Atitude dos professores e dos alunos face ao ensino da dança em escolas públicas de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Francisco José Peixoto de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7823
Resumo: Esta tese de mestrado está relacionada com a atitude dos professores e dos alunos face ao ensino da dança em escolas públicas de Lisboa e Oeiras, destacando o papel da dança na educação e a forma como tem vindo a ser implementada através da educação física escolar. Aproveitamos este momento para refletir sobre o ensino da dança em algumas escolas públicas de Portugal. Seguimos uma metodologia qualitativa e utilizamos a entrevista estruturada de forma aberta, como técnica de inquirição, permitindo-nos auscultar os agentes educativos em estudo. Neste trabalho é nossa pretensão contribuir para a promoção da dança como uma ferramenta que pode originar um intercâmbio cultural e artístico entre todos os jovens estudantes de cada escola, traduzido numa interação permanente e na troca de experiências relacionadas com os diversos usos e costumes deste País e ainda estimular a prática da dança inclusiva nas suas diferentes facetas. Por outro lado estas ações podem estar inseridas numa lógica multidisciplinar que facilite e promova o sucesso escolar e uma melhor integração dos alunos no ambiente escolar onde estão inseridos.
id RCAP_a9c43363bb8eec3d5d574639ce6e7196
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7823
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitude dos professores e dos alunos face ao ensino da dança em escolas públicas de LisboaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICACRIATIVIDADEESCOLAS PÚBLICASDANÇADANÇA EDUCATIVASPORTPHYSICAL EDUCATIONCREATIVITYSTATE SCHOOLSDANCEEDUCATIONAL DANCEEsta tese de mestrado está relacionada com a atitude dos professores e dos alunos face ao ensino da dança em escolas públicas de Lisboa e Oeiras, destacando o papel da dança na educação e a forma como tem vindo a ser implementada através da educação física escolar. Aproveitamos este momento para refletir sobre o ensino da dança em algumas escolas públicas de Portugal. Seguimos uma metodologia qualitativa e utilizamos a entrevista estruturada de forma aberta, como técnica de inquirição, permitindo-nos auscultar os agentes educativos em estudo. Neste trabalho é nossa pretensão contribuir para a promoção da dança como uma ferramenta que pode originar um intercâmbio cultural e artístico entre todos os jovens estudantes de cada escola, traduzido numa interação permanente e na troca de experiências relacionadas com os diversos usos e costumes deste País e ainda estimular a prática da dança inclusiva nas suas diferentes facetas. Por outro lado estas ações podem estar inseridas numa lógica multidisciplinar que facilite e promova o sucesso escolar e uma melhor integração dos alunos no ambiente escolar onde estão inseridos.This master's thesis is related to the attitude of the teachers and of the students against the teaching of dance in public schools in Lisbon and Oeiras, highlighting the role of dance in education and how it has been implemented through the school physical education. We take this moment to reflect on the teaching of dance in some public schools in Portugal. We follow a qualitative methodology and use the structured interview openly, as a technique of inquiry, allowing us to listen to the educational agents under study. In this work it is our intention to contribute to the promotion of dance as a tool that can lead to a cultural and artistic exchange among all young students from each school, translated in a permanent interaction and exchange of experiences relating to the various uses and customs of this country and still stimulate the practice of inclusive dance in its various facets. On the other hand these actions can be inserted in a multidisciplinary logic that facilitates and promotes school success and a better integration of the students in the school environment where they are inserted.2017-03-31T14:39:56Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7823TID:201662507porMachado, Francisco José Peixoto de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:42Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:37.947569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitude dos professores e dos alunos face ao ensino da dança em escolas públicas de Lisboa
title Atitude dos professores e dos alunos face ao ensino da dança em escolas públicas de Lisboa
spellingShingle Atitude dos professores e dos alunos face ao ensino da dança em escolas públicas de Lisboa
Machado, Francisco José Peixoto de Sousa
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
CRIATIVIDADE
ESCOLAS PÚBLICAS
DANÇA
DANÇA EDUCATIVA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
CREATIVITY
STATE SCHOOLS
DANCE
EDUCATIONAL DANCE
title_short Atitude dos professores e dos alunos face ao ensino da dança em escolas públicas de Lisboa
title_full Atitude dos professores e dos alunos face ao ensino da dança em escolas públicas de Lisboa
title_fullStr Atitude dos professores e dos alunos face ao ensino da dança em escolas públicas de Lisboa
title_full_unstemmed Atitude dos professores e dos alunos face ao ensino da dança em escolas públicas de Lisboa
title_sort Atitude dos professores e dos alunos face ao ensino da dança em escolas públicas de Lisboa
author Machado, Francisco José Peixoto de Sousa
author_facet Machado, Francisco José Peixoto de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Francisco José Peixoto de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
CRIATIVIDADE
ESCOLAS PÚBLICAS
DANÇA
DANÇA EDUCATIVA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
CREATIVITY
STATE SCHOOLS
DANCE
EDUCATIONAL DANCE
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
CRIATIVIDADE
ESCOLAS PÚBLICAS
DANÇA
DANÇA EDUCATIVA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
CREATIVITY
STATE SCHOOLS
DANCE
EDUCATIONAL DANCE
description Esta tese de mestrado está relacionada com a atitude dos professores e dos alunos face ao ensino da dança em escolas públicas de Lisboa e Oeiras, destacando o papel da dança na educação e a forma como tem vindo a ser implementada através da educação física escolar. Aproveitamos este momento para refletir sobre o ensino da dança em algumas escolas públicas de Portugal. Seguimos uma metodologia qualitativa e utilizamos a entrevista estruturada de forma aberta, como técnica de inquirição, permitindo-nos auscultar os agentes educativos em estudo. Neste trabalho é nossa pretensão contribuir para a promoção da dança como uma ferramenta que pode originar um intercâmbio cultural e artístico entre todos os jovens estudantes de cada escola, traduzido numa interação permanente e na troca de experiências relacionadas com os diversos usos e costumes deste País e ainda estimular a prática da dança inclusiva nas suas diferentes facetas. Por outro lado estas ações podem estar inseridas numa lógica multidisciplinar que facilite e promova o sucesso escolar e uma melhor integração dos alunos no ambiente escolar onde estão inseridos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-03-31T14:39:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7823
TID:201662507
url http://hdl.handle.net/10437/7823
identifier_str_mv TID:201662507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131263233163264