A transformação da cultura com as novas tecnologias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/26734 |
Resumo: | A cultura é um fenómeno coletivo que permite compreender os comportamentos específicos de determinado grupo de indivíduos. Embora enraizada na sociedade, a cultura não é imutável, mas sim alvo de mudanças que podem ocorrer quando contacta com outras culturas ou quando o panorama tecnológico onde se insere sofre transformações. Neste âmbito, o presente trabalho procura verificar se as pessoas evidenciam um perfil cultural quando interagem através da internet diferente do seu perfil cultural expressado através de interações tradicionais, bem como verificar se pessoas com culturas diferentes evidenciam o mesmo perfil cultural quando interagem online, e se as características demográficas da amostra se correlacionam com as alterações em alguma dimensão cultural específica, segundo o modelo das Seis Dimensões de Hofstede. Para tal foram administrados dois inquéritos, o primeiro exploratório (que registou 90 respostas) e partilhado presencialmente e o segundo elaborado com base na literatura existente na área, visando catalogar perfis culturais para o panorama offline e online da amostra difundido através da internet e que registou 260 respostas de sujeitos com nacionalidades portuguesa, brasileira, americana, iraniana, alemã e timorense. Os resultados permitiram confirmar que a cultura nacional portuguesa se altera nas interações online, e que tanto as características da comunicação mediada através da internet como o contexto cultural da sociedade onde é realizada a análise influenciam a cultura demonstrada neste novo panorama comunicativo. Os resultados dos testes de Qui-Quadrado permitem inferir que as variações de cultura se relacionam com o género e grau de escolaridade, mas não entre gerações, revelando uma associação estatística significativa entre a masculinidade com género e fuga à incerteza com nível de escolaridade |
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A transformação da cultura com as novas tecnologiasCulturaTecnologiaHofstedeComportamento humano onlineComportamento humano offlineTransformaçãoA cultura é um fenómeno coletivo que permite compreender os comportamentos específicos de determinado grupo de indivíduos. Embora enraizada na sociedade, a cultura não é imutável, mas sim alvo de mudanças que podem ocorrer quando contacta com outras culturas ou quando o panorama tecnológico onde se insere sofre transformações. Neste âmbito, o presente trabalho procura verificar se as pessoas evidenciam um perfil cultural quando interagem através da internet diferente do seu perfil cultural expressado através de interações tradicionais, bem como verificar se pessoas com culturas diferentes evidenciam o mesmo perfil cultural quando interagem online, e se as características demográficas da amostra se correlacionam com as alterações em alguma dimensão cultural específica, segundo o modelo das Seis Dimensões de Hofstede. Para tal foram administrados dois inquéritos, o primeiro exploratório (que registou 90 respostas) e partilhado presencialmente e o segundo elaborado com base na literatura existente na área, visando catalogar perfis culturais para o panorama offline e online da amostra difundido através da internet e que registou 260 respostas de sujeitos com nacionalidades portuguesa, brasileira, americana, iraniana, alemã e timorense. Os resultados permitiram confirmar que a cultura nacional portuguesa se altera nas interações online, e que tanto as características da comunicação mediada através da internet como o contexto cultural da sociedade onde é realizada a análise influenciam a cultura demonstrada neste novo panorama comunicativo. Os resultados dos testes de Qui-Quadrado permitem inferir que as variações de cultura se relacionam com o género e grau de escolaridade, mas não entre gerações, revelando uma associação estatística significativa entre a masculinidade com género e fuga à incerteza com nível de escolaridadeCulture is a collective phenomenon that enables the comprehension of specific learned human behavior. Although deeply rooted in society, culture is not immutable, for it may experience changes when contacting with different cultures or when ecological changes occur. The present thesis intends to verify whether national culture (as described by Hofstede) changes when individuals interact online, and if different nations show similar cultural profiles in this reality. Therefore two surveys were conducted: one exploratory with 90 valid responses and one created after extensive literature reading which registered 260 valid responses, the latter shared through the internet, allowing to catalogue cultural profiles in both realities (online and offline) to be later compared. This survey’s sample was composed by Portuguese, Brazilian, Iranian, German, Timorese and American subjects. The results showed that Portuguese national culture changes in online interactions and that the characteristics of internet mediated communication influence how people interact online as much as their own cultural background. The Chi-Square results indicate that cultural variation correlates with gender and academic level, but not with age. A positive correlation was found between gender and academic level, with masculinity and uncertainty avoidance online, respectively2019-10-14T09:23:29Z2018-08-29T00:00:00Z2018-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26734porMachado, Gabriel Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:51:47Zoai:ria.ua.pt:10773/26734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:38.824819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A cultura é um fenómeno coletivo que permite compreender os comportamentos específicos de determinado grupo de indivíduos. Embora enraizada na sociedade, a cultura não é imutável, mas sim alvo de mudanças que podem ocorrer quando contacta com outras culturas ou quando o panorama tecnológico onde se insere sofre transformações. Neste âmbito, o presente trabalho procura verificar se as pessoas evidenciam um perfil cultural quando interagem através da internet diferente do seu perfil cultural expressado através de interações tradicionais, bem como verificar se pessoas com culturas diferentes evidenciam o mesmo perfil cultural quando interagem online, e se as características demográficas da amostra se correlacionam com as alterações em alguma dimensão cultural específica, segundo o modelo das Seis Dimensões de Hofstede. Para tal foram administrados dois inquéritos, o primeiro exploratório (que registou 90 respostas) e partilhado presencialmente e o segundo elaborado com base na literatura existente na área, visando catalogar perfis culturais para o panorama offline e online da amostra difundido através da internet e que registou 260 respostas de sujeitos com nacionalidades portuguesa, brasileira, americana, iraniana, alemã e timorense. Os resultados permitiram confirmar que a cultura nacional portuguesa se altera nas interações online, e que tanto as características da comunicação mediada através da internet como o contexto cultural da sociedade onde é realizada a análise influenciam a cultura demonstrada neste novo panorama comunicativo. Os resultados dos testes de Qui-Quadrado permitem inferir que as variações de cultura se relacionam com o género e grau de escolaridade, mas não entre gerações, revelando uma associação estatística significativa entre a masculinidade com género e fuga à incerteza com nível de escolaridade |
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