Influência da dança no desenvolvimento psicomotor: estudo comparativo em alunos do 10º ano praticantes e não praticantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricotso, Francisca Paulo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6868
Resumo: Tendo em vista a correspondência entre os benefícios proporcionados pela prática da dança, o papel educativo da escola no desenvolvimento do aluno e a consideração das atividades físicas enquanto construtoras da postura e da personalidade do aluno, procuramos estudar, em especial, o efeito que a dança viria a tem no desenvolvimento motor dos alunos. O presente estudo, teve como objetivo avaliar a coordenação motora de 24 adolescentes do sexo feminino (GC 15 ± 0,0 anos, 1,65±0,1cm) que praticam dança (12 alunas) e (GEx 15 ± 0,0 anos, 1,65±0,1cm) não praticantes (12 alunas) no âmbito do desporto escolar. Para a concretização do mesmo foi seleccionado o teste de Coordenação Motora KTK. Não verificamos diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos (p ≥ o,05). Desta forma concluímos que é relevante o número de aulas semanais de Dança, sendo fundamental no desenvolvimento de coordenação motora, desta forma seria pertinente a inclusão de um programa de treino que visa o desenvolvimento desta variável.
id RCAP_a9cd30eff3315c13a284b9e24326519c
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6868
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência da dança no desenvolvimento psicomotor: estudo comparativo em alunos do 10º ano praticantes e não praticantesCoordenação motoraTestesDançaAvaliação motoraTendo em vista a correspondência entre os benefícios proporcionados pela prática da dança, o papel educativo da escola no desenvolvimento do aluno e a consideração das atividades físicas enquanto construtoras da postura e da personalidade do aluno, procuramos estudar, em especial, o efeito que a dança viria a tem no desenvolvimento motor dos alunos. O presente estudo, teve como objetivo avaliar a coordenação motora de 24 adolescentes do sexo feminino (GC 15 ± 0,0 anos, 1,65±0,1cm) que praticam dança (12 alunas) e (GEx 15 ± 0,0 anos, 1,65±0,1cm) não praticantes (12 alunas) no âmbito do desporto escolar. Para a concretização do mesmo foi seleccionado o teste de Coordenação Motora KTK. Não verificamos diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos (p ≥ o,05). Desta forma concluímos que é relevante o número de aulas semanais de Dança, sendo fundamental no desenvolvimento de coordenação motora, desta forma seria pertinente a inclusão de um programa de treino que visa o desenvolvimento desta variável.Considering the correspondence between the benefits provided by dance practice, the educational role of the school in the student's development and consideration of the physical activities while construction of posture and personality of the student, we study in particular the effect that the dance would has at the motor development of the students. This study aimed to assess the motor coordination of 24 female adolescents (GC 15 ± 0,0 years, 1,65±0,1cm) that practice dance (12 students) and (GEx 15 ± 0,0 years, 1,65±0,1cm) did not practice (12 students) in the context of school sports. To achieve this aim was selected the Motor Coordination KTK test. No differences were observed between the two groups (p ≥ o,05). In this way we concluded that is relevant the number of weekly Dance classes, being crucial in the development of motor coordination, thus it would be appropriate to include a training program aimed at the development of this variable.2016-11-18T15:21:32Z2016-11-18T00:00:00Z2016-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6868porRicotso, Francisca Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:13.554045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência da dança no desenvolvimento psicomotor: estudo comparativo em alunos do 10º ano praticantes e não praticantes
title Influência da dança no desenvolvimento psicomotor: estudo comparativo em alunos do 10º ano praticantes e não praticantes
spellingShingle Influência da dança no desenvolvimento psicomotor: estudo comparativo em alunos do 10º ano praticantes e não praticantes
Ricotso, Francisca Paulo
Coordenação motora
Testes
Dança
Avaliação motora
title_short Influência da dança no desenvolvimento psicomotor: estudo comparativo em alunos do 10º ano praticantes e não praticantes
title_full Influência da dança no desenvolvimento psicomotor: estudo comparativo em alunos do 10º ano praticantes e não praticantes
title_fullStr Influência da dança no desenvolvimento psicomotor: estudo comparativo em alunos do 10º ano praticantes e não praticantes
title_full_unstemmed Influência da dança no desenvolvimento psicomotor: estudo comparativo em alunos do 10º ano praticantes e não praticantes
title_sort Influência da dança no desenvolvimento psicomotor: estudo comparativo em alunos do 10º ano praticantes e não praticantes
author Ricotso, Francisca Paulo
author_facet Ricotso, Francisca Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricotso, Francisca Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação motora
Testes
Dança
Avaliação motora
topic Coordenação motora
Testes
Dança
Avaliação motora
description Tendo em vista a correspondência entre os benefícios proporcionados pela prática da dança, o papel educativo da escola no desenvolvimento do aluno e a consideração das atividades físicas enquanto construtoras da postura e da personalidade do aluno, procuramos estudar, em especial, o efeito que a dança viria a tem no desenvolvimento motor dos alunos. O presente estudo, teve como objetivo avaliar a coordenação motora de 24 adolescentes do sexo feminino (GC 15 ± 0,0 anos, 1,65±0,1cm) que praticam dança (12 alunas) e (GEx 15 ± 0,0 anos, 1,65±0,1cm) não praticantes (12 alunas) no âmbito do desporto escolar. Para a concretização do mesmo foi seleccionado o teste de Coordenação Motora KTK. Não verificamos diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos (p ≥ o,05). Desta forma concluímos que é relevante o número de aulas semanais de Dança, sendo fundamental no desenvolvimento de coordenação motora, desta forma seria pertinente a inclusão de um programa de treino que visa o desenvolvimento desta variável.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-18T15:21:32Z
2016-11-18T00:00:00Z
2016-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6868
url http://hdl.handle.net/10348/6868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137161110355968