A Criança e o Brinquedo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1127 |
Resumo: | Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-escolar |
id |
RCAP_a9f8199ce8c1cc6a5912a3f66960d12b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1127 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Criança e o BrinquedoEducadorCriançasBrinquedoMaterial PedagógicoDesenvolvimentoEducatorChildrenToyEducational MaterialDevelopmentRelatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-escolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular da Prática Pedagógica para a Educação de Infância inerente ao Mestrado em Educação PréEscolar. O mesmo aborda a participação, intervenção e caracterização dos estágios em contexto de creche e de jardim de infância, como também a questão/dilema que surgiu com o decorrer da intervenção, na qual foi elaborada uma investigação-ação relativa aos brinquedos/materiais pedagógicos existentes em cada contexto. Com esta investigação pretende-se caracterizar os brinquedos para cada idade em contexto de creche e de jardim de infância, e o que cada um pode proporcionar às crianças, dependendo da utilização que lhes é dada. O brinquedo pode ser considerado como um objeto que permite a diversão das crianças e a estimulação da representação e expressão de imagens que lembram aspetos da realidade. Para dar resposta a esta questão foram realizadas diversas pesquisas baseadas em autores de referência que analisam e defendem a relação do brinquedo com o desenvolvimento das crianças. Com base no resultado das pesquisas e na observação direta dos dois contextos, conclui-se que o brinquedo pode ser de extrema importância para o desenvolvimento da criança dependendo do modo de utilização. O educador antes de facultar qualquer tipo de brinquedo à criança deve avaliá-lo e observá-lo, verificando se a competência que pretende que a criança adquira está implícita.This report was prepared as part of the course of Teaching Practice for Early Childhood Education inherent in Masters in Preschool Education. This is referred to in more detail the participation, intervention and characterization of stages in the context of childcare and kindergarten, as well as the question / dilemma that arose in the course of the intervention, in which we created a research-action on toys / existing pedagogical materials in each context. This investigation is intended to characterize the toys for every age in the context of childcare and kindergarten, and what each can provide children, depending on the use made of them. The toy can be regarded as an object that enables the children fun, as well as stimulating the expression and representation of images that resemble aspects of reality. To address this issue based on several research and reference authors who analyze and maintain the relation of the toy for child development at all levels were performed. Based on the results of surveys and direct observation in both contexts, it is concluded that the toy can be extremely important for the development of the child depending on the usage. The educator before giving any toy to the child must evaluate it and watch to see if competence whatever the child gets that object is.Guimarães, António MesquitaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMarques, Vanessa Filipa Costa2015-01-14T00:18:14Z2014-062014-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationhttp://hdl.handle.net/10400.15/1127TID:201151740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:23Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:28.913902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Criança e o Brinquedo |
title |
A Criança e o Brinquedo |
spellingShingle |
A Criança e o Brinquedo Marques, Vanessa Filipa Costa Educador Crianças Brinquedo Material Pedagógico Desenvolvimento Educator Children Toy Educational Material Development |
title_short |
A Criança e o Brinquedo |
title_full |
A Criança e o Brinquedo |
title_fullStr |
A Criança e o Brinquedo |
title_full_unstemmed |
A Criança e o Brinquedo |
title_sort |
A Criança e o Brinquedo |
author |
Marques, Vanessa Filipa Costa |
author_facet |
Marques, Vanessa Filipa Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, António Mesquita Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Vanessa Filipa Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educador Crianças Brinquedo Material Pedagógico Desenvolvimento Educator Children Toy Educational Material Development |
topic |
Educador Crianças Brinquedo Material Pedagógico Desenvolvimento Educator Children Toy Educational Material Development |
description |
Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre na Especialidade Profissional de Educação Pré-escolar |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06 2014-06-01T00:00:00Z 2015-01-14T00:18:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1127 TID:201151740 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1127 |
identifier_str_mv |
TID:201151740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137025656356864 |