Especificidade na diversidade: a compreensão emocional em crianças com dificuldades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4133 |
Resumo: | A investigação acerca da compreensão emocional indica que as diferenças individuais (linguagem, vinculação e discurso parental) influem no seu desenvolvimento subsistindo dúvidas no que respeita ao Quociente Intelectual. Por sua vez, as crianças com Dificuldades de Aprendizagem (DA) apresentam dificuldades na compreensão de emoções mistas, mas a investigação nesta área tem-se centrado na análise de apenas alguns componentes da compreensão emocional (CE) sendo importante analisar a relação destes com as competências cognitivo-verbais e a interferência com a co-morbilidade com a Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) e ainda, com comportamentos internalizantes e externalizantes. Face ao exposto, para uma amostra com DA, o presente estudo visa a) analisar nove componentes da CE; b) verificar em que medida a CE (geral e específica) se relaciona com as competências cognitivo-verbais e com comportamentos externalizantes e internalizantes. Para o efeito, foi realizado um estudo com 48 crianças diagnosticadas com DA (N=25 sem PHDA; N=23 co-morbilidade com PHDA) com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos tendo sido avaliadas competências de cognição verbal e não-verbal, a compreensão emocional e a percepção dos pais acerca do comportamento. Os resultados mostram uma relação positiva entre a compreensão emocional (geral e específica) e as competências cognitivo-verbais, em particular com a compreensão de emoções complexas. Verificou-se ainda que uma menor CE se associou a maior sintomatologia depressiva e ansiosa e não houve diferenças na CE em função da presença de PHDA. Os resultados serão apresentados e discutidos à luz das abordagens teóricas. |
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