O desenho de volumetrias como catalisador do desenvolvimento artístico-progressivo do aluno em artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Mariana Perry da Câmara
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/42018
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_423c7d7d4464066e1685bba2a1ab1525
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/42018
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenho de volumetrias como catalisador do desenvolvimento artístico-progressivo do aluno em artes visuaisDesenhoRepresentaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019No presente relatório da prática de ensino supervisionada pretende-se reunir e apresentar todos os elementos necessários à execução e compreensão de um trabalho de intervenção letiva, desenvolvido no âmbito da disciplina de Introdução à Prática Profissional IV do Mestrado em Ensino das Artes Visuais. Desenvolvemos uma unidade de trabalho com a duração de oito aulas de 90 minutos na disciplina de Desenho A do Ensino Secundário do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais do 11º ano de escolaridade na Escola Secundária do Restelo. A unidade de trabalho, nomeada “O desenho de volumetrias como catalisador” teve como objectivo principal a estimulação para novos pontos de observação e entendimento de objectos de desenho, e o desbloqueio da observação e representação viciadas tão características dos alunos em idade escolar. Pretendeu-se que os alunos observassem e registassem sucessivamente objetos reais (objetos presentes na sala ou transportáveis, por questões logísticas), tomando consciência dos elementos estruturais da linguagem plástica, por forma a poderem determinar o aspecto formal e estrutural do objecto enquanto presença volumétrica. Pretendeu-se que os alunos fossem capazes de identificar e registar quase em exclusivo as sombras e superfícies que determinam graficamente os objectos por forma a se desprenderem da linha de contorno e das constrições formais por si prédeterminadas. Pretendeu-se também que os alunos tivessem uma noção do seu processo criativo, conferindo-lhes para isso ferramentas de reflexão e registo de intenção, progressão e metas universais. Para além do contato direto em aula e da sempre presente avaliação externa, foram ainda realizados três momentos formais de cariz auto-avaliativo denominados por Tarefas. Estes momentos incluíram questões de teor reflexivo, apelando à capacidade de registo descritivo, auto-regulação e consciencialização do progresso pessoal de cada aluno.The following report of a supervised teaching experience collects and delivers all of the necessary elements required for the duplication and interpretation of a teaching practice exercise developed under the guidance of the Visual Art Teachers’ Masters programme IPP IV. The exercise was comprised of a succession of eight 90 minute-long Drawing-A classes of the secondary levels (11th grade) at Escola Secundária do Restelo, in Lisbon. The unit, named “Drawing volume as a catalyst”, had the main purpose of stimulating new viewpoints and understanding of drawing, as well as unblocking observation mechanisms and a release from school-aged student’s heavily biased representations of real objects. It was our intention that students would observe real objects (practical, carryalong objects) and write about their work in rapid succession. In doing so, students would gain consciousness of the structural elements and plasticity necessary to determine and simulate shape, structure and volume in a graphic medium. Students would then be capable of identifying and drawing shadows and skinning almost exclusively, releasing their graphic styles from an ever-imposing outline. It was also our intention to bring to light their own individual creative process, so we developed tools for self-reflection and space to take note of their own intentions and visible progression on par with universal objectives. Apart from all the direct contact and the ever-looming external evaluation, we developed three formal self-evaluation moments and named them Key Chores. These moments included reflective inquiries, integrating the student’s written descriptions and notes with self-regulation and an attentive eye for their own personal progression.Trindade, António de Oriol, 1967-Repositório da Universidade de LisboaVieira, Mariana Perry da Câmara2020-02-26T11:59:26Z20192019-08-302019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42018TID:202380459porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:11.142722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenho de volumetrias como catalisador do desenvolvimento artístico-progressivo do aluno em artes visuais
title O desenho de volumetrias como catalisador do desenvolvimento artístico-progressivo do aluno em artes visuais
spellingShingle O desenho de volumetrias como catalisador do desenvolvimento artístico-progressivo do aluno em artes visuais
Vieira, Mariana Perry da Câmara
Desenho
Representação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O desenho de volumetrias como catalisador do desenvolvimento artístico-progressivo do aluno em artes visuais
title_full O desenho de volumetrias como catalisador do desenvolvimento artístico-progressivo do aluno em artes visuais
title_fullStr O desenho de volumetrias como catalisador do desenvolvimento artístico-progressivo do aluno em artes visuais
title_full_unstemmed O desenho de volumetrias como catalisador do desenvolvimento artístico-progressivo do aluno em artes visuais
title_sort O desenho de volumetrias como catalisador do desenvolvimento artístico-progressivo do aluno em artes visuais
author Vieira, Mariana Perry da Câmara
author_facet Vieira, Mariana Perry da Câmara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trindade, António de Oriol, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Mariana Perry da Câmara
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Representação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Representação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-30
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-26T11:59:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/42018
TID:202380459
url http://hdl.handle.net/10451/42018
identifier_str_mv TID:202380459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134491944419328