Viver a escola na comunidade cigana: Estudo de caso numa escola do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Certã, Ana Isabel Batista da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20788
Resumo: A presente dissertação, no âmbito do Curso de Mestrado em Educação e Sociedade, tem como ponto de partida a seguinte questão: “Qual a relação das famílias da comunidade cigana com a escolaridade?”. Na perspetiva sociológica a relação escola-família é pautada por condicionantes ambientais e culturais que são reguladoras de todo o percurso escolar de cada individuo. Tendo as comunidades ciganas caraterísticas étnicas e culturais muito próprias e um historial de afastamento da escola muito enraizado, foi escolhida uma escola do 1ºciclo do ensino básico com um elevado número de alunos de etnia cigana. Quisemos com este trabalho analisar os fatores preponderantes na relação das famílias de uma comunidade cigana e a escolaridade, para tal achou-se pertinente compreender a diversidade sociocultural na escola para posteriormente focarmos a investigação nestas comunidades. Entrevistámos 10 alunos e 5 pais, tendo-se recolhido informação pertinente relativamente ao percurso escolar dos mesmos, às suas expectativas em relação ao futuro, ao papel que a escola desempenha nas suas vidas, bem como às representações que todos têm da mesma. Concluímos que esta escola e esta comunidade conseguiram estabelecer uma relação de proximidade e confiança, devido ao esforço de vários docentes que para tal, implementaram projetos de combate ao abandono e insucesso escolar, bem como de divulgação e valorização da cultura cigana, realizando várias parcerias e alargando o trabalho colaborativo a toda a comunidade.
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