A perceção dos professores de Educação Física do Ensino Secundário sobre a interdependência Professor-Aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Rúben Miguel Batalha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5922
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender a relação da perceção dos professores de Educação Física do Ensino Secundário sobre a interdependência professor-aluno nas variáveis género, idade, experiência do professor no trabalho com alunos com nessidades educativas especiais (NEE) e contatos tidos com NEE no decorrer da sua juventude. Nesse sentido, dividimos a consecução do trabalho em etapas lógicas: - Numa primeira fase foi realizada uma vasta revisão da literatura por forma a obtermos informação de qualidade que sustentasse e apoiasse o nosso estudo e posteriormente efetuou-se um estudo observacional de caráter quantitativo. Colaboraram no estudo 102 professores, dos quais a maioria é do género feminino (63,0%, n = 64) enquanto os docentes do género masculino representam 37,0% (n = 38). O instrumento utilizado foi o questionário intitulado “As perceções dos professores sobre a aprendizagem na sala de aula” (ASA-PPP, Leitão, 2013). Relativamente à metodologia, o estudo tem natureza observacional, averiguando a existência de relação entre as variáveis, por meio de uma amostra da população agrupada em quatro níveis (as variáveis independentes), de modo a depreender se estes têm influência na perceção dos professores face à interdependência Professor-Aluno. A recolha de dados é de natureza quantitativa, utilizando medidas numéricas para testar as hipóteses. Quanto aos resultados do estudo, nenhuma das quatro hipóteses se confirma, ou seja, não se verificaram diferenças significativas em função do género, idade e experiência profissional ou em função dos contatos tidos com NEE no decorrer da juventude.
id RCAP_aa0dc8899eb4af848be0c9ba47c76145
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5922
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção dos professores de Educação Física do Ensino Secundário sobre a interdependência Professor-AlunoDESPORTOMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICARELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOALUNOSNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISPROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICASPORTPHYSICAL EDUCATIONTEACHER-STUDENT RELATIONSHIPSTUDENTSSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSPHYSICAL EDUCATION TEACHERSEste estudo tem como objetivo compreender a relação da perceção dos professores de Educação Física do Ensino Secundário sobre a interdependência professor-aluno nas variáveis género, idade, experiência do professor no trabalho com alunos com nessidades educativas especiais (NEE) e contatos tidos com NEE no decorrer da sua juventude. Nesse sentido, dividimos a consecução do trabalho em etapas lógicas: - Numa primeira fase foi realizada uma vasta revisão da literatura por forma a obtermos informação de qualidade que sustentasse e apoiasse o nosso estudo e posteriormente efetuou-se um estudo observacional de caráter quantitativo. Colaboraram no estudo 102 professores, dos quais a maioria é do género feminino (63,0%, n = 64) enquanto os docentes do género masculino representam 37,0% (n = 38). O instrumento utilizado foi o questionário intitulado “As perceções dos professores sobre a aprendizagem na sala de aula” (ASA-PPP, Leitão, 2013). Relativamente à metodologia, o estudo tem natureza observacional, averiguando a existência de relação entre as variáveis, por meio de uma amostra da população agrupada em quatro níveis (as variáveis independentes), de modo a depreender se estes têm influência na perceção dos professores face à interdependência Professor-Aluno. A recolha de dados é de natureza quantitativa, utilizando medidas numéricas para testar as hipóteses. Quanto aos resultados do estudo, nenhuma das quatro hipóteses se confirma, ou seja, não se verificaram diferenças significativas em função do género, idade e experiência profissional ou em função dos contatos tidos com NEE no decorrer da juventude.This study aims to understand the relationship between the perception of teachers on the interdependence of Secondary student teacher in the variables gender, age, teacher's experience in working with pupils with SEN and SEN contacts taken during his youth. Accordingly, we divide the achievement of work into logical steps: An extensive literature review was performed in order to obtain quality information that we sustain and would support our study and later made an observational study of quantitative nature. Collaborated in the study 102 teachers, of whom most were female (63.0 %, n = 64) while the teachers were male representing 