Os desenhos que nascem das palavras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maia Lam dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/42015
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_a9ec60f35ab4d1546786cafec6c908a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/42015
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os desenhos que nascem das palavrasIlustraçãoDesenhoAutonomiaMotivaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O presente relatório, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, apresenta e descreve o processo de implementação de uma unidade de trabalho, intitulada Os Desenhos que Nascem das Palavras, desenvolvida para uma turma do 11º ano do Ensino Secundário, na disciplina de Desenho A, da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade. A atividade decorreu durante o 2º período do ano letivo 2018/2019, e, analisado o programa de Desenho A, foi desenvolvido um trabalho com a duração de 6 aulas, cumprindo 13 horas e 30 minutos totais de lecionação. Partindo do objetivo geral, este projeto de investigação tem como objetivo principal responder a uma das necessidades básicas que os alunos demonstram – Desenvolvimento pessoal e a autonomia – aspeto referido nas Aprendizagens Essenciais em Articulação com o Perfil do Aluno (2018). Outro objetivo, secundário, mas crucial, foi a motivação dos alunos para esta disciplina. Para suportar o relatório escrito, é abordado: a educação para a cidadania e a tecnologia; algumas teorias de aprendizagem; uma breve história sobre a ilustração; a relação entre o texto e a imagem e a importância do desenho no ensino. A unidade de didática teve como ponto de partida a experimentação em sala de aula, e alguns exercícios relacionados com a atenção/observação; a ida à Fundação Calouste Gulbenkian; o uso do smartphone, e dos livros durante a pesquisa; o trabalho de ilustração com aguarela e um material que nunca tivessem utilizado; e finalmente o feedback construtivo para a melhoria dos colegas. No final, discutem-se as implicações e aplicações práticas do estudo.This report was carried out under the scope of the Supervised Practicum in Teaching, presents and describes the process of implementation of a work unit, entitled Drawings coming out from Words, developed for a class of the 11th grade of Secondary Education, in the subject of Drawing A, from Rainha Dona Leonor Secondary School, in Alvalade. The activity took place during the 2nd period of the academic year 2018/2019, and after analysing the Drawing A program, it was developed a work with the duration of 6 classes, completing 13 hours and 30 minutes total of teaching. Starting from the general objective, this research project has as its main objective to answer one of the basic needs that students demonstrate – Personal development and autonomy – aspect mentioned in the Essential Learning in Articulation with the Student Profile (2018). Another secondary but crucial goal was student motivation for this subject. To support the written report, the following are addressed: education in citizenship and technology; some learning theories; a brief history of illustration is covered; the relationship between text and image; the importance of drawing in teaching and the process and development in learning. The didactic unit had as its starting point the experimentation in the classroom, and some exercises related to attention / observation; the trip to the Calouste Gulbenkian Foundation; the use of the smartphone and books during the research; illustration work with watercolor and a material the students had never used and finally constructive feedback for improvement of colleagues. Finally, the implications and practical applications of the study are discussed.Rego, Domingos, 1965-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Maia Lam dos2020-02-24T17:16:38Z20192019-10-082019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42015TID:202380416porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:10.963249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os desenhos que nascem das palavras
title Os desenhos que nascem das palavras
spellingShingle Os desenhos que nascem das palavras
Santos, Maia Lam dos
Ilustração
Desenho
Autonomia
Motivação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os desenhos que nascem das palavras
title_full Os desenhos que nascem das palavras
title_fullStr Os desenhos que nascem das palavras
title_full_unstemmed Os desenhos que nascem das palavras
title_sort Os desenhos que nascem das palavras
author Santos, Maia Lam dos
author_facet Santos, Maia Lam dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rego, Domingos, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maia Lam dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ilustração
Desenho
Autonomia
Motivação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ilustração
Desenho
Autonomia
Motivação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-08
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-24T17:16:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/42015
TID:202380416
url http://hdl.handle.net/10451/42015
identifier_str_mv TID:202380416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134491938127872