Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalheira, Vítor Manuel Coelho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17877
Resumo: Neste relatório descrevo minuciosamente e de forma fundamentada as principais reflexões, aprendizagens e dificuldades resultantes da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola Secundária André de Gouveia em Évora no ano letivo 2012/2013. Elaborei um enquadramento teórico relativamente à Educação Física e aos respetivos programas nacionais, bem como a caraterização do contexto escolar e das turmas lecionadas. Estas caraterísticas foram marcantes na elaboração do plano anual de turma, o qual revelou toda a complexidade com que me deparei ao planear, lecionar e avaliar os alunos. Posteriormente, apresento as considerações resultantes da observação do 2º ciclo do ensino básico, revelo as atividades desenvolvidas, pelo núcleo de estágio na escola e menciono as constatações resultantes da investigação-ação relativamente ao ensino dos jogos desportivos coletivos na turma de 7º ano. Ao longo do relatório apresento a conclusão das aprendizagens e competências desenvolvidas no estágio e que foram cruciais na minha formação profissional; ABSTRACT: In this report, I describe thoroughly and justified the main reflexions, learning and difficulties associated to the supervised teaching practice, performed in Secondary School André de Gouveia in Évora, in the academic year 2012/2013. I present the Physical Education state of the art, national academic program, as well as the characterisation of the school environment and the classes taught. These characteristics were crucial in the annual plan class, revealing all the complexity of planning, teaching and to evaluate students. Subsequently, I present some considerations resulting from the observation of the 2nd cycle of basic education, evidencing the activities developed by the training group in the school. Some final remarks obtained in the research-action, during the teaching of collective sports performed on 7th class year were also summarised. Throughout the present report, several concluding remarks about the learning and skills developed on training were performed, which were determinant for my professional qualification.
id RCAP_8bc3f3ad38dcf7d29224f72ad2d2ebe1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17877
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia, em ÉvoraEducação FísicaPrática de ensino supervisionadaEstagiárioEnsino básicoEnsino secundárioPhysical educationSupervised teaching practiceTraineeBasic educationHigh schoolNeste relatório descrevo minuciosamente e de forma fundamentada as principais reflexões, aprendizagens e dificuldades resultantes da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola Secundária André de Gouveia em Évora no ano letivo 2012/2013. Elaborei um enquadramento teórico relativamente à Educação Física e aos respetivos programas nacionais, bem como a caraterização do contexto escolar e das turmas lecionadas. Estas caraterísticas foram marcantes na elaboração do plano anual de turma, o qual revelou toda a complexidade com que me deparei ao planear, lecionar e avaliar os alunos. Posteriormente, apresento as considerações resultantes da observação do 2º ciclo do ensino básico, revelo as atividades desenvolvidas, pelo núcleo de estágio na escola e menciono as constatações resultantes da investigação-ação relativamente ao ensino dos jogos desportivos coletivos na turma de 7º ano. Ao longo do relatório apresento a conclusão das aprendizagens e competências desenvolvidas no estágio e que foram cruciais na minha formação profissional; ABSTRACT: In this report, I describe thoroughly and justified the main reflexions, learning and difficulties associated to the supervised teaching practice, performed in Secondary School André de Gouveia in Évora, in the academic year 2012/2013. I present the Physical Education state of the art, national academic program, as well as the characterisation of the school environment and the classes taught. These characteristics were crucial in the annual plan class, revealing all the complexity of planning, teaching and to evaluate students. Subsequently, I present some considerations resulting from the observation of the 2nd cycle of basic education, evidencing the activities developed by the training group in the school. Some final remarks obtained in the research-action, during the teaching of collective sports performed on 7th class year were also summarised. Throughout the present report, several concluding remarks about the learning and skills developed on training were performed, which were determinant for my professional qualification.Universidade de Évora2016-03-09T18:46:22Z2016-03-092015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17877http://hdl.handle.net/10174/17877TID:201064782porcarvalheira77_@hotmail.com672Carvalheira, Vítor Manuel Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:40Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:53.860135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora
Carvalheira, Vítor Manuel Coelho
Educação Física
Prática de ensino supervisionada
Estagiário
Ensino básico
Ensino secundário
Physical education
Supervised teaching practice
Trainee
Basic education
High school
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora
author Carvalheira, Vítor Manuel Coelho
author_facet Carvalheira, Vítor Manuel Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalheira, Vítor Manuel Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Prática de ensino supervisionada
Estagiário
Ensino básico
Ensino secundário
Physical education
Supervised teaching practice
Trainee
Basic education
High school
topic Educação Física
Prática de ensino supervisionada
Estagiário
Ensino básico
Ensino secundário
Physical education
Supervised teaching practice
Trainee
Basic education
High school
description Neste relatório descrevo minuciosamente e de forma fundamentada as principais reflexões, aprendizagens e dificuldades resultantes da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola Secundária André de Gouveia em Évora no ano letivo 2012/2013. Elaborei um enquadramento teórico relativamente à Educação Física e aos respetivos programas nacionais, bem como a caraterização do contexto escolar e das turmas lecionadas. Estas caraterísticas foram marcantes na elaboração do plano anual de turma, o qual revelou toda a complexidade com que me deparei ao planear, lecionar e avaliar os alunos. Posteriormente, apresento as considerações resultantes da observação do 2º ciclo do ensino básico, revelo as atividades desenvolvidas, pelo núcleo de estágio na escola e menciono as constatações resultantes da investigação-ação relativamente ao ensino dos jogos desportivos coletivos na turma de 7º ano. Ao longo do relatório apresento a conclusão das aprendizagens e competências desenvolvidas no estágio e que foram cruciais na minha formação profissional; ABSTRACT: In this report, I describe thoroughly and justified the main reflexions, learning and difficulties associated to the supervised teaching practice, performed in Secondary School André de Gouveia in Évora, in the academic year 2012/2013. I present the Physical Education state of the art, national academic program, as well as the characterisation of the school environment and the classes taught. These characteristics were crucial in the annual plan class, revealing all the complexity of planning, teaching and to evaluate students. Subsequently, I present some considerations resulting from the observation of the 2nd cycle of basic education, evidencing the activities developed by the training group in the school. Some final remarks obtained in the research-action, during the teaching of collective sports performed on 7th class year were also summarised. Throughout the present report, several concluding remarks about the learning and skills developed on training were performed, which were determinant for my professional qualification.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-09T18:46:22Z
2016-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17877
http://hdl.handle.net/10174/17877
TID:201064782
url http://hdl.handle.net/10174/17877
identifier_str_mv TID:201064782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv carvalheira77_@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136581223710720