A gestão da qualidade na Polícia de Segurança Pública: retorno para a instituição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/34820 |
Resumo: | Nas últimas décadas, não só na Europa mas também em Portugal, temos assistido a uma crescente necessidade de modernizar e reformar o sector público burocrático no sentido de satisfazer as atuais necessidades dos cidadãos. Resultado da mudança de paradigma que tem vindo a ocorrer nas administrações públicas europeias, os modelos de gestão da qualidade que foram inicialmente desenvolvidas para o setor privado têm sido progressivamente transferidos para o setor público. Consequentemente, a Common Assessment Framework ou Estrutura Comum de Avaliação, que foi desenvolvida especificamente para a administração pública, começou a ser usada como uma ferramenta de autoavaliação das organizações públicas. Neste contexto a Polícia de Segurança Pública, à semelhança de outras entidades públicas, tem vindo a desenvolver esforços significativos para integrar os princípios de qualidade nas unidades e serviços policiais e essa preocupação poderá ser uma forma de melhorar a sua eficácia, eficiência e satisfazer as necessidades das pessoas. O nosso estudo procura dar resposta à seguinte pergunta: qual é o retorno para Polícia de Segurança Pública resultante da implementação de um sistema de gestão da qualidade? Considerando os resultados obtidos pelos Comandos do Porto e Coimbra durante o processo de autoavaliação, este estudo visa também determinar os principais obstáculos e dificuldades que a PSP enfrenta durante a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, bem como os benefícios e vantagens que podem ajudar a organização a alcançar resultados de excelência. Uma das nossas conclusões é que a qualidade não deve ser tratada como um fim mas antes como uma maneira de alcançar a excelência, onde a liderança e a aprendizagem contínua desempenham um papel importante. |
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