Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Mariana Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36373
Resumo: O presente relatório surge do trabalho realizado nas unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e Seminário de Orientação Educacional (SOE), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Neste relatório divulgamos o desenvolvimento da prática pedagógica realizada em contexto de 1.º CEB e de Educação Pré-Escolar, na qual foi analisado o desenvolvimento motor das crianças de ambos os contextos. Este estudo envolve um total de 46 crianças (24 do 1.º ano e 22 do préescolar, com idades compreendidas entre os três e os seis anos). Tem uma abordagem quali-quantitativa, na medida em que foram realizadas pesagens e medições (cálculo do IMC), testes de transposição lateral (testes da Bateria de testes KTK) e testes de flexibilidade. Os registos recolhidos foram analisados de forma individual e integral, por forma a puderem ser trabalhados, destacando-se a importância da cooperação entre os pares no desenvolvimento motor das crianças. Foram realizadas reflexões e registos de notas de campo que pretendem relatar com mais pormenor todos os testes e atividades desenvolvidas nas intervenções. Neste seguimento, foram levadas a cabo atividades planificadas cujo objetivo passava por fomentar o desenvolvimento da cooperação entre os pares nas atividades das sessões e aulas de Educação Física, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades motoras das crianças. Os dados recolhidos permitiram identificar, através da sua análise e das reflexões e das notas de campo, a influência positiva que as atitudes cooperativas têm no desenvolvimento motor das crianças.
id RCAP_d48977b426f2babc53db23432ba0d76a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36373
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motorDesenvolvimento motorEducação físicaCooperação entre os paresAtitudes cooperativasO presente relatório surge do trabalho realizado nas unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e Seminário de Orientação Educacional (SOE), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Neste relatório divulgamos o desenvolvimento da prática pedagógica realizada em contexto de 1.º CEB e de Educação Pré-Escolar, na qual foi analisado o desenvolvimento motor das crianças de ambos os contextos. Este estudo envolve um total de 46 crianças (24 do 1.º ano e 22 do préescolar, com idades compreendidas entre os três e os seis anos). Tem uma abordagem quali-quantitativa, na medida em que foram realizadas pesagens e medições (cálculo do IMC), testes de transposição lateral (testes da Bateria de testes KTK) e testes de flexibilidade. Os registos recolhidos foram analisados de forma individual e integral, por forma a puderem ser trabalhados, destacando-se a importância da cooperação entre os pares no desenvolvimento motor das crianças. Foram realizadas reflexões e registos de notas de campo que pretendem relatar com mais pormenor todos os testes e atividades desenvolvidas nas intervenções. Neste seguimento, foram levadas a cabo atividades planificadas cujo objetivo passava por fomentar o desenvolvimento da cooperação entre os pares nas atividades das sessões e aulas de Educação Física, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades motoras das crianças. Os dados recolhidos permitiram identificar, através da sua análise e das reflexões e das notas de campo, a influência positiva que as atitudes cooperativas têm no desenvolvimento motor das crianças.This report arises from the work carried out in the Supervised Pedagogical Practice (PPS) and Educational Guidance Seminar (SOE) courses, within the scope of the Master's in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB). In this report we disclose the development of pedagogical practice carried out in the context of 1st CEB and Pre-School Education, in which the motor development of children from both contexts was analysed. This study involves a total of 46 children (24 from the 1st grade and 22 from the preschool, aged between three and six years old). It has a qualiquantitative approach, as weighing and measurements were performed (BMI calculation), lateral transposition tests (KTK Test Battery tests) and flexibility tests. The records collected were analysed individually and in full, so that they could be worked on, highlighting the importance of cooperation between peers in children's motor development. Reflections were carried out and field notes were recorded, which aim to report in more detail all the tests and activities developed in the interventions. In this follow-up, planned activities were carried out whose objective was to encourage the development of cooperation between peers in the activities of Physical Education sessions and classes, contributing to the development of children's motor skills. The data collected made it possible to identify, through their analysis and reflections and field notes, the positive influence that cooperative attitudes have on children's motor development.2023-02-23T14:39:21Z2022-12-13T00:00:00Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36373porRodrigues, Mariana Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:10:11Zoai:ria.ua.pt:10773/36373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:13.562606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor
title Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor
spellingShingle Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor
Rodrigues, Mariana Carvalho
Desenvolvimento motor
Educação física
Cooperação entre os pares
Atitudes cooperativas
title_short Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor
title_full Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor
title_fullStr Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor
title_full_unstemmed Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor
title_sort Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor
author Rodrigues, Mariana Carvalho
author_facet Rodrigues, Mariana Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Mariana Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento motor
Educação física
Cooperação entre os pares
Atitudes cooperativas
topic Desenvolvimento motor
Educação física
Cooperação entre os pares
Atitudes cooperativas
description O presente relatório surge do trabalho realizado nas unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e Seminário de Orientação Educacional (SOE), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Neste relatório divulgamos o desenvolvimento da prática pedagógica realizada em contexto de 1.º CEB e de Educação Pré-Escolar, na qual foi analisado o desenvolvimento motor das crianças de ambos os contextos. Este estudo envolve um total de 46 crianças (24 do 1.º ano e 22 do préescolar, com idades compreendidas entre os três e os seis anos). Tem uma abordagem quali-quantitativa, na medida em que foram realizadas pesagens e medições (cálculo do IMC), testes de transposição lateral (testes da Bateria de testes KTK) e testes de flexibilidade. Os registos recolhidos foram analisados de forma individual e integral, por forma a puderem ser trabalhados, destacando-se a importância da cooperação entre os pares no desenvolvimento motor das crianças. Foram realizadas reflexões e registos de notas de campo que pretendem relatar com mais pormenor todos os testes e atividades desenvolvidas nas intervenções. Neste seguimento, foram levadas a cabo atividades planificadas cujo objetivo passava por fomentar o desenvolvimento da cooperação entre os pares nas atividades das sessões e aulas de Educação Física, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades motoras das crianças. Os dados recolhidos permitiram identificar, através da sua análise e das reflexões e das notas de campo, a influência positiva que as atitudes cooperativas têm no desenvolvimento motor das crianças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13T00:00:00Z
2022-12-13
2023-02-23T14:39:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36373
url http://hdl.handle.net/10773/36373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137727950618624