Auto-eficácia na transição para o trabalho e percepção de barreiras em alunos do 12.º ano de cursos profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Fátima Rubina Freitas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5076
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
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spelling Auto-eficácia na transição para o trabalho e percepção de barreiras em alunos do 12.º ano de cursos profissionaisAuto-eficáciaPercepção de barreirasTransição escola/trabalhoTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011Tendo por base a teoria sócio-cognitiva de Bandura (1986) e a teoria sócio-cognitiva da carreira de Lent, Brown e Hackett (1996), a presente investigação pretende caracterizar as crenças de auto-eficácia na transição para o trabalho e a percepção de barreiras na carreira em alunos do 12.º ano de escolaridade de Cursos Profissionais, assim como a relação entre estes dois construtos. Nesta investigação participaram 138 estudantes do 12.º ano de diferentes Cursos Profissionais, de nível IV, de três escolas de formação profissional, dos concelhos do Funchal e de Lisboa. Foram aplicados os seguintes instrumentos: o Questionário de Dados Pessoais, a Escala de Auto-Eficácia na Transição para o Trabalho (AETT; Vieira & Coimbra, 2005) e o Inventário de Percepção de Barreiras da Carreira – Revisto (IPBC-R; Cardoso, 2006). Os resultados obtidos indicam que não existem diferenças de género relativamente às crenças de auto-eficácia na transição para o trabalho, assim como na percepção de barreiras na carreira. Foram ainda identificadas correlações negativas e significativas entre a crença de auto-eficácia na adaptação ao trabalho e a percepção de algumas barreiras na transição para o trabalho como a discriminação geral, de discriminação sexual e de falta de suporte. Os dados apontam também para uma correlação negativa e significativa entre a crença de auto-eficácia na procura de emprego e a percepção de discriminação geral, no caso das raparigas.Based on the socio-cognitive theory of Bandura (1986) and the social cognitive career theory of Lent, Brown & Hackett (1996), this research was aimed to characterize self-efficacy beliefs in school-to-work transition and perceived barriers of 12th grade professional courses students, as well as the relations between these two constructs. The participants in this study were 138 students from 12th grade of different Professionals Courses, level IV, in three vocational schools of Funchal and Lisbon. In this study were applied the following instruments: the Personal Data Questionnaire, the Transition-to-Work Self-Efficacy Scale (AETT) and the Perception of Career Barriers Inventory - Revised (IPBC-R). The results indicate that are no exist gender differences regarding self-efficacy beliefs in school-to-work transition as well as in perceived barriers. There were also identified significant negative correlations between self-efficacy beliefs of adaptation to work and the perception of some barriers in work transition such as general discrimination, sex discrimination and lack of support. This study also reveals a significant negative correlation between job search self-efficacy beliefs and general perception of discrimination, in female participants.Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Fátima Rubina Freitas2012-01-31T13:29:17Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5076porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:35.007592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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