O desenvolvimento motor e o trabalho cooperativo em crianças de 6 e 7 anos: um estudo numa escola de 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Inês Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36239
Resumo: O presente estudo foi realizado num projeto de intervenção no âmbito do 1.º CEB com crianças de 6 e 7 anos. Neste, ocorre um relato da Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) onde o Seminário Orientação Educacional (SOE) se insere e no qual sucede a reflexão sobre a influência do trabalho cooperativo no desenvolvimento motor infantil, investigando como as atitudes de cooperação entre crianças podem ou não potenciar o seu desempenho motor. Para investigar esta questão, foram recolhidos dados de uma turma de 20 alunos (10 raparigas e 10 rapazes) pertencentes a uma instituição do distrito de Aveiro. Foram utilizados diferentes instrumentos de recolha como, baterias de testes (bateria de testes KTK e testes da Bateria Fullerton adaptados), notas de campo e registos áudio visuais. Os dados recolhidos apresentam os resultados entre dois momentos de avaliações realizadas, assim como o progresso dos alunos refletidas nas notas de campo, que possibilitaram assim, identificar benefícios associados entre a promoção de atitudes cooperativas e o desenvolvimento de competências motoras das crianças. Foram analisados os resultados de todos os testes (KTK-ET, KTK-SL, KTK-SM, KTK-TL, E-MC, E-MP, E-SF) de várias formas. Primeiro em análise de cada teste por turma, com o cálculo do desvio padrão, média (̅), valor máximo, mínimo, ̅das raparigas, ̅ dos rapazes, ̅ dos mais novos (<81,55 meses) e ̅ dos mais velhos (>81,55 meses). Após essa recolha, foram calculadas as médias dos grupos de cooperação, (GC), bem como a evolução de cada grupo teve. Em síntese, o teste KTK-SL foi considerado o com maior evolução (>↗) a nível de turma e com >↗ o GC (J), com 44 pts. O teste KTK-SM foi considerado o teste com menor evolução de turma, com >↗ os GC (B, F, I), com 6 pts. Já no teste KTK-ET, a >↗ do GC (B), com 24 pontos (pts) e com menor evolução (<↗) o GC (F) com 2 pts. No teste KTK-TL, com >↗ o GC (H), com 22 pts e com menor <↗ os GC (E, B) com 8 pts. No teste E-MP, a >↗ o GC (H), com 2 pts e com <↗ o GC (I) com -1 pt.
id RCAP_a9c0dfbe9052e7bd696d40db4c1a5426
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36239
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento motor e o trabalho cooperativo em crianças de 6 e 7 anos: um estudo numa escola de 1º CEBDesenvolvimento motorCapacidade motoraEducação físicaEquilíbrioCoordenaçãoCooperaçãoAtitudes cooperativasO presente estudo foi realizado num projeto de intervenção no âmbito do 1.º CEB com crianças de 6 e 7 anos. Neste, ocorre um relato da Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) onde o Seminário Orientação Educacional (SOE) se insere e no qual sucede a reflexão sobre a influência do trabalho cooperativo no desenvolvimento motor infantil, investigando como as atitudes de cooperação entre crianças podem ou não potenciar o seu desempenho motor. Para investigar esta questão, foram recolhidos dados de uma turma de 20 alunos (10 raparigas e 10 rapazes) pertencentes a uma instituição do distrito de Aveiro. Foram utilizados diferentes instrumentos de recolha como, baterias de testes (bateria de testes KTK e testes da Bateria Fullerton adaptados), notas de campo e registos áudio visuais. Os dados recolhidos apresentam os resultados entre dois momentos de avaliações realizadas, assim como o progresso dos alunos refletidas nas notas de campo, que possibilitaram assim, identificar benefícios associados entre a promoção de atitudes cooperativas e o desenvolvimento de competências motoras das crianças. Foram analisados os resultados de todos os testes (KTK-ET, KTK-SL, KTK-SM, KTK-TL, E-MC, E-MP, E-SF) de várias formas. Primeiro em análise de cada teste por turma, com o cálculo do desvio padrão, média (̅), valor máximo, mínimo, ̅das raparigas, ̅ dos rapazes, ̅ dos mais novos (<81,55 meses) e ̅ dos mais velhos (>81,55 meses). Após essa recolha, foram calculadas as médias dos grupos de cooperação, (GC), bem como a evolução de cada grupo teve. Em síntese, o teste KTK-SL foi considerado o com maior evolução (>↗) a nível de turma e com >↗ o GC (J), com 44 pts. O teste KTK-SM foi considerado o teste com menor evolução de turma, com >↗ os GC (B, F, I), com 6 pts. Já no teste KTK-ET, a >↗ do GC (B), com 24 pontos (pts) e com menor evolução (<↗) o GC (F) com 2 pts. No teste KTK-TL, com >↗ o GC (H), com 22 pts e com menor <↗ os GC (E, B) com 8 pts. No teste E-MP, a >↗ o GC (H), com 2 pts e com <↗ o GC (I) com -1 pt.The present study was conducted in a first cycle intervention project with children between 6 and 7 years old. In it is portrayed an account of the Supervised Pedagogical Practice (SPP) , in which the Educational Guidance Seminar (EGS) is part of. The study ponders how cooperative attitudes between children might influence their motor performance. To further investigate the question, data from a class of 20 students (10 girls and 10 boys) in the district of Aveiro was collected. Various information gathering methods were used, such as test batteries (KTK test batteries and adaptations of Fullerton test batteries), field notes, and audio-visual records. The data contains the results of both