Plataformas de Forex

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caeiro, Bernardo Santana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24750
Resumo: A conceção do Forex foi condicionada pelo progresso tecnológico. A primeira rede de mercado cambial foi criada em 1971, tornando possível em grandes organizações, tais como bancos comerciais, centrais e instituições de investimento negociarem, criando desta forma o primeiro mercado Forex. De 2000 a 2005 o avanço tecnológico e a popularização da internet em geral levaram ao lançamento das primeiras plataformas digitais de Forex para pequenos investidores, o que finalmente permitiu que pudessem ser acedidas por qualquer pessoa e não apenas por grandes organizações. Apesar de ser um mercado relativamente recente e ainda pouco conhecido, o número de investidores de Forex tem vindo a crescer lentamente, existindo cada vez mais a necessidade de neste tipo de mercado financeiro, as plataformas satisfazerem as necessidades de quem investe, de fácil utilização e detenham as ferramentas necessárias para o sucesso de um trader. É neste contexto e à luz dos novos avanços tecnológicos, que esta dissertação pretende analisar em que medida as características de uma plataforma de Forex podem influenciar a intenção da utilização, e como podem contribuir para a entrada de futuros investidores neste tipo de mercado. Foram selecionadas quatro variáveis (facilidade de uso, utilidade, qualidade de conteúdo, qualidade de software), realizou-se um questionário para aferir a sua influência, e procedeu-se à identificação e validação de um modelo conceptual explicativo da adoção das plataformas de Forex através do SPSS AMOS. Concluiu-se que, das variáveis, apenas a facilidade de uso e utilidade de uma plataforma de Forex afetam positivamente a intenção da utilização.
id RCAP_a9cff4462375a670a0cfe3ef686ea448
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24750
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plataformas de ForexPlataformas de ForexFacilidade de usoUtilidadeQualidade de conteúdoQualidade de softwareIntenção de usoForex platformsEase-of-useUsefulnessContent qualitySoftware qualityIntention to useA conceção do Forex foi condicionada pelo progresso tecnológico. A primeira rede de mercado cambial foi criada em 1971, tornando possível em grandes organizações, tais como bancos comerciais, centrais e instituições de investimento negociarem, criando desta forma o primeiro mercado Forex. De 2000 a 2005 o avanço tecnológico e a popularização da internet em geral levaram ao lançamento das primeiras plataformas digitais de Forex para pequenos investidores, o que finalmente permitiu que pudessem ser acedidas por qualquer pessoa e não apenas por grandes organizações. Apesar de ser um mercado relativamente recente e ainda pouco conhecido, o número de investidores de Forex tem vindo a crescer lentamente, existindo cada vez mais a necessidade de neste tipo de mercado financeiro, as plataformas satisfazerem as necessidades de quem investe, de fácil utilização e detenham as ferramentas necessárias para o sucesso de um trader. É neste contexto e à luz dos novos avanços tecnológicos, que esta dissertação pretende analisar em que medida as características de uma plataforma de Forex podem influenciar a intenção da utilização, e como podem contribuir para a entrada de futuros investidores neste tipo de mercado. Foram selecionadas quatro variáveis (facilidade de uso, utilidade, qualidade de conteúdo, qualidade de software), realizou-se um questionário para aferir a sua influência, e procedeu-se à identificação e validação de um modelo conceptual explicativo da adoção das plataformas de Forex através do SPSS AMOS. Concluiu-se que, das variáveis, apenas a facilidade de uso e utilidade de uma plataforma de Forex afetam positivamente a intenção da utilização.The design of the Forex was conditioned by technological progress. The first exchange market network was established in 1971, making it possible for large organizations such as commercial banks, central and investment institutions to trade, thus creating the first Forex market. From 2000 to 2005, technology advancement and internet popularization of the internet in general led to the launch of the first digital Forex platforms for small investors, which finally allowed them to be accessed by anyone and not just large organizations. Despite being a relatively recent and little-known market, the number of Forex traders has been growing slowly and there is a growing need for platforms in this type of financial market to meet the needs of who invests, be user-friendly and have all the necessary tools for a trader's success. In this context, and due to the new technological advances, that this dissertation intends to analyse to what extent the characteristics of a Forex platform can influence its intention and how it can contribute to the entry of future traders in this type of market. Four variables were selected (ease-of-use, usefulness, content quality, software quality), a questionnaire was carried out to measure their influence, and a conceptual explanatory model for the adoption of Forex platforms through SPSS AMOS. It was concluded that, of the variables, only the ease-of-use and usefulness of a Forex platform positively affect the intention to use.2022-12-20T00:00:00Z2021-12-20T00:00:00Z2021-12-202021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24750TID:202857492porCaeiro, Bernardo Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:19.889555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plataformas de Forex
title Plataformas de Forex
spellingShingle Plataformas de Forex
Caeiro, Bernardo Santana
Plataformas de Forex
Facilidade de uso
Utilidade
Qualidade de conteúdo
Qualidade de software
Intenção de uso
Forex platforms
Ease-of-use
Usefulness
Content quality
Software quality
Intention to use
title_short Plataformas de Forex
title_full Plataformas de Forex
title_fullStr Plataformas de Forex
title_full_unstemmed Plataformas de Forex
title_sort Plataformas de Forex
author Caeiro, Bernardo Santana
author_facet Caeiro, Bernardo Santana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caeiro, Bernardo Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Plataformas de Forex
Facilidade de uso
Utilidade
Qualidade de conteúdo
Qualidade de software
Intenção de uso
Forex platforms
Ease-of-use
Usefulness
Content quality
Software quality
Intention to use
topic Plataformas de Forex
Facilidade de uso
Utilidade
Qualidade de conteúdo
Qualidade de software
Intenção de uso
Forex platforms
Ease-of-use
Usefulness
Content quality
Software quality
Intention to use
description A conceção do Forex foi condicionada pelo progresso tecnológico. A primeira rede de mercado cambial foi criada em 1971, tornando possível em grandes organizações, tais como bancos comerciais, centrais e instituições de investimento negociarem, criando desta forma o primeiro mercado Forex. De 2000 a 2005 o avanço tecnológico e a popularização da internet em geral levaram ao lançamento das primeiras plataformas digitais de Forex para pequenos investidores, o que finalmente permitiu que pudessem ser acedidas por qualquer pessoa e não apenas por grandes organizações. Apesar de ser um mercado relativamente recente e ainda pouco conhecido, o número de investidores de Forex tem vindo a crescer lentamente, existindo cada vez mais a necessidade de neste tipo de mercado financeiro, as plataformas satisfazerem as necessidades de quem investe, de fácil utilização e detenham as ferramentas necessárias para o sucesso de um trader. É neste contexto e à luz dos novos avanços tecnológicos, que esta dissertação pretende analisar em que medida as características de uma plataforma de Forex podem influenciar a intenção da utilização, e como podem contribuir para a entrada de futuros investidores neste tipo de mercado. Foram selecionadas quatro variáveis (facilidade de uso, utilidade, qualidade de conteúdo, qualidade de software), realizou-se um questionário para aferir a sua influência, e procedeu-se à identificação e validação de um modelo conceptual explicativo da adoção das plataformas de Forex através do SPSS AMOS. Concluiu-se que, das variáveis, apenas a facilidade de uso e utilidade de uma plataforma de Forex afetam positivamente a intenção da utilização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20T00:00:00Z
2021-12-20
2021-11
2022-12-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/24750
TID:202857492
url http://hdl.handle.net/10071/24750
identifier_str_mv TID:202857492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134732172132352