37.0 % (n = 38). The instrument used was a questionnaire, "The perceptions of teachers on learning in the classroom" (ASA - PP, Leitão, 2013). Regarding methodology, the study is observational nature, verifying the existence of a relationship between variables, by means of a sample of the population, grouped into four levels (independent variables) in order to deduce whether these influence the perception of teachers towards the interdependence Student Teacher. The collection of data is quantitative, using numeric measures to test the hypotheses Regarding the results of the study, none of the four hypotheses are confirm so there were no significant differences by gender, age and professional experience or based on contacts with SEN taken during youth.2015-01-22T12:32:05Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5922TID:201340097porFranco, Rúben Miguel Batalhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:18Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:31.739432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção dos professores de Educação Física do Ensino Secundário sobre a interdependência Professor-Aluno
title A perceção dos professores de Educação Física do Ensino Secundário sobre a interdependência Professor-Aluno
spellingShingle A perceção dos professores de Educação Física do Ensino Secundário sobre a interdependência Professor-Aluno
Franco, Rúben Miguel Batalha
DESPORTO
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
ALUNOS
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP
STUDENTS
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
PHYSICAL EDUCATION TEACHERS
title_short A perceção dos professores de Educação Física do Ensino Secundário sobre a interdependência Professor-Aluno
title_full A perceção dos professores de Educação Física do Ensino Secundário sobre a interdependência Professor-Aluno
title_fullStr A perceção dos professores de Educação Física do Ensino Secundário sobre a interdependência Professor-Aluno
title_full_unstemmed A perceção dos professores de Educação Física do Ensino Secundário sobre a interdependência Professor-Aluno
title_sort A perceção dos professores de Educação Física do Ensino Secundário sobre a interdependência Professor-Aluno
author Franco, Rúben Miguel Batalha
author_facet Franco, Rúben Miguel Batalha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Rúben Miguel Batalha
dc.subject.por.fl_str_mv DESPORTO
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
ALUNOS
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP
STUDENTS
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
PHYSICAL EDUCATION TEACHERS
topic DESPORTO
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
ALUNOS
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP
STUDENTS
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
PHYSICAL EDUCATION TEACHERS
description Este estudo tem como objetivo compreender a relação da perceção dos professores de Educação Física do Ensino Secundário sobre a interdependência professor-aluno nas variáveis género, idade, experiência do professor no trabalho com alunos com nessidades educativas especiais (NEE) e contatos tidos com NEE no decorrer da sua juventude. Nesse sentido, dividimos a consecução do trabalho em etapas lógicas: - Numa primeira fase foi realizada uma vasta revisão da literatura por forma a obtermos informação de qualidade que sustentasse e apoiasse o nosso estudo e posteriormente efetuou-se um estudo observacional de caráter quantitativo. Colaboraram no estudo 102 professores, dos quais a maioria é do género feminino (63,0%, n = 64) enquanto os docentes do género masculino representam 37,0% (n = 38). O instrumento utilizado foi o questionário intitulado “As perceções dos professores sobre a aprendizagem na sala de aula” (ASA-PPP, Leitão, 2013). Relativamente à metodologia, o estudo tem natureza observacional, averiguando a existência de relação entre as variáveis, por meio de uma amostra da população agrupada em quatro níveis (as variáveis independentes), de modo a depreender se estes têm influência na perceção dos professores face à interdependência Professor-Aluno. A recolha de dados é de natureza quantitativa, utilizando medidas numéricas para testar as hipóteses. Quanto aos resultados do estudo, nenhuma das quatro hipóteses se confirma, ou seja, não se verificaram diferenças significativas em função do género, idade e experiência profissional ou em função dos contatos tidos com NEE no decorrer da juventude.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-22T12:32:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5922
TID:201340097
url http://hdl.handle.net/10437/5922
identifier_str_mv TID:201340097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131252535590912