O Relatório de Autoavaliação do Desempenho Docente: crenças, sentimentos e comportamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Regina da Conceição Perdiz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4299
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do Grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Educacional
id RCAP_aa3d656a88372a66613cb9f8495ca123
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4299
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Relatório de Autoavaliação do Desempenho Docente: crenças, sentimentos e comportamentosAvaliação do desempenho docenteAutoavaliação de desempenho docenteRelatório de autoavaliação de desempenho docenteTeacher performance evaluationSelf-evaluation of teaching performanceSelf-evaluation report of teaching performanceDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do Grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e EducacionalA presente investigação foca a autoavaliação do desempenho docente, através do relatório de autoavaliação, no âmbito da avaliação do desempenho docente, de acordo com o Decreto Regulamentar nº26/2012 de 21 de fevereiro. O objectivo fundamental do estudo foi investigar as crenças, os sentimentos e os comportamentos dos docentes face ao relatório de autoavaliação. Para o efeito foram consideradas algumas variáveis sociodemográficas (idade, género, tempo de serviço, habilitações académicas e situação profissional). Para alcançar os objectivos traçados foi seguida uma metodologia de investigação quantitativa com a utilização de um inquérito por questionário aplicado numa escola secundária da região de Lisboa. Os resultados mostram que as variáveis sociodemográficas consideradas não influenciam as crenças, sentimentos e os comportamentos face ao relatório de autoavaliação. Apenas a nível das crenças, no que diz respeito ao género e, ainda, ao nível dos sentimentos de acordo com tempo de serviço, se verificam diferenças estatisticamente significativas. Com a presente investigação cria-se uma oportunidade de reflexão, análise, debate e quem sabe de mudança, face à autoavaliação de desempenho docente em especial no que diz respeito ao relatório de autoavaliação.The present study on the teacher performance self-evaluation through the self-evaluation report in the context of the teaching performance, according to Decree-Rule n. 26/2012 to February 21. The main aim of this study was to investigate the beliefs, feelings and behaviors of teachers towards the self-evaluation report. For this purpose, some socio-demographic variables were considered (age, gender and length of service, qualifications and professional status). In order to achieve the outlined goals, it was followed a quantitative research methodology with the use of an enquiry applied in a secondary school nearby Lisbon. The reached results show us that the socio-demographic variables considered don´t influence the beliefs, feelings and behaviors regarding the self-evaluation report. Except for variables related do gender and feelings according to the length of service, we can check statistically significant differences. With this study we create an opportunity of reflection, analysis, discussion and who knows, an opportunity of a possible change towards the teaching self-evaluation performance and in particular to what concerns the self-evaluation report.[s.n.]Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaNunes, Regina da Conceição Perdiz2014-09-02T15:18:03Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4299202427854porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:41Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:11.761177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Relatório de Autoavaliação do Desempenho Docente: crenças, sentimentos e comportamentos
title O Relatório de Autoavaliação do Desempenho Docente: crenças, sentimentos e comportamentos
spellingShingle O Relatório de Autoavaliação do Desempenho Docente: crenças, sentimentos e comportamentos
Nunes, Regina da Conceição Perdiz
Avaliação do desempenho docente
Autoavaliação de desempenho docente
Relatório de autoavaliação de desempenho docente
Teacher performance evaluation
Self-evaluation of teaching performance
Self-evaluation report of teaching performance
title_short O Relatório de Autoavaliação do Desempenho Docente: crenças, sentimentos e comportamentos
title_full O Relatório de Autoavaliação do Desempenho Docente: crenças, sentimentos e comportamentos
title_fullStr O Relatório de Autoavaliação do Desempenho Docente: crenças, sentimentos e comportamentos
title_full_unstemmed O Relatório de Autoavaliação do Desempenho Docente: crenças, sentimentos e comportamentos
title_sort O Relatório de Autoavaliação do Desempenho Docente: crenças, sentimentos e comportamentos
author Nunes, Regina da Conceição Perdiz
author_facet Nunes, Regina da Conceição Perdiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Maria da Piedade Gonçalves Lopes
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Regina da Conceição Perdiz
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação do desempenho docente
Autoavaliação de desempenho docente
Relatório de autoavaliação de desempenho docente
Teacher performance evaluation
Self-evaluation of teaching performance
Self-evaluation report of teaching performance
topic Avaliação do desempenho docente
Autoavaliação de desempenho docente
Relatório de autoavaliação de desempenho docente
Teacher performance evaluation
Self-evaluation of teaching performance
Self-evaluation report of teaching performance
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa, como parte dos requisitos para a obtenção do Grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Educacional
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-02T15:18:03Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4299
202427854
url http://hdl.handle.net/10284/4299
identifier_str_mv 202427854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550183180795904