A literacia financeira no sistema educativo português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Liliana Sofia Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17579
Resumo: Hoje em dia, a iliteracia financeira exprime um quadro significativo onde se questiona o papel do Sistema Financeiro Português. Alguns organismos públicos e privados têm demonstrado preocupação face a esta problemática e, por isso, nos últimos anos, temos assistido a algumas iniciativas na área da Educação, na legislação portuguesa e projetos de sensibilização, com vista a educar a população nesta área. Contudo, estas não se têm mostrado suficientes para dar resposta às dúvidas de todos os cidadãos, tal como apresenta o Relatório do Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa de 2015, onde 51,10% da população portuguesa continua a tomar decisões com base em opiniões de amigos e familiares. A presente dissertação aborda a temática da Literacia Financeira e pretende compreender como está organizada a sua aprendizagem no sistema educativo em Portugal e quais as suas práticas nas nossas escolas. Posteriormente, perceber se essas práticas se encontram ou não adequadas para aferir aprendizagens significativas nos estudantes em geral. Para esta investigação adotei uma metodologia de análise documental e uma análise baseada em entrevistas que serão examinadas através do método de análise de conteúdo de Laurence Bardin. A análise recai sobre duas realidades sendo elas escolas de ensino público e escolas do ensino privado. Pretende-se avaliar se os institutos de ensino do 1.º, 2.º, 3.º CEB e secundário têm como oferta curricular a educação financeira e/ou atividades relacionadas. Adicionalmente pretende-se saber se os professores têm tido o devido acompanhamento e formação necessária para lecionar Literacia Financeira. Após a análise de todos os dados e retiradas as devidas conclusões, será feita uma reflexão onde emerge a necessidade de verificar projetos exequíveis e acessíveis a todos os profissionais da Educação.
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