Sur les évaluations et les savoirs des élèves au Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | fra |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5525 |
Resumo: | Versão Pre-Print |
id |
RCAP_aaa3a46ffb091182f965a121aae871a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/5525 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sur les évaluations et les savoirs des élèves au PortugalAvaliação educacionalAvaliação formativaAvaliação sumativaAvaliação das aprendizagensAprendizagens dos alunosSaberes dos alunosAvaliação internaAvaliação externaVersão Pre-PrintA principal finalidade deste artigo é a de discutir questões que estão relacionadas com o processo de determinar o que os alunos sabem e são capazes de fazer no contexto do sistema educativo português. Tal processo, por norma, está demasiado dependente das avaliações externas (e.g., exames nacionais estandardizados) cujas limitações estão bem identificadas na literatura. É necessário integrar e ter na devida conta as avaliações internas porque a sua natureza tem o potencial para nos proporcionar uma compreensão mais abrangente e mais profunda acerca do que os alunos sabem. A discussão das principais características das avaliações externas permitiram elaborar reflexões acerca de alguns desafios contemporâneos que têm que ser enfrentados pela sociedade portuguesa.Centre International D´Études Pédagogiques (CIEP)Repositório da Universidade de LisboaFernandes, Domingos2012-03-12T15:37:45Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5525fraFernandes, D. (2006). Sur les évaluations et les savoirs des élèves au Portugal. Revue Internationale d’ Éducation, 43, pp. 115-126.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:50.694472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sur les évaluations et les savoirs des élèves au Portugal |
title |
Sur les évaluations et les savoirs des élèves au Portugal |
spellingShingle |
Sur les évaluations et les savoirs des élèves au Portugal Fernandes, Domingos Avaliação educacional Avaliação formativa Avaliação sumativa Avaliação das aprendizagens Aprendizagens dos alunos Saberes dos alunos Avaliação interna Avaliação externa |
title_short |
Sur les évaluations et les savoirs des élèves au Portugal |
title_full |
Sur les évaluations et les savoirs des élèves au Portugal |
title_fullStr |
Sur les évaluations et les savoirs des élèves au Portugal |
title_full_unstemmed |
Sur les évaluations et les savoirs des élèves au Portugal |
title_sort |
Sur les évaluations et les savoirs des élèves au Portugal |
author |
Fernandes, Domingos |
author_facet |
Fernandes, Domingos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Domingos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Avaliação formativa Avaliação sumativa Avaliação das aprendizagens Aprendizagens dos alunos Saberes dos alunos Avaliação interna Avaliação externa |
topic |
Avaliação educacional Avaliação formativa Avaliação sumativa Avaliação das aprendizagens Aprendizagens dos alunos Saberes dos alunos Avaliação interna Avaliação externa |
description |
Versão Pre-Print |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-01-01T00:00:00Z 2012-03-12T15:37:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/5525 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/5525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
fra |
language |
fra |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, D. (2006). Sur les évaluations et les savoirs des élèves au Portugal. Revue Internationale d’ Éducation, 43, pp. 115-126. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centre International D´Études Pédagogiques (CIEP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centre International D´Études Pédagogiques (CIEP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134196701069312 |