Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/34971 |
Resumo: | A Educação Ambiental atravessa as áreas da cidadania, da promoção da saúde, o respeito pelo próximo, pelas diferenças intra- e inter-espécies e é, ainda, uma disciplina orientadora quanto à forma de estar e lidar com o mundo. A análise do tópico Poluição em livros didáticos portugueses mostrou que o grande enfoque é dado essencialmente à utilização das tecnologias para a resolução de problemas ambientais, descorando o papel do cidadão. Os resultados conduzem à recomendação para que os livros didáticos deem maior ênfase ao papel do cidadão na resolução de problemas relacionados com a poluição, e assim promover a saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas. |
id |
RCAP_aa0ec69031363a0f337814f5e18c9632 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34971 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevençãoPoluiçãoResolução de problemasPrevenção da poluiçãoManuais escolares.Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Educação Ambiental atravessa as áreas da cidadania, da promoção da saúde, o respeito pelo próximo, pelas diferenças intra- e inter-espécies e é, ainda, uma disciplina orientadora quanto à forma de estar e lidar com o mundo. A análise do tópico Poluição em livros didáticos portugueses mostrou que o grande enfoque é dado essencialmente à utilização das tecnologias para a resolução de problemas ambientais, descorando o papel do cidadão. Os resultados conduzem à recomendação para que os livros didáticos deem maior ênfase ao papel do cidadão na resolução de problemas relacionados com a poluição, e assim promover a saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Universidade Federal do Amazonas. Grupo multidisciplinar de pesquisa em educação, psicopedagogia e psicologia escolarUniversidade do MinhoTracana, Rosa BrancaCarvalho, Graça Simões de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/34971porTracana, R.B., Ferreira, M.E. & Carvalho, G.S. (2014) Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção. Revista AMAzônica, 13 (1), 8-21.1983-34152318-8774http://ieaa.ufam.edu.br/revistas/educamazonia/#info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:47.290812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção |
title |
Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção |
spellingShingle |
Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção Tracana, Rosa Branca Poluição Resolução de problemas Prevenção da poluição Manuais escolares. Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção |
title_full |
Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção |
title_fullStr |
Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção |
title_full_unstemmed |
Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção |
title_sort |
Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção |
author |
Tracana, Rosa Branca |
author_facet |
Tracana, Rosa Branca Carvalho, Graça Simões de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Graça Simões de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tracana, Rosa Branca Carvalho, Graça Simões de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poluição Resolução de problemas Prevenção da poluição Manuais escolares. Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Poluição Resolução de problemas Prevenção da poluição Manuais escolares. Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A Educação Ambiental atravessa as áreas da cidadania, da promoção da saúde, o respeito pelo próximo, pelas diferenças intra- e inter-espécies e é, ainda, uma disciplina orientadora quanto à forma de estar e lidar com o mundo. A análise do tópico Poluição em livros didáticos portugueses mostrou que o grande enfoque é dado essencialmente à utilização das tecnologias para a resolução de problemas ambientais, descorando o papel do cidadão. Os resultados conduzem à recomendação para que os livros didáticos deem maior ênfase ao papel do cidadão na resolução de problemas relacionados com a poluição, e assim promover a saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/34971 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/34971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Tracana, R.B., Ferreira, M.E. & Carvalho, G.S. (2014) Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção. Revista AMAzônica, 13 (1), 8-21. 1983-3415 2318-8774 http://ieaa.ufam.edu.br/revistas/educamazonia/# |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas. Grupo multidisciplinar de pesquisa em educação, psicopedagogia e psicologia escolar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas. Grupo multidisciplinar de pesquisa em educação, psicopedagogia e psicologia escolar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133107717144577 |