Relatório de estágio pedagógio em educação física : Escola Secundária Braamcamp Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cristina Isabel Domingos da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14487
Resumo: O relatório apresentado é o culminar do processo enquanto estagiária e espelha as tomadas de decisão, resultados e reflexões decorrentes do Estágio Pedagógico em Educação Física. Na Lecionação, a etapa das Prioridades permitiu desenvolver as aprendizagens prioritárias a nível individual e coletivo, resultando na aquisição de novas competências e habilidades. Durante a semana do Professor a Tempo Inteiro, as turmas selecionadas obedeceram apenas a um critério: turmas dos professores que lecionavam através de um planeamento por Blocos em detrimento de um planeamento por Etapas, cujo objetivo foi abordar o tema com os respetivos professores, argumentando e justificando os benefícios do planeamento por Etapas. Na Direção de Turma e na subárea de apoio aos alunos, foi desenvolvido o projeto “Vamos Descobrir o Futuro”. Os alunos que não tinham objetivos académicos, nem profissionais, terminaram o ano letivo com o seu futuro definido. Na Saída de Campo, as matérias de orientação e canoagem, referente à Área de Atividades de Exploração da Natureza, foram desenvolvidas com o objetivo de complemento curricular e interdisciplinar. No Desporto Escolar o núcleo de andebol feminino alcançou progressos principalmente nas ações técnicas do passe e do remate e na ação tática do contra-ataque. A equipa apresentava comportamentos que comprometiam a integridade física e foi necessário intervir através do desenvolvimento do projeto “Os Valores no Desporto”. O projeto incidiu de forma transversal à equipa, refletindo-se na modificação gradual dos comportamentos agressivos. No Seminário a área de intervenção foi a dança e através das entrevistas realizadas aos professores, pude analisar quais eram as dificuldades e as limitações para que a dança não estivesse a ser lecionada. Promovi formações recíprocas entre professores, sendo o projeto intitulado de “Vamos Dançar Juntos!”, resultando na lecionação da dança por parte de alguns professores ainda no corrente ano letivo. Foi proposto ao grupo de Educação Física uma articulação anual e plurianual das danças no ensino básico e secundário e foi também disponibilizado material didático de vídeo e áudio de apoio a todos os professores. Palavras-chave: Etapas, futuro, valores, dança, aprendizagem
id RCAP_884f880e8168ad46b16b9d05c4466319
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14487
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógio em educação física : Escola Secundária Braamcamp FreireMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINOAPRENDIZAGEMDANÇAESTRATÉGIAS PEDAGÓGICASDESPORTO ESCOLARSPORTPHYSICAL EDUCATIONTEACHINGLEARNINGDANCEPEDAGOGICAL STRATEGIESSCHOOL SPORTSO relatório apresentado é o culminar do processo enquanto estagiária e espelha as tomadas de decisão, resultados e reflexões decorrentes do Estágio Pedagógico em Educação Física. Na Lecionação, a etapa das Prioridades permitiu desenvolver as aprendizagens prioritárias a nível individual e coletivo, resultando na aquisição de novas competências e habilidades. Durante a semana do Professor a Tempo Inteiro, as turmas selecionadas obedeceram apenas a um critério: turmas dos professores que lecionavam através de um planeamento por Blocos em detrimento de um planeamento por Etapas, cujo objetivo foi abordar o tema com os respetivos professores, argumentando e justificando os benefícios do planeamento por Etapas. Na Direção de Turma e na subárea de apoio aos alunos, foi desenvolvido o projeto “Vamos Descobrir o Futuro”. Os alunos que não tinham objetivos académicos, nem profissionais, terminaram o ano letivo com o seu futuro definido. Na Saída de Campo, as matérias de orientação e canoagem, referente à Área de Atividades de Exploração da Natureza, foram desenvolvidas com o objetivo de complemento curricular e interdisciplinar. No Desporto Escolar o núcleo de andebol feminino alcançou progressos principalmente nas ações técnicas do passe e do remate e na ação tática do contra-ataque. A equipa apresentava comportamentos que comprometiam a integridade física e foi necessário intervir através do desenvolvimento do projeto “Os Valores no Desporto”. O projeto incidiu de forma transversal à equipa, refletindo-se na modificação gradual dos comportamentos agressivos. No Seminário a área de intervenção foi a dança e através das entrevistas realizadas aos professores, pude analisar quais eram as dificuldades e as limitações para que a dança não estivesse a ser lecionada. Promovi formações recíprocas entre professores, sendo o projeto intitulado de “Vamos Dançar Juntos!”, resultando na lecionação da dança por parte de alguns professores ainda no corrente ano letivo. Foi proposto ao grupo de Educação Física uma articulação anual e plurianual das danças no ensino básico e secundário e foi também disponibilizado material didático de vídeo e áudio de apoio a todos os professores. Palavras-chave: Etapas, futuro, valores, dança, aprendizagemThe report presented is the culmination of the process as an intern and reflects the decision-making, results and reflections arising from the Pedagogical Internship in Physical Education. In Teaching, the Priorities stage allowed developing priority learning at an individual and collective level, resulting in the acquisition of new skills and abilities. During the Full-Time Teacher's week, the selected classes obeyed only one criterion: classes of teachers who taught through planning by Blocks to the detriment of planning by Steps, whose objective was to approach the theme with the respective teachers, arguing and justifying the benefits of planning by Steps. In the Class Management and in the sub-area of support for students, the project “Let's Discover the Future” was developed. Students who did not have academic