As dificuldades sentidas pelas crianças na aquisição de competências sociais, motoras e linguísticas num primeiro ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barata, Daniela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11007
Resumo: Este relatório final foi elaborado perante uma situção de estágio num contexto social desfavorecido, manifestando-se a necessidade de direcionar o estudo para as competências sociais, motoras e linguísticas que supostamente devem ser adquiridas na fase que antecede o 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesta perspetiva, considerei primário abordar o que se entendia por competências tendo optado por estas três vertentes em cima referidas. Este estudo procura dar resposta a questões focadas naquele contexto que nos interpelam para o facto da grande dificuldade que estas crianças apresentam neste início da escolaridade. Optei por uma metodologia de cariz qualitativo e os dados foram recolhidos através duma observação participante sendo registados quer em notas de campo, quer nos registos no meu caderno de estágio, das actividades proporcionadas.
id RCAP_a9cbea17f983e932d0511c9c035276de
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As dificuldades sentidas pelas crianças na aquisição de competências sociais, motoras e linguísticas num primeiro ano de escolaridadeEnsino BásicoEducação Pré-EscolarCompetências SociaisDificuldades de AprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório final foi elaborado perante uma situção de estágio num contexto social desfavorecido, manifestando-se a necessidade de direcionar o estudo para as competências sociais, motoras e linguísticas que supostamente devem ser adquiridas na fase que antecede o 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesta perspetiva, considerei primário abordar o que se entendia por competências tendo optado por estas três vertentes em cima referidas. Este estudo procura dar resposta a questões focadas naquele contexto que nos interpelam para o facto da grande dificuldade que estas crianças apresentam neste início da escolaridade. Optei por uma metodologia de cariz qualitativo e os dados foram recolhidos através duma observação participante sendo registados quer em notas de campo, quer nos registos no meu caderno de estágio, das actividades proporcionadas.Ribeiro, MariaRepositório ComumBarata, Daniela2016-01-20T11:21:21Z2015-12-222015-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11007TID:201004798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:20.885485Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades sentidas pelas crianças na aquisição de competências sociais, motoras e linguísticas num primeiro ano de escolaridade
title As dificuldades sentidas pelas crianças na aquisição de competências sociais, motoras e linguísticas num primeiro ano de escolaridade
spellingShingle As dificuldades sentidas pelas crianças na aquisição de competências sociais, motoras e linguísticas num primeiro ano de escolaridade
Barata, Daniela
Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Competências Sociais
Dificuldades de Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As dificuldades sentidas pelas crianças na aquisição de competências sociais, motoras e linguísticas num primeiro ano de escolaridade
title_full As dificuldades sentidas pelas crianças na aquisição de competências sociais, motoras e linguísticas num primeiro ano de escolaridade
title_fullStr As dificuldades sentidas pelas crianças na aquisição de competências sociais, motoras e linguísticas num primeiro ano de escolaridade
title_full_unstemmed As dificuldades sentidas pelas crianças na aquisição de competências sociais, motoras e linguísticas num primeiro ano de escolaridade
title_sort As dificuldades sentidas pelas crianças na aquisição de competências sociais, motoras e linguísticas num primeiro ano de escolaridade
author Barata, Daniela
author_facet Barata, Daniela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Maria
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Barata, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Competências Sociais
Dificuldades de Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Competências Sociais
Dificuldades de Aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório final foi elaborado perante uma situção de estágio num contexto social desfavorecido, manifestando-se a necessidade de direcionar o estudo para as competências sociais, motoras e linguísticas que supostamente devem ser adquiridas na fase que antecede o 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesta perspetiva, considerei primário abordar o que se entendia por competências tendo optado por estas três vertentes em cima referidas. Este estudo procura dar resposta a questões focadas naquele contexto que nos interpelam para o facto da grande dificuldade que estas crianças apresentam neste início da escolaridade. Optei por uma metodologia de cariz qualitativo e os dados foram recolhidos através duma observação participante sendo registados quer em notas de campo, quer nos registos no meu caderno de estágio, das actividades proporcionadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
2015-12-22T00:00:00Z
2016-01-20T11:21:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11007
TID:201004798
url http://hdl.handle.net/10400.26/11007
identifier_str_mv TID:201004798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134928437248000