A qualidade do serviço como determinante da satisfação dos turistas nos hostels de Lisboa: the case of Lisbon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642016000300002 |
Resumo: | O setor dos hostels em Portugal tem registado um crescimento significativo, potenciado quer pelo crescimento do turismo low-cost quer pelo reconhecimento internacional da qualidade do serviço oferecido. Este crescimento tem, no entanto, acontecido sem o acompanhamento de investigação que ajude a compreender o setor e a perspetivar a sua evolução. Este artigo pretende ser um contributo nesta área, avaliando o efeito da qualidade do serviço na satisfação dos hóspedes de um hostel. Os resultados baseiam-se em dados recolhidos em 2014 junto de uma amostra de hóspedes em 14 hostels de Lisboa. Testou-se o efeito das dimensões localização, ambiência e design, preço, equipamentos, staff, segurança e limpeza. Os resultados do modelo de regressão linear múltipla revelaram uma importância acentuada das dimensões staff (competência, simpatia e disponibilidade), limpeza (dos espaços comuns e privados) e preço. |
id |
RCAP_aa5be1651c40d5c517218656da75cc59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1645-44642016000300002 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A qualidade do serviço como determinante da satisfação dos turistas nos hostels de Lisboa: the case of LisbonHostelQualidade do ServiçoSatisfaçãoLisboaO setor dos hostels em Portugal tem registado um crescimento significativo, potenciado quer pelo crescimento do turismo low-cost quer pelo reconhecimento internacional da qualidade do serviço oferecido. Este crescimento tem, no entanto, acontecido sem o acompanhamento de investigação que ajude a compreender o setor e a perspetivar a sua evolução. Este artigo pretende ser um contributo nesta área, avaliando o efeito da qualidade do serviço na satisfação dos hóspedes de um hostel. Os resultados baseiam-se em dados recolhidos em 2014 junto de uma amostra de hóspedes em 14 hostels de Lisboa. Testou-se o efeito das dimensões localização, ambiência e design, preço, equipamentos, staff, segurança e limpeza. Os resultados do modelo de regressão linear múltipla revelaram uma importância acentuada das dimensões staff (competência, simpatia e disponibilidade), limpeza (dos espaços comuns e privados) e preço.INDEG-IUL - ISCTE Executive Education2016-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642016000300002Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa v.15 n.3 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642016000300002Lima,RitaVicente,Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:17:23Zoai:scielo:S1645-44642016000300002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:26:00.519048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A qualidade do serviço como determinante da satisfação dos turistas nos hostels de Lisboa: the case of Lisbon |
title |
A qualidade do serviço como determinante da satisfação dos turistas nos hostels de Lisboa: the case of Lisbon |
spellingShingle |
A qualidade do serviço como determinante da satisfação dos turistas nos hostels de Lisboa: the case of Lisbon Lima,Rita Hostel Qualidade do Serviço Satisfação Lisboa |
title_short |
A qualidade do serviço como determinante da satisfação dos turistas nos hostels de Lisboa: the case of Lisbon |
title_full |
A qualidade do serviço como determinante da satisfação dos turistas nos hostels de Lisboa: the case of Lisbon |
title_fullStr |
A qualidade do serviço como determinante da satisfação dos turistas nos hostels de Lisboa: the case of Lisbon |
title_full_unstemmed |
A qualidade do serviço como determinante da satisfação dos turistas nos hostels de Lisboa: the case of Lisbon |
title_sort |
A qualidade do serviço como determinante da satisfação dos turistas nos hostels de Lisboa: the case of Lisbon |
author |
Lima,Rita |
author_facet |
Lima,Rita Vicente,Paula |
author_role |
author |
author2 |
Vicente,Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Rita Vicente,Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hostel Qualidade do Serviço Satisfação Lisboa |
topic |
Hostel Qualidade do Serviço Satisfação Lisboa |
description |
O setor dos hostels em Portugal tem registado um crescimento significativo, potenciado quer pelo crescimento do turismo low-cost quer pelo reconhecimento internacional da qualidade do serviço oferecido. Este crescimento tem, no entanto, acontecido sem o acompanhamento de investigação que ajude a compreender o setor e a perspetivar a sua evolução. Este artigo pretende ser um contributo nesta área, avaliando o efeito da qualidade do serviço na satisfação dos hóspedes de um hostel. Os resultados baseiam-se em dados recolhidos em 2014 junto de uma amostra de hóspedes em 14 hostels de Lisboa. Testou-se o efeito das dimensões localização, ambiência e design, preço, equipamentos, staff, segurança e limpeza. Os resultados do modelo de regressão linear múltipla revelaram uma importância acentuada das dimensões staff (competência, simpatia e disponibilidade), limpeza (dos espaços comuns e privados) e preço. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642016000300002 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642016000300002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642016000300002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INDEG-IUL - ISCTE Executive Education |
publisher.none.fl_str_mv |
INDEG-IUL - ISCTE Executive Education |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa v.15 n.3 2016 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137334682189824 |