Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Soraia Linda Cavadas dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11016
Resumo: A promoção do bem-estar psicossocial de um adolescente e respetiva integração num Centro de Atividades de Tempos-Livres (CATL) passa pelo desenvolvimento de atividades que reflitam o livre arbítrio e espontaneidade do mesmo, dando igual importância aos seus tempos-livres, para além do tempo de estudo. Envolve também a necessidade de se fomentar relações interpessoais positivas entre os adolescentes e a equipa pedagógica (EP), visando a construção de relações coesas, com vista à participação dos adolescentes, de forma cidadã e solidária, no quotidiano do CATL. Assente na metodologia de investigação-ação participativa, o desenvolvimento do Projeto: “Juntos educamos e construímos”, reflete uma intervenção psicossocial com adolescentes num CATL, cuja finalidade consistia em promover a cidadania ativa e participativa dos adolescentes neste contexto. Para tal, foram delineados três objetivos gerais: 1. promover a motivação e integração dos adolescentes nas atividades lúdicas e pedagógicas que se desenvolvessem no CATL; 2. promover relações positivas, de respeito mútuo e cooperação, entre os adolescentes, e com a EP; e, 3. promover a participação ativa da EP e dos adolescentes do CATL na comunidade. Para os concretizar criou-se um grupo de adolescentes (Ação I), onde se privilegiaram técnicas grupais, e se desenvolveram momentos de diálogo e reflexão com os adolescentes e a EP “no aqui e agora” do quotidiano no CATL (Ação II). Observou-se uma maior coesão grupal entre os adolescentes, resultante de um maior conhecimento consciente de si e do outro, e o estabelecimento de relações interpessoais mais positivas, entre estes e a EP no quotidiano no CATL.
id RCAP_aab4f3ab8bb8a4b1e3e75884d218b34b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATLAdolescênciaCATLTempos-livresConsciência socialAdolescenceFree-TimeSocial awarenessDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA promoção do bem-estar psicossocial de um adolescente e respetiva integração num Centro de Atividades de Tempos-Livres (CATL) passa pelo desenvolvimento de atividades que reflitam o livre arbítrio e espontaneidade do mesmo, dando igual importância aos seus tempos-livres, para além do tempo de estudo. Envolve também a necessidade de se fomentar relações interpessoais positivas entre os adolescentes e a equipa pedagógica (EP), visando a construção de relações coesas, com vista à participação dos adolescentes, de forma cidadã e solidária, no quotidiano do CATL. Assente na metodologia de investigação-ação participativa, o desenvolvimento do Projeto: “Juntos educamos e construímos”, reflete uma intervenção psicossocial com adolescentes num CATL, cuja finalidade consistia em promover a cidadania ativa e participativa dos adolescentes neste contexto. Para tal, foram delineados três objetivos gerais: 1. promover a motivação e integração dos adolescentes nas atividades lúdicas e pedagógicas que se desenvolvessem no CATL; 2. promover relações positivas, de respeito mútuo e cooperação, entre os adolescentes, e com a EP; e, 3. promover a participação ativa da EP e dos adolescentes do CATL na comunidade. Para os concretizar criou-se um grupo de adolescentes (Ação I), onde se privilegiaram técnicas grupais, e se desenvolveram momentos de diálogo e reflexão com os adolescentes e a EP “no aqui e agora” do quotidiano no CATL (Ação II). Observou-se uma maior coesão grupal entre os adolescentes, resultante de um maior conhecimento consciente de si e do outro, e o estabelecimento de relações interpessoais mais positivas, entre estes e a EP no quotidiano no CATL.The promotion of the psychosocial well-being of a teenager should be a primary goal for his integration on a Free Time Activity Center (CATL). For that, his free time, beyond the study support, should reflect his preferences, free will and spontaneity. In this sense, the need to promote more positive interpersonal relations between adolescents and the pedagogical team should aim the construction of a cohesive relationship, with a view to their participation, in a citizen and solidarity way, on the CATL daily life. Based on a participatory action-research methodology, the development of the project “Together we built and educate", reflects psychosocial intervention with teenagers on the CATL, with the finality of promote an active and participatory citizenship of the adolescents, in this context. For that it were outlined three main goals: 1. to promote adolescents motivation and integration on ludic and pedagogical activities in the CATL; 2. to promote positive relationships, mutual respect and cooperation between adolescents and with EP; and 3. to promote an active participation of the pedagogical team and adolescents in the community. To achieve these goals we used a psychosocial intervention, forming a teenager work group, using in the sessions, essentially, group techniques, with the objective to reflect “here and now” about CATL daily life. The results demonstrated a stronger group cohesion among adolescents, resulting from a conscious knowledge of themselves and the other, and the establishment of more positive interpersonal relationships, between these and the pedagogical team during the daily life on the CATL.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBarros, Sílvia Araújo deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, Soraia Linda Cavadas dos2018-02-15T14:22:20Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11016TID:201851555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:22.722069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL
title Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL
spellingShingle Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL
Santos, Soraia Linda Cavadas dos
Adolescência
CATL
Tempos-livres
Consciência social
Adolescence
Free-Time
Social awareness
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL
title_full Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL
title_fullStr Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL
title_full_unstemmed Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL
title_sort Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATL
author Santos, Soraia Linda Cavadas dos
author_facet Santos, Soraia Linda Cavadas dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Sílvia Araújo de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Soraia Linda Cavadas dos
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
CATL
Tempos-livres
Consciência social
Adolescence
Free-Time
Social awareness
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Adolescência
CATL
Tempos-livres
Consciência social
Adolescence
Free-Time
Social awareness
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A promoção do bem-estar psicossocial de um adolescente e respetiva integração num Centro de Atividades de Tempos-Livres (CATL) passa pelo desenvolvimento de atividades que reflitam o livre arbítrio e espontaneidade do mesmo, dando igual importância aos seus tempos-livres, para além do tempo de estudo. Envolve também a necessidade de se fomentar relações interpessoais positivas entre os adolescentes e a equipa pedagógica (EP), visando a construção de relações coesas, com vista à participação dos adolescentes, de forma cidadã e solidária, no quotidiano do CATL. Assente na metodologia de investigação-ação participativa, o desenvolvimento do Projeto: “Juntos educamos e construímos”, reflete uma intervenção psicossocial com adolescentes num CATL, cuja finalidade consistia em promover a cidadania ativa e participativa dos adolescentes neste contexto. Para tal, foram delineados três objetivos gerais: 1. promover a motivação e integração dos adolescentes nas atividades lúdicas e pedagógicas que se desenvolvessem no CATL; 2. promover relações positivas, de respeito mútuo e cooperação, entre os adolescentes, e com a EP; e, 3. promover a participação ativa da EP e dos adolescentes do CATL na comunidade. Para os concretizar criou-se um grupo de adolescentes (Ação I), onde se privilegiaram técnicas grupais, e se desenvolveram momentos de diálogo e reflexão com os adolescentes e a EP “no aqui e agora” do quotidiano no CATL (Ação II). Observou-se uma maior coesão grupal entre os adolescentes, resultante de um maior conhecimento consciente de si e do outro, e o estabelecimento de relações interpessoais mais positivas, entre estes e a EP no quotidiano no CATL.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-02-15T14:22:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11016
TID:201851555
url http://hdl.handle.net/10400.22/11016
identifier_str_mv TID:201851555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131409245274112