Eu existo e estou aqui! : Intervenção junto de uma jovem com necessidades educativas especiais e melhoria do envolvimento parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piedade, Dalila Maria Inverno Fialho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1234
Resumo: O trabalho que aqui se apresenta pretende mostrar as estratégias e actividades utilizadas com uma jovem com Necessidades Educativas Especiais, pertencente a um meio sócio-económico-cultural desfavorecido, cuja mãe e Encarregada de Educação não compreende nem valoriza o papel da escola a par de manifestar baixas expectativas face às competências académicas da sua filha o que a leva a não investir na vida escolar da mesma. Foram realizadas diversas diligências no sentido de se fazer um levantamento acerca de toda a problemática que envolve a aluna. Para tal foi consultada documentação diversa referente ao meio, à escola, à turma e à aluna, aplicação de questionários e entrevistas a pessoas ligadas ao percurso escolar desta jovem, bem como a outro encarregado de educação de um aluno da mesma escola que serviu como termo de comparação. Após a recolha de toda a informação que considerámos importante, levou-se a cabo à planificação, e a consequente avaliação. Esta intervenção teve como principais propósitos desenvolver o perfil educacional da aluna e modificar a postura da mãe e Encarregada de educação face à Escola e consequentemente fazê-la criar expectativas positivas face à sua educanda o que potenciará a Inclusão da mesma.
id RCAP_012e054a188383d97db81eca011d263d
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eu existo e estou aqui! : Intervenção junto de uma jovem com necessidades educativas especiais e melhoria do envolvimento parentalEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃO SOCIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSOCIAL INCLUSIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSO trabalho que aqui se apresenta pretende mostrar as estratégias e actividades utilizadas com uma jovem com Necessidades Educativas Especiais, pertencente a um meio sócio-económico-cultural desfavorecido, cuja mãe e Encarregada de Educação não compreende nem valoriza o papel da escola a par de manifestar baixas expectativas face às competências académicas da sua filha o que a leva a não investir na vida escolar da mesma. Foram realizadas diversas diligências no sentido de se fazer um levantamento acerca de toda a problemática que envolve a aluna. Para tal foi consultada documentação diversa referente ao meio, à escola, à turma e à aluna, aplicação de questionários e entrevistas a pessoas ligadas ao percurso escolar desta jovem, bem como a outro encarregado de educação de um aluno da mesma escola que serviu como termo de comparação. Após a recolha de toda a informação que considerámos importante, levou-se a cabo à planificação, e a consequente avaliação. Esta intervenção teve como principais propósitos desenvolver o perfil educacional da aluna e modificar a postura da mãe e Encarregada de educação face à Escola e consequentemente fazê-la criar expectativas positivas face à sua educanda o que potenciará a Inclusão da mesma.The work presented here is intended to show the strategies and activities used with a young girl with Special Educational Needs, belonging to a socio-cultural-economic disadvantaged environment, whose mother, and responsible for her education, do not understand or value the role of school while it expresses low expectations in face of her daughter's academic skills, which leads to under-invest in the same school life. We undertook several initiatives in order to make a survey about the whole issue that surrounds the pupil. For this other documentation was consulted regarding the student’s environment, school, class and the girl itself, questionnaires and interviews with people connected with the girl’s schooling as well as another parent of a student from the same school, which served of a benchmark. After gathering all the information that we consider important, it took out the planning and the subsequent evaluation. This intervention had as main purpose to develop the student's educational profile and changing the posture of the m other and guardians against the School and consequently make it create positive expectations in the face of hers which will give learner the inclusion of the same.2011-06-03T13:26:16Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1234porPiedade, Dalila Maria Inverno Fialhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:26Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:10.743035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eu existo e estou aqui! : Intervenção junto de uma jovem com necessidades educativas especiais e melhoria do envolvimento parental
title Eu existo e estou aqui! : Intervenção junto de uma jovem com necessidades educativas especiais e melhoria do envolvimento parental
spellingShingle Eu existo e estou aqui! : Intervenção junto de uma jovem com necessidades educativas especiais e melhoria do envolvimento parental
Piedade, Dalila Maria Inverno Fialho
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO SOCIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SOCIAL INCLUSION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
title_short Eu existo e estou aqui! : Intervenção junto de uma jovem com necessidades educativas especiais e melhoria do envolvimento parental
title_full Eu existo e estou aqui! : Intervenção junto de uma jovem com necessidades educativas especiais e melhoria do envolvimento parental
title_fullStr Eu existo e estou aqui! : Intervenção junto de uma jovem com necessidades educativas especiais e melhoria do envolvimento parental
title_full_unstemmed Eu existo e estou aqui! : Intervenção junto de uma jovem com necessidades educativas especiais e melhoria do envolvimento parental
title_sort Eu existo e estou aqui! : Intervenção junto de uma jovem com necessidades educativas especiais e melhoria do envolvimento parental
author Piedade, Dalila Maria Inverno Fialho
author_facet Piedade, Dalila Maria Inverno Fialho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piedade, Dalila Maria Inverno Fialho
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO SOCIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SOCIAL INCLUSION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO SOCIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SOCIAL INCLUSION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
description O trabalho que aqui se apresenta pretende mostrar as estratégias e actividades utilizadas com uma jovem com Necessidades Educativas Especiais, pertencente a um meio sócio-económico-cultural desfavorecido, cuja mãe e Encarregada de Educação não compreende nem valoriza o papel da escola a par de manifestar baixas expectativas face às competências académicas da sua filha o que a leva a não investir na vida escolar da mesma. Foram realizadas diversas diligências no sentido de se fazer um levantamento acerca de toda a problemática que envolve a aluna. Para tal foi consultada documentação diversa referente ao meio, à escola, à turma e à aluna, aplicação de questionários e entrevistas a pessoas ligadas ao percurso escolar desta jovem, bem como a outro encarregado de educação de um aluno da mesma escola que serviu como termo de comparação. Após a recolha de toda a informação que considerámos importante, levou-se a cabo à planificação, e a consequente avaliação. Esta intervenção teve como principais propósitos desenvolver o perfil educacional da aluna e modificar a postura da mãe e Encarregada de educação face à Escola e consequentemente fazê-la criar expectativas positivas face à sua educanda o que potenciará a Inclusão da mesma.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-03T13:26:16Z
2011-01-01T00:00:00Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1234
url http://hdl.handle.net/10437/1234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131268473946113