Estações de Carregamento para Veículos Elétricos com V2G (DC)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23196 |
Resumo: | A mobilidade elétrica tem ao longo dos últimos anos demonstrado um crescimento exponencial, tanto na sua utilização, quanto na velocidade do desenvolvimento tecnológico. A adesão em massa desta tecnologia exige um aumento do número de postos de carregamento, bem como da potência de carregamento dos mesmos, de modo a permitir a diminuição do tempo de espera do utilizador. Contudo, isto acarreta uma série de problemas ao nível da rede elétrica dado o perfil estocástico deste tipo de cargas, de difícil previsão. Assim, de forma a possibilitar a integração de carregadores na rede elétrica surgem carregadores com capacidade de carregamento bidirecional, V2G (Vehicle-to-Grid), que permitem a injeção de energia na rede elétrica, funcionando como filtros ativos de suporte à rede, aumentando assim a estabilidade da mesma. Esta dissertação visa a análise e implementação de um conversor AC-DC, que permita a operação em modo bidirecional (carga/descarga do veículo), funcionando também como STATCOM (static synchronous compensator) com objetivo de dar suporte à rede. |
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Estações de Carregamento para Veículos Elétricos com V2G (DC)Conversor bidirecionalMobilidade ElétricaQualidade da Energia ElétricaSmart ChargingStatic Synchronous CompensatorVehicle-to-GridVeículo ElétricoBidirectional ConverterElectric MobilityElectric VehiclePower QualityA mobilidade elétrica tem ao longo dos últimos anos demonstrado um crescimento exponencial, tanto na sua utilização, quanto na velocidade do desenvolvimento tecnológico. A adesão em massa desta tecnologia exige um aumento do número de postos de carregamento, bem como da potência de carregamento dos mesmos, de modo a permitir a diminuição do tempo de espera do utilizador. Contudo, isto acarreta uma série de problemas ao nível da rede elétrica dado o perfil estocástico deste tipo de cargas, de difícil previsão. Assim, de forma a possibilitar a integração de carregadores na rede elétrica surgem carregadores com capacidade de carregamento bidirecional, V2G (Vehicle-to-Grid), que permitem a injeção de energia na rede elétrica, funcionando como filtros ativos de suporte à rede, aumentando assim a estabilidade da mesma. Esta dissertação visa a análise e implementação de um conversor AC-DC, que permita a operação em modo bidirecional (carga/descarga do veículo), funcionando também como STATCOM (static synchronous compensator) com objetivo de dar suporte à rede.Electric mobility has over the past few years shown an exponential growth, both in its adoption and in the speed of technological development. The mass adoption of this technology requires an increase in the number of charging stations, as well as their charging power, to allow a decrease in the user's waiting time. However, this leads to a series of problems at the grid level, given the stochastic profile of this type of loads, which is difficult to predict. Thus, to enable the integration of chargers in the electrical grid, chargers with bidirectional charging capability, V2G (Vehicle-to-Grid), have emerged, which allow the injection of energy in the electrical grid, acting as active filters to support the grid, thus increasing its stability. This dissertation aims to analyze and develop an AC-DC converter, which allows operating in bidirectional mode (vehicle charging/discharging), also working as a STATCOM (static synchronous compensator) to support the grid.Chibante, Rui Filipe MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDiogo, Daniel Figueiredo20232025-06-26T00:00:00Z2023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23196TID:203326792porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T01:49:21Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:04:48.635764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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