Intervenção precoce no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Liliana Alexandra Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5214
Resumo: O diagnóstico precoce, durante os primeiros anos de vida e fundamentalmente em idade pré-escolar (3 aos 6) é ainda muito pouco enfatizado, embora se reconheça que uma intervenção atempada seria o melhor procedimento para o desenvolvimento e inclusão da criança nas etapas futuras. No seu normal desenvolvimento poderão surgir fatores de risco, biológicos e ambientais, que comprometem as aprendizagens e que no seu conjunto necessitam de uma intervenção específica que deve ser iniciada ainda no Jardim de Infância. A Intervenção Precoce surge como um meio facilitador da inclusão e desenvolvimento de crianças até aos 6 anos de idade, que com a ajuda de técnicos especializados junto das famílias e em cooperação com o Educador de Infância, em contexto de sala de aula, poderá determinar atempadamente alguns transtornos específicos e desenvolver estratégias por forma a minorá-los, maximizando o seu potencial. O trabalho que pretendemos desenvolver visa demonstrar a importância de uma intervenção adequada, no âmbito de Jardim de Infância, em conjunto com uma equipa de técnicos, através do estudo de caso de uma criança com atraso global de desenvolvimento. Os dados recolhidos foram submetidos a uma análise interpretativa, tendo-se concluído que o trabalho desenvolvido pela Equipa de Intervenção Precoce juntamente com a Educadora de Infância e a família é promotor no desenvolvimento e encaminhamento da criança em estudo para o ingresso no 1º Ciclo do Ensino Básico.
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