Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/68655 |
Resumo: | Este estudo, realizado no âmbito de um estágio de Educação Básica, pretende analisar as potencialidades da integração curricular na construção de competências transversais. Parte-se da contextualização do centro de interesse de um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar pela temática dos animais e de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico pelo desenvolvimento sustentável. Pretende-se que as aprendizagens contribuam para a formação de cidadãos conscientes, informados e pró-ativos, com base na construção de conhecimentos em espiral, onde os conteúdos e competências possuem uma dimensão conceptual, procedimental e atitudinal que se complementam entre si. |
id |
RCAP_aa861de81cfb019a2cec7d3e88045af4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68655 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudançaCurricular articulation in practicum: an echo of changeIntegración curricular en el practicum: un eco de cambioCompetências transversaisInvestigação ao serviço das práticasEcoliteraciaIntegração curricularTransversal competencesEcoliteracyCurricular integrationResearch for practicesCompetencias transversalesEcoliteraciaIntegración curricularInvestigación al servicio de las prácticasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo, realizado no âmbito de um estágio de Educação Básica, pretende analisar as potencialidades da integração curricular na construção de competências transversais. Parte-se da contextualização do centro de interesse de um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar pela temática dos animais e de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico pelo desenvolvimento sustentável. Pretende-se que as aprendizagens contribuam para a formação de cidadãos conscientes, informados e pró-ativos, com base na construção de conhecimentos em espiral, onde os conteúdos e competências possuem uma dimensão conceptual, procedimental e atitudinal que se complementam entre si.This study, carried out as part of a Basic Education internship, aims to analyse the potential of curricular integration in the construction of transversal competences. It starts from the contextualization of the center of interest of a group of children from a Kindergarten on the theme of animals and a 3rd year class of Primary School concerning sustainable development. It is intended that the outcomes learnings contribute to the formation of conscious, informed and proactive citizens, based on building a spiral of knowledge, in which the contents and competences have a conceptual, procedural and attitudinal dimension that complement each otherEste estudio, realizado como parte del practicum de Educación Básica, analiza el potencial de la integración curricular en la construcción de competencias transversales. Se basa en la contextualización del centro de interés de un grupo de niños en educación preescolar sobre el tema de los animales y una clase del tercer año de la escuela primaria para el desarrollo sostenible. Se pretende que los aprendizajes contribuyan a la formación de ciudadanos conscientes, informados y proactivos, basados en la construcción del conocimiento en espiral, donde los contenidos y competencias tienen una dimensión conceptual, procesal y actitudinal que se complementan entre síEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência UIDB/00317/2020, bem como dos seguintes projetos do CIED (Centro de Investigação em Educação): UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016Edições HipóteseUniversidade do MinhoReis, IsabelSarmento, TeresaSilva, Carlos Manuel Ribeiro da20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68655porReis, I.; Sarmento, T.; Silva, C. (2021). Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 7, n. único, p. 1-3.2446-7154https://revistahipotese.webnode.com/edicao-2021/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:04.039673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança Curricular articulation in practicum: an echo of change Integración curricular en el practicum: un eco de cambio |
title |
Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança |
spellingShingle |
Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança Reis, Isabel Competências transversais Investigação ao serviço das práticas Ecoliteracia Integração curricular Transversal competences Ecoliteracy Curricular integration Research for practices Competencias transversales Ecoliteracia Integración curricular Investigación al servicio de las prácticas Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança |
title_full |
Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança |
title_fullStr |
Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança |
title_full_unstemmed |
Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança |
title_sort |
Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança |
author |
Reis, Isabel |
author_facet |
Reis, Isabel Sarmento, Teresa Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
author_role |
author |
author2 |
Sarmento, Teresa Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Isabel Sarmento, Teresa Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências transversais Investigação ao serviço das práticas Ecoliteracia Integração curricular Transversal competences Ecoliteracy Curricular integration Research for practices Competencias transversales Ecoliteracia Integración curricular Investigación al servicio de las prácticas Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Competências transversais Investigação ao serviço das práticas Ecoliteracia Integração curricular Transversal competences Ecoliteracy Curricular integration Research for practices Competencias transversales Ecoliteracia Integración curricular Investigación al servicio de las prácticas Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este estudo, realizado no âmbito de um estágio de Educação Básica, pretende analisar as potencialidades da integração curricular na construção de competências transversais. Parte-se da contextualização do centro de interesse de um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar pela temática dos animais e de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico pelo desenvolvimento sustentável. Pretende-se que as aprendizagens contribuam para a formação de cidadãos conscientes, informados e pró-ativos, com base na construção de conhecimentos em espiral, onde os conteúdos e competências possuem uma dimensão conceptual, procedimental e atitudinal que se complementam entre si. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/68655 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/68655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Reis, I.; Sarmento, T.; Silva, C. (2021). Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 7, n. único, p. 1-3. 2446-7154 https://revistahipotese.webnode.com/edicao-2021/ |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Hipótese |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Hipótese |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132370179194880 |