A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6294 |
Resumo: | O presente estudo, tem como objetivo, compreender a relação da perceção dos professores do 2º e 3º ciclo sobre a interdependência professor-aluno nas variáveis género, idade, experiência do professor no trabalho com alunos com NEE e contatos tidos com NEE no decorrer da sua juventude. Para o efeito, foi realizada uma revisão da literatura e posteriormente efetuou-se um estudo observacional de carácter quantitativo. A amostra é constituída por 108 professores de EF, 54% do género masculino e 46 % do género feminino. O instrumento utilizado foi o questionário “As perceções dos professores sobre a aprendizagem na sala de aula” (ASA-PPP, Leitão, 2013). Relativamente à metodologia, o estudo tem natureza observacional, averiguando a existência de relação entre as variáveis, por meio de uma amostra da população, agrupada em quatro níveis (as variáveis independentes), de modo a depreender se estes têm influência na perceção dos professores face à interdependência Professor-Aluno. A recolha de dados é de natureza quantitativa, utilizando medidas numéricas para testar as hipóteses Quanto aos resultados do estudo, nenhuma das quatro hipóteses, se confirmam, ou seja, não se verificaram diferenças significativas em função do género, idade e experiência profissional, ou em função dos contatos tidos com NEE no decorrer da juventude. |
id |
RCAP_34aa67c28674d520f33efb939ec0d283 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6294 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-alunoMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICANECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃO ESCOLARDESPORTOPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSPECIAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONSPORTO presente estudo, tem como objetivo, compreender a relação da perceção dos professores do 2º e 3º ciclo sobre a interdependência professor-aluno nas variáveis género, idade, experiência do professor no trabalho com alunos com NEE e contatos tidos com NEE no decorrer da sua juventude. Para o efeito, foi realizada uma revisão da literatura e posteriormente efetuou-se um estudo observacional de carácter quantitativo. A amostra é constituída por 108 professores de EF, 54% do género masculino e 46 % do género feminino. O instrumento utilizado foi o questionário “As perceções dos professores sobre a aprendizagem na sala de aula” (ASA-PPP, Leitão, 2013). Relativamente à metodologia, o estudo tem natureza observacional, averiguando a existência de relação entre as variáveis, por meio de uma amostra da população, agrupada em quatro níveis (as variáveis independentes), de modo a depreender se estes têm influência na perceção dos professores face à interdependência Professor-Aluno. A recolha de dados é de natureza quantitativa, utilizando medidas numéricas para testar as hipóteses Quanto aos resultados do estudo, nenhuma das quatro hipóteses, se confirmam, ou seja, não se verificaram diferenças significativas em função do género, idade e experiência profissional, ou em função dos contatos tidos com NEE no decorrer da juventude.This study aims to understand the relationship between the perception of teachers in the 2nd and 3rd cycle on the interdependence student teacher in the variables gender, age, teacher's experience in working with pupils with SEN and contacts taken with SEN during its youth. To this end, a literature review was performed, and then we performed an observational study of quantitative nature. The sample consists of 108 PE teachers, 54 % of males and 46% females. The instrument used was a questionnaire, "The perceptions of teachers on learning in the classroom" (ASA - PPP, Leitão, 2013). Regarding methodology, the study is observational nature, verifying the existence of a relationship between variables, by means of a sample of the population, grouped into four levels (independent variables) in order to deduce whether these influence the perception of teachers towards the interdependence Student Teacher . The collection of data is quantitative, using numeric measures to test the hypotheses Regarding the results of the study, none of the four hypotheses are confirmed, ie, there were no significant differences by gender, age and professional experience or based on contacts with SEN taken during youth.2015-05-06T18:23:16Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6294TID:201269627porFerreira, Andreia Filipa Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:24Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6294Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:57.080124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno |
title |
A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno |
spellingShingle |
A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno Ferreira, Andreia Filipa Lopes MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR DESPORTO PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION SPORT |
title_short |
A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno |
title_full |
A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno |
title_fullStr |
A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno |
title_full_unstemmed |
A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno |
title_sort |
A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno |
author |
Ferreira, Andreia Filipa Lopes |
author_facet |
Ferreira, Andreia Filipa Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Andreia Filipa Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR DESPORTO PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION SPORT |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR DESPORTO PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION SPORT |
description |
O presente estudo, tem como objetivo, compreender a relação da perceção dos professores do 2º e 3º ciclo sobre a interdependência professor-aluno nas variáveis género, idade, experiência do professor no trabalho com alunos com NEE e contatos tidos com NEE no decorrer da sua juventude. Para o efeito, foi realizada uma revisão da literatura e posteriormente efetuou-se um estudo observacional de carácter quantitativo. A amostra é constituída por 108 professores de EF, 54% do género masculino e 46 % do género feminino. O instrumento utilizado foi o questionário “As perceções dos professores sobre a aprendizagem na sala de aula” (ASA-PPP, Leitão, 2013). Relativamente à metodologia, o estudo tem natureza observacional, averiguando a existência de relação entre as variáveis, por meio de uma amostra da população, agrupada em quatro níveis (as variáveis independentes), de modo a depreender se estes têm influência na perceção dos professores face à interdependência Professor-Aluno. A recolha de dados é de natureza quantitativa, utilizando medidas numéricas para testar as hipóteses Quanto aos resultados do estudo, nenhuma das quatro hipóteses, se confirmam, ou seja, não se verificaram diferenças significativas em função do género, idade e experiência profissional, ou em função dos contatos tidos com NEE no decorrer da juventude. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2015-05-06T18:23:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/6294 TID:201269627 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/6294 |
identifier_str_mv |
TID:201269627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131236727259136 |