Crenças de carreira e crenças de auto-eficácia na transição do ensino superior para o trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fátima Raquel Sá da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5088
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
id RCAP_c65461b736efba03c700ec4282441a33
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5088
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crenças de carreira e crenças de auto-eficácia na transição do ensino superior para o trabalhoAuto-eficáciaCrenças de carreiraTransição escola/trabalhoTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011O presente estudo exploratório pretende caracterizar as crenças de carreira e as crenças de auto-eficácia dos estudantes universitários finalistas e a relação entre ambos os constructos, fundamentados pela Teoria da Aprendizagem de Krumboltz (1996) e pela Teoria do Desenvolvimento da Carreira (Lent, Hackett & Brown, 1994). À amostra, constituída por 170 jovens adultos de diferentes Faculdades da região de Lisboa, foi aplicado o Inventário de Crenças de Carreira (ICC; versão adaptada por Rafael, 2001) e a Escala de Auto-eficácia na Transição para o Trabalho (AETT; Vieira & Coimbra, 2005). Os resultados indicam que as variáveis representam diferentes dimensões psicológicas e apresentam, em geral, associações positivas baixas entre si. Sugere-se que estes estudantes percepcionam com alguma confiança esta etapa da carreira e que, de acordo com a literatura, algumas das suas crenças parecem corresponder a factores facilitadores para uma transição mais adaptativa; outras aparentam estar desajustadas face às exigências do mercado de trabalho. Este padrão foi semelhante para ambos os géneros. Os dados obtidos evidenciam a importância em explorar as crenças de carreira e em promover as crenças de auto-eficácia na transição do ensino superior para o trabalho.The present exploratory study aims to characterize career beliefs and self-efficacy beliefs of university finalists students and the relation between both constructs, framed by Krumboltz´s Social Learning Theory and Social Cognitive Career Theory (Lent, Hackett & Brown, 1994). One hundred and seventy young adults from colleges of Lisbon region were assessed through the Career Beliefs Inventory (CBI; adapted version by Rafael, 2001) and the Scale of Self-efficacy in the Transition to Work (AETT; Vieira & Coimbra, 2005). The results indicate that these variables represent different psychological dimensions and point out to low positive relations between them. During this career phase, students show some self confidence and, some of these beliefs seem to enable an easier transition; other beliefs appear to be inappropriate to actual market labor demands. No differences were found between males and females. These results point out the importance in explore career beliefs and promote self-efficacy beliefs in the college transition to work.Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-Repositório da Universidade de LisboaCosta, Fátima Raquel Sá da2012-01-31T15:18:55Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5088porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:35.454263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crenças de carreira e crenças de auto-eficácia na transição do ensino superior para o trabalho
title Crenças de carreira e crenças de auto-eficácia na transição do ensino superior para o trabalho
spellingShingle Crenças de carreira e crenças de auto-eficácia na transição do ensino superior para o trabalho
Costa, Fátima Raquel Sá da
Auto-eficácia
Crenças de carreira
Transição escola/trabalho
Teses de mestrado - 2011
title_short Crenças de carreira e crenças de auto-eficácia na transição do ensino superior para o trabalho
title_full Crenças de carreira e crenças de auto-eficácia na transição do ensino superior para o trabalho
title_fullStr Crenças de carreira e crenças de auto-eficácia na transição do ensino superior para o trabalho
title_full_unstemmed Crenças de carreira e crenças de auto-eficácia na transição do ensino superior para o trabalho
title_sort Crenças de carreira e crenças de auto-eficácia na transição do ensino superior para o trabalho
author Costa, Fátima Raquel Sá da
author_facet Costa, Fátima Raquel Sá da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Fátima Raquel Sá da
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-eficácia
Crenças de carreira
Transição escola/trabalho
Teses de mestrado - 2011
topic Auto-eficácia
Crenças de carreira
Transição escola/trabalho
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-01-31T15:18:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5088
url http://hdl.handle.net/10451/5088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134193754570752