Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36373 |
Resumo: | O presente relatório surge do trabalho realizado nas unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e Seminário de Orientação Educacional (SOE), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Neste relatório divulgamos o desenvolvimento da prática pedagógica realizada em contexto de 1.º CEB e de Educação Pré-Escolar, na qual foi analisado o desenvolvimento motor das crianças de ambos os contextos. Este estudo envolve um total de 46 crianças (24 do 1.º ano e 22 do préescolar, com idades compreendidas entre os três e os seis anos). Tem uma abordagem quali-quantitativa, na medida em que foram realizadas pesagens e medições (cálculo do IMC), testes de transposição lateral (testes da Bateria de testes KTK) e testes de flexibilidade. Os registos recolhidos foram analisados de forma individual e integral, por forma a puderem ser trabalhados, destacando-se a importância da cooperação entre os pares no desenvolvimento motor das crianças. Foram realizadas reflexões e registos de notas de campo que pretendem relatar com mais pormenor todos os testes e atividades desenvolvidas nas intervenções. Neste seguimento, foram levadas a cabo atividades planificadas cujo objetivo passava por fomentar o desenvolvimento da cooperação entre os pares nas atividades das sessões e aulas de Educação Física, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades motoras das crianças. Os dados recolhidos permitiram identificar, através da sua análise e das reflexões e das notas de campo, a influência positiva que as atitudes cooperativas têm no desenvolvimento motor das crianças. |
id |
RCAP_d48977b426f2babc53db23432ba0d76a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/36373 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motorDesenvolvimento motorEducação físicaCooperação entre os paresAtitudes cooperativasO presente relatório surge do trabalho realizado nas unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e Seminário de Orientação Educacional (SOE), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Neste relatório divulgamos o desenvolvimento da prática pedagógica realizada em contexto de 1.º CEB e de Educação Pré-Escolar, na qual foi analisado o desenvolvimento motor das crianças de ambos os contextos. Este estudo envolve um total de 46 crianças (24 do 1.º ano e 22 do préescolar, com idades compreendidas entre os três e os seis anos). Tem uma abordagem quali-quantitativa, na medida em que foram realizadas pesagens e medições (cálculo do IMC), testes de transposição lateral (testes da Bateria de testes KTK) e testes de flexibilidade. Os registos recolhidos foram analisados de forma individual e integral, por forma a puderem ser trabalhados, destacando-se a importância da cooperação entre os pares no desenvolvimento motor das crianças. Foram realizadas reflexões e registos de notas de campo que pretendem relatar com mais pormenor todos os testes e atividades desenvolvidas nas intervenções. Neste seguimento, foram levadas a cabo atividades planificadas cujo objetivo passava por fomentar o desenvolvimento da cooperação entre os pares nas atividades das sessões e aulas de Educação Física, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades motoras das crianças. Os dados recolhidos permitiram identificar, através da sua análise e das reflexões e das notas de campo, a influência positiva que as atitudes cooperativas têm no desenvolvimento motor das crianças.This report arises from the work carried out in the Supervised Pedagogical Practice (PPS) and Educational Guidance Seminar (SOE) courses, within the scope of the Master's in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB). In this report we disclose the development of pedagogical practice carried out in the context of 1st CEB and Pre-School Education, in which the motor development of children from both contexts was analysed. This study involves a total of 46 children (24 from the 1st grade and 22 from the preschool, aged between three and six years old). It has a qualiquantitative approach, as weighing and measurements were performed (BMI calculation), lateral transposition tests (KTK Test Battery tests) and flexibility tests. The records collected were analysed individually and in full, so that they could be worked on, highlighting the importance of cooperation between peers in children's motor development. Reflections were carried out and field notes were recorded, which aim to report in more detail all the tests and activities developed in the interventions. In this follow-up, planned activities were carried out whose objective was to encourage the development of cooperation between peers in the activities of Physical Education sessions and classes, contributing to the development of children's motor skills. The data collected made it possible to identify, through their analysis and reflections and field notes, the positive influence that cooperative attitudes have on children's motor development.2023-02-23T14:39:21Z2022-12-13T00:00:00Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36373porRodrigues, Mariana Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:10:11Zoai:ria.ua.pt:10773/36373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:13.562606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor |
title |
Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor |
spellingShingle |
Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor Rodrigues, Mariana Carvalho Desenvolvimento motor Educação física Cooperação entre os pares Atitudes cooperativas |
title_short |
Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor |
title_full |
Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor |
title_fullStr |
Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor |
title_full_unstemmed |
Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor |
title_sort |
Atitudes cooperativas dos alunos e educação física no 1º CEB: o papel dos pares no desempenho motor |
author |
Rodrigues, Mariana Carvalho |
author_facet |
Rodrigues, Mariana Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Mariana Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento motor Educação física Cooperação entre os pares Atitudes cooperativas |
topic |
Desenvolvimento motor Educação física Cooperação entre os pares Atitudes cooperativas |
description |
O presente relatório surge do trabalho realizado nas unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) e Seminário de Orientação Educacional (SOE), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Neste relatório divulgamos o desenvolvimento da prática pedagógica realizada em contexto de 1.º CEB e de Educação Pré-Escolar, na qual foi analisado o desenvolvimento motor das crianças de ambos os contextos. Este estudo envolve um total de 46 crianças (24 do 1.º ano e 22 do préescolar, com idades compreendidas entre os três e os seis anos). Tem uma abordagem quali-quantitativa, na medida em que foram realizadas pesagens e medições (cálculo do IMC), testes de transposição lateral (testes da Bateria de testes KTK) e testes de flexibilidade. Os registos recolhidos foram analisados de forma individual e integral, por forma a puderem ser trabalhados, destacando-se a importância da cooperação entre os pares no desenvolvimento motor das crianças. Foram realizadas reflexões e registos de notas de campo que pretendem relatar com mais pormenor todos os testes e atividades desenvolvidas nas intervenções. Neste seguimento, foram levadas a cabo atividades planificadas cujo objetivo passava por fomentar o desenvolvimento da cooperação entre os pares nas atividades das sessões e aulas de Educação Física, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades motoras das crianças. Os dados recolhidos permitiram identificar, através da sua análise e das reflexões e das notas de campo, a influência positiva que as atitudes cooperativas têm no desenvolvimento motor das crianças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-13T00:00:00Z 2022-12-13 2023-02-23T14:39:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/36373 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/36373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137727950618624 |