A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18546 |
Resumo: | O presente relatório final foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e pretende, não só evidenciar de forma descritiva, investigativa e refletiva o percurso enquanto estagiária nas práticas supervisionadas em 1.º e 2.º CEB mas, também, apresentar um breve estudo realizado na área de Português, especificamente no domínio da Educação Literária, no 2.º CEB, relacionado com a pertinência das Obras e dos Textos Literários abordados no 6.º ano de escolaridade. Posto isto, é de realçar que o presente documento se encontra dividido em três partes: Na primeira parte, é apresentada a Componente Investigativa que tem como propósito analisar a ênfase conferida ao domínio da Educação Literária, em contexto de sala de aula, através da pertinência das Obras Literárias e dos Textos Literários presentes no manual escolar, tendo por pressuposto as sugestões do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da análise dos dados recolhidos por questionário. A segunda parte abrange o estágio desenvolvido em 1º CEB. Aí se descreve a organização das atividades, se caracteriza o contexto educativo, apresentam-se as experiências-chave vivenciadas, se fundamentam as estratégias pedagógicas implementadas e se reflete sobre todo o percurso neste nível de ensino. A terceira parte, à semelhança da segunda, abrange os mesmos elementos, mas direcionados para o estágio desenvolvido em 2.º CEB. Contempla-se a fundamentação e a reflexão da prática pedagógica nas quatro áreas disciplinares: Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português. |
id |
RCAP_aa69c246a6f21b0bb29ddad076afa9f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18546 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literáriaEducação LiteráriaObras e Textos LiteráriosPrática PedagógicaTrabalho de GrupoEnvolvimento ParentalO presente relatório final foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e pretende, não só evidenciar de forma descritiva, investigativa e refletiva o percurso enquanto estagiária nas práticas supervisionadas em 1.º e 2.º CEB mas, também, apresentar um breve estudo realizado na área de Português, especificamente no domínio da Educação Literária, no 2.º CEB, relacionado com a pertinência das Obras e dos Textos Literários abordados no 6.º ano de escolaridade. Posto isto, é de realçar que o presente documento se encontra dividido em três partes: Na primeira parte, é apresentada a Componente Investigativa que tem como propósito analisar a ênfase conferida ao domínio da Educação Literária, em contexto de sala de aula, através da pertinência das Obras Literárias e dos Textos Literários presentes no manual escolar, tendo por pressuposto as sugestões do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da análise dos dados recolhidos por questionário. A segunda parte abrange o estágio desenvolvido em 1º CEB. Aí se descreve a organização das atividades, se caracteriza o contexto educativo, apresentam-se as experiências-chave vivenciadas, se fundamentam as estratégias pedagógicas implementadas e se reflete sobre todo o percurso neste nível de ensino. A terceira parte, à semelhança da segunda, abrange os mesmos elementos, mas direcionados para o estágio desenvolvido em 2.º CEB. Contempla-se a fundamentação e a reflexão da prática pedagógica nas quatro áreas disciplinares: Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Custódio, Pedro Balaus, 1964-Pereira, José Miguel Sacramento, 1968Repositório ComumMartins, Inês Bárbara2017-06-16T11:19:39Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18546201705664porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:49.716642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária |
title |
A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária |
spellingShingle |
A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária Martins, Inês Bárbara Educação Literária Obras e Textos Literários Prática Pedagógica Trabalho de Grupo Envolvimento Parental |
title_short |
A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária |
title_full |
A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária |
title_fullStr |
A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária |
title_full_unstemmed |
A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária |
title_sort |
A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária |
author |
Martins, Inês Bárbara |
author_facet |
Martins, Inês Bárbara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- Custódio, Pedro Balaus, 1964- Pereira, José Miguel Sacramento, 1968 Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Inês Bárbara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Literária Obras e Textos Literários Prática Pedagógica Trabalho de Grupo Envolvimento Parental |
topic |
Educação Literária Obras e Textos Literários Prática Pedagógica Trabalho de Grupo Envolvimento Parental |
description |
O presente relatório final foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e pretende, não só evidenciar de forma descritiva, investigativa e refletiva o percurso enquanto estagiária nas práticas supervisionadas em 1.º e 2.º CEB mas, também, apresentar um breve estudo realizado na área de Português, especificamente no domínio da Educação Literária, no 2.º CEB, relacionado com a pertinência das Obras e dos Textos Literários abordados no 6.º ano de escolaridade. Posto isto, é de realçar que o presente documento se encontra dividido em três partes: Na primeira parte, é apresentada a Componente Investigativa que tem como propósito analisar a ênfase conferida ao domínio da Educação Literária, em contexto de sala de aula, através da pertinência das Obras Literárias e dos Textos Literários presentes no manual escolar, tendo por pressuposto as sugestões do Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da análise dos dados recolhidos por questionário. A segunda parte abrange o estágio desenvolvido em 1º CEB. Aí se descreve a organização das atividades, se caracteriza o contexto educativo, apresentam-se as experiências-chave vivenciadas, se fundamentam as estratégias pedagógicas implementadas e se reflete sobre todo o percurso neste nível de ensino. A terceira parte, à semelhança da segunda, abrange os mesmos elementos, mas direcionados para o estágio desenvolvido em 2.º CEB. Contempla-se a fundamentação e a reflexão da prática pedagógica nas quatro áreas disciplinares: Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-16T11:19:39Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18546 201705664 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18546 |
identifier_str_mv |
201705664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130022777192448 |