SPHERES. A força da atmosfera como experiência arquitectónica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Desyrée Ribeiro Marmello
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10216/151363
Resumo: As principais questões desta dissertação são introduzidas através da reflexão e exploração entre o conceptual e o material, no contexto da arquitetura e do conceito da atmosfera, explorando, como a experiência dessas atmosferas constroem relações especiais com a nossa percepção. Inicia-se questionando as múltiplas facetas das atmosferas no espaço arquitetónico e na arte, procurando compreender esse "modo de ver". Estabelece-se um sentido exploratório que permite analisar as potencialidades desse tema contemporâneo e discute-se o seu papel na teoria e na prática. Deste modo, define-se duas questões principais: a relação entre o abstrato e o material mediante esse conceito e a forma de construção das relações especiais distintas através das múltiplas facetas da experiência sensível. Os capítulos introduzem uma aproximação às obras de arte de William Turner abordando conceitos e aprofundamento interdisciplinar entre a arte e arquitetura. O primeiro texto, "Spheres" serve como introdução ao tema, estabelecendo uma linha de pensamento distinta desde o início do trabalho. O primeiro capítulo, "Snow Storn" (experiência), explora as energias e forças das atmosferas, tocando em conceitos como: ambiguidade, intuição, subjetividade e a experiência na arquitetura. O segundo, "Shade and Darkness" (percepção), explora a observação de algumas obras, discutindo a existência, a intuição e a intenção na arquitetura. Por fim, "Interior of a great house" (materialidade), aborda a relação com o contexto, a qualidade poética e a forma como o real percebido como mágico, enfatizando a escolha dos materiais e a sua influência nas atmosferas. Estes capítulos abordam a necessidade de permear por diversos campos para explorar a arquitetura em toda a sua potência, estabelecendo relações entre teorias, filosofia, fenomenologia, antropologia, história da arte e outras áreas do conhecimento. Desta forma, essa investigação busca integrar a subjetividade, direcionando-nos para a experiência sensível dos aspetos da realidade. É um convite para olhar além do visível, onde essas esferas invisíveis aguardam questionamentos sobre o pensar a arquitetura.
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