Desafios da prática de alfabetização envolvendo a leitura e a escrita: um estudo realizado na 1ª série de duas escolas do município de Bom Jesus – Piauí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Claudia Figueiredo Duarte
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4853
Resumo: Pesquisa realizada na 1ª série de duas Escolas Municipais do Ensino Fundamental. É fundamentada na ideia de que a prática de alfabetizar envolve a leitura e a escrita, bem como a mediação de um professor alfabetizador neste processo. Volta-se, pois, para a ideia do que seja ler e escrever no sentido psicogenético na perspectiva do sócio construtivismo. A amostra constitui-se de 60 crianças de nível socioeconômico baixo. Os dados foram coletados através de observação semidiretiva das duas salas pesquisadas e de respostas a entrevistas preparadas para as professoras e questionários para alunos das duas turmas, para analisar os seguintes pontos: planejamento, sala de aula, recursos materiais, prática pedagógica do professor, formação, metodologia utilizada, avaliação, concepção de alfabetização e envolvimento da família e a relação dos alunos com a prática de leitura e escrita. Foram utilizadas, também, para este estudo, duas avaliações diagnósticas aplicadas nas duas turmas em dois momentos, no início e no final do ano letivo. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que as crianças encontram-se em níveis de desenvolvimento diferentes quanto ao processo de construção da leitura e da escrita e que esta diferença pode ser atribuída à prática pedagógica do professor.
id RCAP_aa2ca1952379db2a922e138772576c9f
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4853
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios da prática de alfabetização envolvendo a leitura e a escrita: um estudo realizado na 1ª série de duas escolas do município de Bom Jesus – PiauíEDUCAÇÃOALFABETIZAÇÃOLEITURAESCRITAPROFESSORESBRASILPIAUÍMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONLITERACYREADINGWRITINGTEACHERSBRAZILPesquisa realizada na 1ª série de duas Escolas Municipais do Ensino Fundamental. É fundamentada na ideia de que a prática de alfabetizar envolve a leitura e a escrita, bem como a mediação de um professor alfabetizador neste processo. Volta-se, pois, para a ideia do que seja ler e escrever no sentido psicogenético na perspectiva do sócio construtivismo. A amostra constitui-se de 60 crianças de nível socioeconômico baixo. Os dados foram coletados através de observação semidiretiva das duas salas pesquisadas e de respostas a entrevistas preparadas para as professoras e questionários para alunos das duas turmas, para analisar os seguintes pontos: planejamento, sala de aula, recursos materiais, prática pedagógica do professor, formação, metodologia utilizada, avaliação, concepção de alfabetização e envolvimento da família e a relação dos alunos com a prática de leitura e escrita. Foram utilizadas, também, para este estudo, duas avaliações diagnósticas aplicadas nas duas turmas em dois momentos, no início e no final do ano letivo. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que as crianças encontram-se em níveis de desenvolvimento diferentes quanto ao processo de construção da leitura e da escrita e que esta diferença pode ser atribuída à prática pedagógica do professor.The research herein was undertaken with 1st series students in two Municipal Schools of Elementary education. The research is reasoned in the concept that the practice of teaching involves reading and writing, as well as the mediation of a literacy teacher in this process. We direct our research to the ideia of what might mean to read and write in the psychogenetic perspective of social constructivism. The sample of our study is constituted of 60 children of a low social economic condition. The gathering of data happened through observation of the two researched classrooms and of answers obtained in the questionnaires for teachers and students of the referred to classrooms, so as to analyze the following items: planning, classroom, material resources, the teacher’s pedagogical practice, training, methodology used, evaluation, concept of literacy and family involvement and the relationship of students with the practice of reading and writing. We used two diagnosis evaluations applied to the two classrooms in two distinct moments: at the beginning and at the end of the school year. The results obtained made it possible for us to see that the children are in different levels of development in what concerns the construction process of reading and writing and that the mentioned difference can be attributed to the pedagogical practice of the teacher.2014-05-30T10:32:07Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4853porVieira, Claudia Figueiredo Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:40.035025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da prática de alfabetização envolvendo a leitura e a escrita: um estudo realizado na 1ª série de duas escolas do município de Bom Jesus – Piauí
title Desafios da prática de alfabetização envolvendo a leitura e a escrita: um estudo realizado na 1ª série de duas escolas do município de Bom Jesus – Piauí
spellingShingle Desafios da prática de alfabetização envolvendo a leitura e a escrita: um estudo realizado na 1ª série de duas escolas do município de Bom Jesus – Piauí
Vieira, Claudia Figueiredo Duarte
EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO
LEITURA
ESCRITA
PROFESSORES
BRASIL
PIAUÍ
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
LITERACY
READING
WRITING
TEACHERS
BRAZIL
title_short Desafios da prática de alfabetização envolvendo a leitura e a escrita: um estudo realizado na 1ª série de duas escolas do município de Bom Jesus – Piauí
title_full Desafios da prática de alfabetização envolvendo a leitura e a escrita: um estudo realizado na 1ª série de duas escolas do município de Bom Jesus – Piauí
title_fullStr Desafios da prática de alfabetização envolvendo a leitura e a escrita: um estudo realizado na 1ª série de duas escolas do município de Bom Jesus – Piauí
title_full_unstemmed Desafios da prática de alfabetização envolvendo a leitura e a escrita: um estudo realizado na 1ª série de duas escolas do município de Bom Jesus – Piauí
title_sort Desafios da prática de alfabetização envolvendo a leitura e a escrita: um estudo realizado na 1ª série de duas escolas do município de Bom Jesus – Piauí
author Vieira, Claudia Figueiredo Duarte
author_facet Vieira, Claudia Figueiredo Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Claudia Figueiredo Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO
LEITURA
ESCRITA
PROFESSORES
BRASIL
PIAUÍ
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
LITERACY
READING
WRITING
TEACHERS
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO
LEITURA
ESCRITA
PROFESSORES
BRASIL
PIAUÍ
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
LITERACY
READING
WRITING
TEACHERS
BRAZIL
description Pesquisa realizada na 1ª série de duas Escolas Municipais do Ensino Fundamental. É fundamentada na ideia de que a prática de alfabetizar envolve a leitura e a escrita, bem como a mediação de um professor alfabetizador neste processo. Volta-se, pois, para a ideia do que seja ler e escrever no sentido psicogenético na perspectiva do sócio construtivismo. A amostra constitui-se de 60 crianças de nível socioeconômico baixo. Os dados foram coletados através de observação semidiretiva das duas salas pesquisadas e de respostas a entrevistas preparadas para as professoras e questionários para alunos das duas turmas, para analisar os seguintes pontos: planejamento, sala de aula, recursos materiais, prática pedagógica do professor, formação, metodologia utilizada, avaliação, concepção de alfabetização e envolvimento da família e a relação dos alunos com a prática de leitura e escrita. Foram utilizadas, também, para este estudo, duas avaliações diagnósticas aplicadas nas duas turmas em dois momentos, no início e no final do ano letivo. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que as crianças encontram-se em níveis de desenvolvimento diferentes quanto ao processo de construção da leitura e da escrita e que esta diferença pode ser atribuída à prática pedagógica do professor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-05-30T10:32:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4853
url http://hdl.handle.net/10437/4853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131243785224192