O caso do movimento Body Positivity na rede social Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Daniela Leite
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24653
Resumo: A Internet e as redes sociais vieram revolucionar por completo o mundo em que vivemos, particularmente no que diz respeito à comunicação e às possibilidades de expressão individual e pública a partir da palavra e da imagem. De entre os inúmeros fenómenos passíveis de análise, a utilização das redes sociais para promoção de novas visões da relação connosco próprios e com a sociedade merece uma atenção particular. O presente estudo, intitulado de “O caso do movimento Body Positivity no Instagram”, tem como objetivo descrever e compreender o movimento Body Positivity, entendido como ativismo digital, no contexto da rede social Instagram e analisar se o conteúdo do movimento Body Positivity afeta os utilizadores do Instagram e, em caso afirmativo, se é um impacto positivo ou negativo Neste sentido, foi realizada uma revisão da literatura com o objetivo de recolher o máximo de informação disponível sobre o tópico, de modo a responder aos objetivos definidos. Posteriormente, foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa através da realização de uma análise de conteúdo a um conjunto de perfis de Instagram de influenciadores e marcas body positive nacionais e internacionais. Esta análise teve como objetivo reconhecer e analisar princípios e premissas que decorrem das perspetivas individuais dos utilizadores sobre o conteúdo body positive. Os resultados obtidos através da análise de conteúdo e do enquadramento teórico ajudaram a responder aos objetivos propostos numa fase inicial pelo que é possível afirmar que o movimento Body Positivity tem realmente impacto positivo nos utilizadores do Instagram e é bem recebido pelos mesmos, tal como foi possível observar pelas interações com as várias contas analisadas.
id RCAP_aa2574272df678b205aee1db30c5166c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24653
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O caso do movimento Body Positivity na rede social InstagramBody positivityMovimentos sociaisInstagramRedes sociaisSocial movementsSocial networksGestãoA Internet e as redes sociais vieram revolucionar por completo o mundo em que vivemos, particularmente no que diz respeito à comunicação e às possibilidades de expressão individual e pública a partir da palavra e da imagem. De entre os inúmeros fenómenos passíveis de análise, a utilização das redes sociais para promoção de novas visões da relação connosco próprios e com a sociedade merece uma atenção particular. O presente estudo, intitulado de “O caso do movimento Body Positivity no Instagram”, tem como objetivo descrever e compreender o movimento Body Positivity, entendido como ativismo digital, no contexto da rede social Instagram e analisar se o conteúdo do movimento Body Positivity afeta os utilizadores do Instagram e, em caso afirmativo, se é um impacto positivo ou negativo Neste sentido, foi realizada uma revisão da literatura com o objetivo de recolher o máximo de informação disponível sobre o tópico, de modo a responder aos objetivos definidos. Posteriormente, foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa através da realização de uma análise de conteúdo a um conjunto de perfis de Instagram de influenciadores e marcas body positive nacionais e internacionais. Esta análise teve como objetivo reconhecer e analisar princípios e premissas que decorrem das perspetivas individuais dos utilizadores sobre o conteúdo body positive. Os resultados obtidos através da análise de conteúdo e do enquadramento teórico ajudaram a responder aos objetivos propostos numa fase inicial pelo que é possível afirmar que o movimento Body Positivity tem realmente impacto positivo nos utilizadores do Instagram e é bem recebido pelos mesmos, tal como foi possível observar pelas interações com as várias contas analisadas.The Internet and social networks have completely revolutionized the world we live in, particularly with regard to communication and the possibilities for individual and public expression through words and images. Among the countless phenomena that can be analyzed, the use of social networks to promote new visions of our relationship with ourselves and with society deserves particular attention. This study, entitled "The case of the Body Positivity movement on Instagram", aims to describe and understand the Body Positivity movement, understood as digital activism, in the context of the social network Instagram and to analyze whether the content of the Body Positivity movement affects Instagram users and, if so, whether it has a positive or negative impact. To this end, a literature review was carried out with the aim of gathering as much information as possible on the topic in order to meet the objectives set. Subsequently, a qualitative research methodology was adopted by carrying out a content analysis of a set of Instagram profiles of national and international body positive influencers and brands. The aim of this analysis was to recognize and analyse principles and assumptions that stem from users' individual perspectives on body positive content. The results obtained through content analysis and the theoretical framework helped to answer the objectives proposed at an early stage, so it is possible to state that the Body Positivity movement does have a positive impact on Instagram users and is well received by them, as can be seen from the interactions with the various accounts analyzed.Fernandes, Joana Alexandra de Sousa e Castro TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Daniela Leite2024-01-25T09:10:14Z2023-11-292023-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24653TID:203477863porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:49:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:01.392051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O caso do movimento Body Positivity na rede social Instagram
title O caso do movimento Body Positivity na rede social Instagram
spellingShingle O caso do movimento Body Positivity na rede social Instagram
Teixeira, Daniela Leite
Body positivity
Movimentos sociais
Instagram
Redes sociais
Social movements
Social networks
Gestão
title_short O caso do movimento Body Positivity na rede social Instagram
title_full O caso do movimento Body Positivity na rede social Instagram
title_fullStr O caso do movimento Body Positivity na rede social Instagram
title_full_unstemmed O caso do movimento Body Positivity na rede social Instagram
title_sort O caso do movimento Body Positivity na rede social Instagram
author Teixeira, Daniela Leite
author_facet Teixeira, Daniela Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Joana Alexandra de Sousa e Castro Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Daniela Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Body positivity
Movimentos sociais
Instagram
Redes sociais
Social movements
Social networks
Gestão
topic Body positivity
Movimentos sociais
Instagram
Redes sociais
Social movements
Social networks
Gestão
description A Internet e as redes sociais vieram revolucionar por completo o mundo em que vivemos, particularmente no que diz respeito à comunicação e às possibilidades de expressão individual e pública a partir da palavra e da imagem. De entre os inúmeros fenómenos passíveis de análise, a utilização das redes sociais para promoção de novas visões da relação connosco próprios e com a sociedade merece uma atenção particular. O presente estudo, intitulado de “O caso do movimento Body Positivity no Instagram”, tem como objetivo descrever e compreender o movimento Body Positivity, entendido como ativismo digital, no contexto da rede social Instagram e analisar se o conteúdo do movimento Body Positivity afeta os utilizadores do Instagram e, em caso afirmativo, se é um impacto positivo ou negativo Neste sentido, foi realizada uma revisão da literatura com o objetivo de recolher o máximo de informação disponível sobre o tópico, de modo a responder aos objetivos definidos. Posteriormente, foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa através da realização de uma análise de conteúdo a um conjunto de perfis de Instagram de influenciadores e marcas body positive nacionais e internacionais. Esta análise teve como objetivo reconhecer e analisar princípios e premissas que decorrem das perspetivas individuais dos utilizadores sobre o conteúdo body positive. Os resultados obtidos através da análise de conteúdo e do enquadramento teórico ajudaram a responder aos objetivos propostos numa fase inicial pelo que é possível afirmar que o movimento Body Positivity tem realmente impacto positivo nos utilizadores do Instagram e é bem recebido pelos mesmos, tal como foi possível observar pelas interações com as várias contas analisadas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29
2023-11-29T00:00:00Z
2024-01-25T09:10:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24653
TID:203477863
url http://hdl.handle.net/10400.22/24653
identifier_str_mv TID:203477863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137074263097344