or professional goals ended the school year with their future defined. In the Field Trip, the subjects of orienteering and canoeing, referring to the Area of Activities of Exploration of Nature, were developed with the objective of complementing the curriculum and interdisciplinary. In School Sports, the women's handball group achieved progress mainly in the technical actions of the pass and the shot and in the tactical action of the counterattack. The team displayed behaviors that compromised their physical integrity and it was necessary to intervene through the development of the “Values in Sports” project. The project focused across the team, reflecting on the gradual modification of aggressive behaviour. In the Seminar, the area of intervention was dance and through interviews with the teachers I was able to analyze what were the difficulties and limitations so that dance was not being taught. I promoted reciprocal training between teachers, with the project entitled “Let's Dance Together!”, resulting in the teaching of dance by some teachers still in the current school year. An annual and multi-annual articulation of dances in basic and secondary education was proposed to the Physical Education group, and didactic video and audio support material was also made available to all teachers. Keywords: Stages, future, values, dance, learning2024-02-14T17:31:00Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14487TID:203442601porCosta, Cristina Isabel Domingos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-16T01:30:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:26.884336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógio em educação física : Escola Secundária Braamcamp Freire
title Relatório de estágio pedagógio em educação física : Escola Secundária Braamcamp Freire
spellingShingle Relatório de estágio pedagógio em educação física : Escola Secundária Braamcamp Freire
Costa, Cristina Isabel Domingos da
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO
APRENDIZAGEM
DANÇA
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
DESPORTO ESCOLAR
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHING
LEARNING
DANCE
PEDAGOGICAL STRATEGIES
SCHOOL SPORTS
title_short Relatório de estágio pedagógio em educação física : Escola Secundária Braamcamp Freire
title_full Relatório de estágio pedagógio em educação física : Escola Secundária Braamcamp Freire
title_fullStr Relatório de estágio pedagógio em educação física : Escola Secundária Braamcamp Freire
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógio em educação física : Escola Secundária Braamcamp Freire
title_sort Relatório de estágio pedagógio em educação física : Escola Secundária Braamcamp Freire
author Costa, Cristina Isabel Domingos da
author_facet Costa, Cristina Isabel Domingos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cristina Isabel Domingos da
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO
APRENDIZAGEM
DANÇA
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
DESPORTO ESCOLAR
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHING
LEARNING
DANCE
PEDAGOGICAL STRATEGIES
SCHOOL SPORTS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO
APRENDIZAGEM
DANÇA
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
DESPORTO ESCOLAR
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHING
LEARNING
DANCE
PEDAGOGICAL STRATEGIES
SCHOOL SPORTS
description O relatório apresentado é o culminar do processo enquanto estagiária e espelha as tomadas de decisão, resultados e reflexões decorrentes do Estágio Pedagógico em Educação Física. Na Lecionação, a etapa das Prioridades permitiu desenvolver as aprendizagens prioritárias a nível individual e coletivo, resultando na aquisição de novas competências e habilidades. Durante a semana do Professor a Tempo Inteiro, as turmas selecionadas obedeceram apenas a um critério: turmas dos professores que lecionavam através de um planeamento por Blocos em detrimento de um planeamento por Etapas, cujo objetivo foi abordar o tema com os respetivos professores, argumentando e justificando os benefícios do planeamento por Etapas. Na Direção de Turma e na subárea de apoio aos alunos, foi desenvolvido o projeto “Vamos Descobrir o Futuro”. Os alunos que não tinham objetivos académicos, nem profissionais, terminaram o ano letivo com o seu futuro definido. Na Saída de Campo, as matérias de orientação e canoagem, referente à Área de Atividades de Exploração da Natureza, foram desenvolvidas com o objetivo de complemento curricular e interdisciplinar. No Desporto Escolar o núcleo de andebol feminino alcançou progressos principalmente nas ações técnicas do passe e do remate e na ação tática do contra-ataque. A equipa apresentava comportamentos que comprometiam a integridade física e foi necessário intervir através do desenvolvimento do projeto “Os Valores no Desporto”. O projeto incidiu de forma transversal à equipa, refletindo-se na modificação gradual dos comportamentos agressivos. No Seminário a área de intervenção foi a dança e através das entrevistas realizadas aos professores, pude analisar quais eram as dificuldades e as limitações para que a dança não estivesse a ser lecionada. Promovi formações recíprocas entre professores, sendo o projeto intitulado de “Vamos Dançar Juntos!”, resultando na lecionação da dança por parte de alguns professores ainda no corrente ano letivo. Foi proposto ao grupo de Educação Física uma articulação anual e plurianual das danças no ensino básico e secundário e foi também disponibilizado material didático de vídeo e áudio de apoio a todos os professores. Palavras-chave: Etapas, futuro, valores, dança, aprendizagem
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01T00:00:00Z
2023
2024-02-14T17:31:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/14487
TID:203442601
url http://hdl.handle.net/10437/14487
identifier_str_mv TID:203442601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137434997358592