Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tracana, Rosa Branca
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carvalho, Graça Simões de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/34971
Resumo: A Educação Ambiental atravessa as áreas da cidadania, da promoção da saúde, o respeito pelo próximo, pelas diferenças intra- e inter-espécies e é, ainda, uma disciplina orientadora quanto à forma de estar e lidar com o mundo. A análise do tópico Poluição em livros didáticos portugueses mostrou que o grande enfoque é dado essencialmente à utilização das tecnologias para a resolução de problemas ambientais, descorando o papel do cidadão. Os resultados conduzem à recomendação para que os livros didáticos deem maior ênfase ao papel do cidadão na resolução de problemas relacionados com a poluição, e assim promover a saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
id RCAP_aa0ec69031363a0f337814f5e18c9632
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevençãoPoluiçãoResolução de problemasPrevenção da poluiçãoManuais escolares.Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Educação Ambiental atravessa as áreas da cidadania, da promoção da saúde, o respeito pelo próximo, pelas diferenças intra- e inter-espécies e é, ainda, uma disciplina orientadora quanto à forma de estar e lidar com o mundo. A análise do tópico Poluição em livros didáticos portugueses mostrou que o grande enfoque é dado essencialmente à utilização das tecnologias para a resolução de problemas ambientais, descorando o papel do cidadão. Os resultados conduzem à recomendação para que os livros didáticos deem maior ênfase ao papel do cidadão na resolução de problemas relacionados com a poluição, e assim promover a saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Universidade Federal do Amazonas. Grupo multidisciplinar de pesquisa em educação, psicopedagogia e psicologia escolarUniversidade do MinhoTracana, Rosa BrancaCarvalho, Graça Simões de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/34971porTracana, R.B., Ferreira, M.E. & Carvalho, G.S. (2014) Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção. Revista AMAzônica, 13 (1), 8-21.1983-34152318-8774http://ieaa.ufam.edu.br/revistas/educamazonia/#info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:47.290812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção
title Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção
spellingShingle Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção
Tracana, Rosa Branca
Poluição
Resolução de problemas
Prevenção da poluição
Manuais escolares.
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção
title_full Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção
title_fullStr Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção
title_full_unstemmed Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção
title_sort Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção
author Tracana, Rosa Branca
author_facet Tracana, Rosa Branca
Carvalho, Graça Simões de
author_role author
author2 Carvalho, Graça Simões de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Tracana, Rosa Branca
Carvalho, Graça Simões de
dc.subject.por.fl_str_mv Poluição
Resolução de problemas
Prevenção da poluição
Manuais escolares.
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Poluição
Resolução de problemas
Prevenção da poluição
Manuais escolares.
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Educação Ambiental atravessa as áreas da cidadania, da promoção da saúde, o respeito pelo próximo, pelas diferenças intra- e inter-espécies e é, ainda, uma disciplina orientadora quanto à forma de estar e lidar com o mundo. A análise do tópico Poluição em livros didáticos portugueses mostrou que o grande enfoque é dado essencialmente à utilização das tecnologias para a resolução de problemas ambientais, descorando o papel do cidadão. Os resultados conduzem à recomendação para que os livros didáticos deem maior ênfase ao papel do cidadão na resolução de problemas relacionados com a poluição, e assim promover a saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/34971
url https://hdl.handle.net/1822/34971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tracana, R.B., Ferreira, M.E. & Carvalho, G.S. (2014) Poluição em livros didáticos portugueses: identificação de abordagens para resolver problemas de poluição e estratégias de prevenção. Revista AMAzônica, 13 (1), 8-21.
1983-3415
2318-8774
http://ieaa.ufam.edu.br/revistas/educamazonia/#
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas. Grupo multidisciplinar de pesquisa em educação, psicopedagogia e psicologia escolar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas. Grupo multidisciplinar de pesquisa em educação, psicopedagogia e psicologia escolar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133107717144577