evaluations carried out, as well as, student improvements shown on the field notes, which allows for the identification of the benefits associated with promoting cooperative attitudes and the improvement of children's motor skills. The results of all tests (KTK-ET, KTK-SL, KTK-SM, KTK-TL, E-MC, E-MP, E-SF) were evaluated. First, an analysis of each test per class was conducted in which the standard deviation, the average (̅), the maximum value, the minimum value, the ̅ for the girls, the ̅ for the boys, the ̅ for the younger children (<81,55 months), and the ̅ for the older children (>81,55 months) were calculated. After that, an average of the cooperation groups (CG) was assessed as well as the evolution each group had. In summary, the KTK-SL test was considered the one with the greatest evolution (>↗) at the class level and with >↗ the CG (J), with 44 pts. The KTK-SM test was considered the test with the lowest class evolution, with >↗ the CG (B, F, I), with 6 pts. In the KTK-ET test, the >↗ of the CG (B), with 24 points (pts) and with less evolution (<↗) the CG (F) with 2 pts. In the KTK-TL test, with >↗ the CG (H), with 22 pts and with less <↗ the CG (E, B) with 8 pts. In the E-MP test, the >↗ the CG (H), with 2 pts and with <↗ the CG (I) with -1 pt.2023-02-08T11:08:04Z2022-12-16T00:00:00Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36239porFranco, Inês Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:53Zoai:ria.ua.pt:10773/36239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:06.438578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento motor e o trabalho cooperativo em crianças de 6 e 7 anos: um estudo numa escola de 1º CEB
title O desenvolvimento motor e o trabalho cooperativo em crianças de 6 e 7 anos: um estudo numa escola de 1º CEB
spellingShingle O desenvolvimento motor e o trabalho cooperativo em crianças de 6 e 7 anos: um estudo numa escola de 1º CEB
Franco, Inês Fernandes
Desenvolvimento motor
Capacidade motora
Educação física
Equilíbrio
Coordenação
Cooperação
Atitudes cooperativas
title_short O desenvolvimento motor e o trabalho cooperativo em crianças de 6 e 7 anos: um estudo numa escola de 1º CEB
title_full O desenvolvimento motor e o trabalho cooperativo em crianças de 6 e 7 anos: um estudo numa escola de 1º CEB
title_fullStr O desenvolvimento motor e o trabalho cooperativo em crianças de 6 e 7 anos: um estudo numa escola de 1º CEB
title_full_unstemmed O desenvolvimento motor e o trabalho cooperativo em crianças de 6 e 7 anos: um estudo numa escola de 1º CEB
title_sort O desenvolvimento motor e o trabalho cooperativo em crianças de 6 e 7 anos: um estudo numa escola de 1º CEB
author Franco, Inês Fernandes
author_facet Franco, Inês Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Inês Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento motor
Capacidade motora
Educação física
Equilíbrio
Coordenação
Cooperação
Atitudes cooperativas
topic Desenvolvimento motor
Capacidade motora
Educação física
Equilíbrio
Coordenação
Cooperação
Atitudes cooperativas
description O presente estudo foi realizado num projeto de intervenção no âmbito do 1.º CEB com crianças de 6 e 7 anos. Neste, ocorre um relato da Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) onde o Seminário Orientação Educacional (SOE) se insere e no qual sucede a reflexão sobre a influência do trabalho cooperativo no desenvolvimento motor infantil, investigando como as atitudes de cooperação entre crianças podem ou não potenciar o seu desempenho motor. Para investigar esta questão, foram recolhidos dados de uma turma de 20 alunos (10 raparigas e 10 rapazes) pertencentes a uma instituição do distrito de Aveiro. Foram utilizados diferentes instrumentos de recolha como, baterias de testes (bateria de testes KTK e testes da Bateria Fullerton adaptados), notas de campo e registos áudio visuais. Os dados recolhidos apresentam os resultados entre dois momentos de avaliações realizadas, assim como o progresso dos alunos refletidas nas notas de campo, que possibilitaram assim, identificar benefícios associados entre a promoção de atitudes cooperativas e o desenvolvimento de competências motoras das crianças. Foram analisados os resultados de todos os testes (KTK-ET, KTK-SL, KTK-SM, KTK-TL, E-MC, E-MP, E-SF) de várias formas. Primeiro em análise de cada teste por turma, com o cálculo do desvio padrão, média (̅), valor máximo, mínimo, ̅das raparigas, ̅ dos rapazes, ̅ dos mais novos (<81,55 meses) e ̅ dos mais velhos (>81,55 meses). Após essa recolha, foram calculadas as médias dos grupos de cooperação, (GC), bem como a evolução de cada grupo teve. Em síntese, o teste KTK-SL foi considerado o com maior evolução (>↗) a nível de turma e com >↗ o GC (J), com 44 pts. O teste KTK-SM foi considerado o teste com menor evolução de turma, com >↗ os GC (B, F, I), com 6 pts. Já no teste KTK-ET, a >↗ do GC (B), com 24 pontos (pts) e com menor evolução (<↗) o GC (F) com 2 pts. No teste KTK-TL, com >↗ o GC (H), com 22 pts e com menor <↗ os GC (E, B) com 8 pts. No teste E-MP, a >↗ o GC (H), com 2 pts e com <↗ o GC (I) com -1 pt.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16T00:00:00Z
2022-12-16
2023-02-08T11:08:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36239
url http://hdl.handle.net/10773/36239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137726528749568