O ensino de guias performativos a crianças e o impacto no processo de memorização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shumova, Joana Margarida dos Santos Vieira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9783
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_a9d381ab913b8db6d3ecb8b346d58b07
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino de guias performativos a crianças e o impacto no processo de memorizaçãoEnsino de pianoAprendizagemMemorizaçãoGuias performativosPiano teachingLearningMemorizationPerformance cuesRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I - O presente Relatório de Estágio tem como objetivo dar a conhecer a experiência da estagiária, inserida no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio decorreu no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro, no ano letivo de 2016-17. Foram escolhidas três alunas de diferentes níveis de ensino para avaliar a prática letiva da estagiária enquanto docente de piano. Assim, foi feita a caracterização da escola e das alunas envolvidas no estágio, assim como a descrição das práticas educativas desenvolvidas ao longo do ano letivo. No final, apresenta-se uma análise crítica da atividade docente desenvolvida e a descrição das conclusões resultantes desta práticaResumo II - A memorização é considerada por muitos professores e investigadores como uma parte importante da aprendizagem de uma obra musical, permitindo ao intérprete focar-se mais nos aspetos interpretativos. Para tal, o músico experiente usa “pontos de referência mentais” (guias performativos) criados durante o estudo da obra, sobre os quais pensa, conscientemente, durante a atuação. Partindo deste conceito, o objetivo deste trabalho é investigar de que forma os professores podem ajudar os alunos a incorporar, de forma mais eficiente, o uso de guias performativos no seu estudo e qual o impacto destes no processo de aprendizagem e memorização. Este projeto apresenta assim a seguinte estrutura: descrição do projeto, revisão da literatura, metodologia de investigação e modelo, apresentação e análise de resultados, conclusão e reflexão final.Abstract I - This internship report aims to describe the experience of the intern, as part of the Master in Music Pedagogy at the Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa requirements. The internship was done at the Conservatório Regional do Algarve Maria Campina in Faro, during the academic year of 2016-17. Three students of different levels were chosen in order to evaluate the intern activity as a piano teacher. For this purpose, a description of the school and of the students involved in the internship was done, as well as a comprehensive explanation of the educational practices developed during the academic year. Finally, it was presented a critical analysis of the teaching activity that was developed during the internship and the description of the conclusions resulting from this experience.Abstract II - Memorization is considered by many teachers and researchers an important part of the learning process of a musical piece, allowing the interpreter to focus more on the interpretative aspects of the performance. Therefore, the expert musician uses “mental landmarks” (performance cues) which were created during the learning process of the piece and will be consciously retrieved during performance. Based on this concept, the purpose of this document is to research in which way teachers can help students incorporating, in a more efficient manner, the use of performance cues in to their practice as well as their impact on the learning and memorization processes. This project presents the following structure: description of the project, literature review, research methodology and model, presentation and analysis of the data, conclusion and final considerations.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMoyano, JorgeAnikeeva, OxanaRCIPLShumova, Joana Margarida dos Santos Vieira2019-03-27T10:51:40Z2017-072017-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9783TID:201958961porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:17.516985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de guias performativos a crianças e o impacto no processo de memorização
title O ensino de guias performativos a crianças e o impacto no processo de memorização
spellingShingle O ensino de guias performativos a crianças e o impacto no processo de memorização
Shumova, Joana Margarida dos Santos Vieira
Ensino de piano
Aprendizagem
Memorização
Guias performativos
Piano teaching
Learning
Memorization
Performance cues
title_short O ensino de guias performativos a crianças e o impacto no processo de memorização
title_full O ensino de guias performativos a crianças e o impacto no processo de memorização
title_fullStr O ensino de guias performativos a crianças e o impacto no processo de memorização
title_full_unstemmed O ensino de guias performativos a crianças e o impacto no processo de memorização
title_sort O ensino de guias performativos a crianças e o impacto no processo de memorização
author Shumova, Joana Margarida dos Santos Vieira
author_facet Shumova, Joana Margarida dos Santos Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moyano, Jorge
Anikeeva, Oxana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Shumova, Joana Margarida dos Santos Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de piano
Aprendizagem
Memorização
Guias performativos
Piano teaching
Learning
Memorization
Performance cues
topic Ensino de piano
Aprendizagem
Memorização
Guias performativos
Piano teaching
Learning
Memorization
Performance cues
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07
2017-07-01T00:00:00Z
2019-03-27T10:51:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9783
TID:201958961
url http://hdl.handle.net/10400.21/9783
identifier_str_mv TID:201958961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133446802505728