Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Isabel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sarmento, Teresa, Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68655
Resumo: Este estudo, realizado no âmbito de um estágio de Educação Básica, pretende analisar as potencialidades da integração curricular na construção de competências transversais. Parte-se da contextualização do centro de interesse de um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar pela temática dos animais e de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico pelo desenvolvimento sustentável. Pretende-se que as aprendizagens contribuam para a formação de cidadãos conscientes, informados e pró-ativos, com base na construção de conhecimentos em espiral, onde os conteúdos e competências possuem uma dimensão conceptual, procedimental e atitudinal que se complementam entre si.
id RCAP_aa861de81cfb019a2cec7d3e88045af4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudançaCurricular articulation in practicum: an echo of changeIntegración curricular en el practicum: un eco de cambioCompetências transversaisInvestigação ao serviço das práticasEcoliteraciaIntegração curricularTransversal competencesEcoliteracyCurricular integrationResearch for practicesCompetencias transversalesEcoliteraciaIntegración curricularInvestigación al servicio de las prácticasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo, realizado no âmbito de um estágio de Educação Básica, pretende analisar as potencialidades da integração curricular na construção de competências transversais. Parte-se da contextualização do centro de interesse de um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar pela temática dos animais e de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico pelo desenvolvimento sustentável. Pretende-se que as aprendizagens contribuam para a formação de cidadãos conscientes, informados e pró-ativos, com base na construção de conhecimentos em espiral, onde os conteúdos e competências possuem uma dimensão conceptual, procedimental e atitudinal que se complementam entre si.This study, carried out as part of a Basic Education internship, aims to analyse the potential of curricular integration in the construction of transversal competences. It starts from the contextualization of the center of interest of a group of children from a Kindergarten on the theme of animals and a 3rd year class of Primary School concerning sustainable development. It is intended that the outcomes learnings contribute to the formation of conscious, informed and proactive citizens, based on building a spiral of knowledge, in which the contents and competences have a conceptual, procedural and attitudinal dimension that complement each otherEste estudio, realizado como parte del practicum de Educación Básica, analiza el potencial de la integración curricular en la construcción de competencias transversales. Se basa en la contextualización del centro de interés de un grupo de niños en educación preescolar sobre el tema de los animales y una clase del tercer año de la escuela primaria para el desarrollo sostenible. Se pretende que los aprendizajes contribuyan a la formación de ciudadanos conscientes, informados y proactivos, basados en la construcción del conocimiento en espiral, donde los contenidos y competencias tienen una dimensión conceptual, procesal y actitudinal que se complementan entre síEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência UIDB/00317/2020, bem como dos seguintes projetos do CIED (Centro de Investigação em Educação): UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016Edições HipóteseUniversidade do MinhoReis, IsabelSarmento, TeresaSilva, Carlos Manuel Ribeiro da20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68655porReis, I.; Sarmento, T.; Silva, C. (2021). Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 7, n. único, p. 1-3.2446-7154https://revistahipotese.webnode.com/edicao-2021/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:04.039673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança
Curricular articulation in practicum: an echo of change
Integración curricular en el practicum: un eco de cambio
title Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança
spellingShingle Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança
Reis, Isabel
Competências transversais
Investigação ao serviço das práticas
Ecoliteracia
Integração curricular
Transversal competences
Ecoliteracy
Curricular integration
Research for practices
Competencias transversales
Ecoliteracia
Integración curricular
Investigación al servicio de las prácticas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança
title_full Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança
title_fullStr Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança
title_full_unstemmed Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança
title_sort Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança
author Reis, Isabel
author_facet Reis, Isabel
Sarmento, Teresa
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
author_role author
author2 Sarmento, Teresa
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Isabel
Sarmento, Teresa
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Competências transversais
Investigação ao serviço das práticas
Ecoliteracia
Integração curricular
Transversal competences
Ecoliteracy
Curricular integration
Research for practices
Competencias transversales
Ecoliteracia
Integración curricular
Investigación al servicio de las prácticas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Competências transversais
Investigação ao serviço das práticas
Ecoliteracia
Integração curricular
Transversal competences
Ecoliteracy
Curricular integration
Research for practices
Competencias transversales
Ecoliteracia
Integración curricular
Investigación al servicio de las prácticas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo, realizado no âmbito de um estágio de Educação Básica, pretende analisar as potencialidades da integração curricular na construção de competências transversais. Parte-se da contextualização do centro de interesse de um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar pela temática dos animais e de uma turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico pelo desenvolvimento sustentável. Pretende-se que as aprendizagens contribuam para a formação de cidadãos conscientes, informados e pró-ativos, com base na construção de conhecimentos em espiral, onde os conteúdos e competências possuem uma dimensão conceptual, procedimental e atitudinal que se complementam entre si.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68655
url http://hdl.handle.net/1822/68655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, I.; Sarmento, T.; Silva, C. (2021). Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 7, n. único, p. 1-3.
2446-7154
https://revistahipotese.webnode.com/edicao-2021/
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Hipótese
publisher.none.fl_str_mv Edições Hipótese
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132370179194880