Política nacional de educação especial orientada para a inclusão educacional em Angola: o agendamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padre, Damiano Salei
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13008
Resumo: A presente pesquisa tem como tema: “Política Nacional de Educação Especial orientada para a Inclusão Educacional em Angola: o Agendamento”. Ela levou-nos à formulação do seguinte problema científico: O que explica o agendamento da “Política Nacional de Educação Especial Orientada para a Inclusão Educacional” em Angola? Para fazer face ao problema levantado e tendo como suporte o modelo de análise “Múltiplos Fluxos de John Kingdon” traçou-se como objectivo geral o seguinte: Identificar e descrever as relações entre autores no processo de transformação da condição em problema, bem como as alternativas de acção e as condições políticas que determinaram a redefinição da Política Nacional de Educação Especial em Angola. Do objectivo geral, derivaram os seguintes objectivos específicos: Determinar os autores indispensáveis para o surgimento/formulação da política pública em estudo; Descrever os aspectos importantes em termos de problemas, alternativas existentes e condições políticas que impulsionaram a redefinição da Política Nacional de Educação Especial em Angola, Relacionar os processos políticos que determinaram a junção dos fluxos. No intuito de atingirmos os objectivos preconizados e, partindo duma “Abordagem Qualitativa” com forte pendor para o método de colecta de dados, seleccionou-se as pesquisas bibliográfica e documental como principais e, como auxiliar, a entrevista. Portanto, conclui-se que, a influência de actores nacionais e internacionais bem como o novo contexto político, económico e social de Angola foram determinantes para o agendamento e a reformulação da política pública em análise; e que a ineficiência do modelo segregacionista que, caracteriza a política pública em estudo, motivou a elaboração/reformulação da Política Nacional de Educação Especial em Angola, agora virada para a Inclusão Educacional.
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