaction and loyalty are fundamental. Several authors report that the business environment has undergone several technological changes with the emergence of the Internet, among them, the change in consumer purchasing behavior. This dissertation identifies several factors (for example: technological, social or economic) that influence consumer satisfaction and loyalty. It is also essential to identify the factors that lead consumers to not consider the choice through the online channel. All of these factors were identified and selected based on a rigorous literature review, which allowed a set of hypotheses to be evaluated through instruments used in a questionnaire. The applied methodology was based in a descriptive design, with data collection performed by an online questionnaire to a non-probabilistic sample for convenience. The analysis of the obtained results allowed to conclude that consumers who buy online identify variables such as “positive online shopping experience”, “secure website”, “perception” and “experience”, as being decisive for customer loyalty and satisfaction. However, taking into account consumers who choose to buy in a physical store, some of the variables such as ‘’unsafe website’’, ‘’risk of fraud´´, ‘’product specifications”, are for the predominant respondents. The conclusions of this study allow to align a set of recommendations that aim to help companies to adopt measures for the satisfaction and loyalty of their customers in online shopping platforms.Silva, FirminoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVaz, Alexandra Sofia Mota2021-03-25T11:37:43Z2020-07-102020-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17638TID:202662284porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:15.440665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem aos fatores que influenciam a fidelização do consumidor em Comércio Eletrónico
title Abordagem aos fatores que influenciam a fidelização do consumidor em Comércio Eletrónico
spellingShingle Abordagem aos fatores que influenciam a fidelização do consumidor em Comércio Eletrónico
Vaz, Alexandra Sofia Mota
Comércio eletrónico
Fidelização
Satisfação
Consumidor online
Fatores influenciadores
E-Commerce
Loyalty
Influential factors
Online consumer
Customer satisfaction
Economia
title_short Abordagem aos fatores que influenciam a fidelização do consumidor em Comércio Eletrónico
title_full Abordagem aos fatores que influenciam a fidelização do consumidor em Comércio Eletrónico
title_fullStr Abordagem aos fatores que influenciam a fidelização do consumidor em Comércio Eletrónico
title_full_unstemmed Abordagem aos fatores que influenciam a fidelização do consumidor em Comércio Eletrónico
title_sort Abordagem aos fatores que influenciam a fidelização do consumidor em Comércio Eletrónico
author Vaz, Alexandra Sofia Mota
author_facet Vaz, Alexandra Sofia Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Firmino
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Alexandra Sofia Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrónico
Fidelização
Satisfação
Consumidor online
Fatores influenciadores
E-Commerce
Loyalty
Influential factors
Online consumer
Customer satisfaction
Economia
topic Comércio eletrónico
Fidelização
Satisfação
Consumidor online
Fatores influenciadores
E-Commerce
Loyalty
Influential factors
Online consumer
Customer satisfaction
Economia
description A elaboração da presente dissertação tem como tema o Comércio Eletrónico, tendo em consideração a vertente de Customer Relationship Management, e, em simultâneo, os fatores e variavéis que influenciam os consumidores aquando da realização de compras online , ou em caso contrário, a opção de não comprar por esse mercado online, onde os atributos como a satisfação e fidelização dos clientes são fundamentais. Vários autores referem que o ambiente empresarial sofreu várias mudanças tecnológicas com o surgimento da Internet, dentre elas, a mudança no comportamento de compra do consumidor. Esta dissertação identifica os diversos fatores (como por exemplo: tecnológicos, sociais ou económicos) que influenciam a satisfação e fidelização dos consumidores. É também fundamental identificar os fatores que levam os consumidores a não ponderar a escolha através do canal online. Todos estes fatores foram identificados e listados a partir de uma rigorosa revisão da literatura, que permitiu lançar um cojunto de hipóteses que vieram a ser avaliadas através de instrumentos baseados num questionário. A metodologia aplicada foi baseada num design descritivo, sendo a recolha de dados realizada por um questionário online a uma amostra não probabilística por conveniência. A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que os consumidores que compram online identificam variáveis como “experiência de compra online positiva”, “website seguro”, “perceção” e “experiência”, como sendo determinantes para a fidelização e satisfação do cliente. Não obstante, tendo em conta os consumidores que optam pela compra em loja física, alguma das variáveis como “website pouco seguro”, “risco de burla”, “especificações de um produto”, são para os inquiridos preponderantes. As conclusões deste estudo permitem alinhar um conjunto de recomendações que visam contribuir para que as empresas adotem medidas para a satisfação e fidelização dos seus clientes em plataformas de compras online.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-10
2020-07-10T00:00:00Z
2021-03-25T11:37:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17638
TID:202662284
url http://hdl.handle.net/10400.22/17638
identifier_str_mv TID:202662284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131462522372096