Gestão da Qualidade na Polícia de Segurança Pública: Um Estudo Empírico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinis, Nuno Rafael Marques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/90421
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração Público-Privada apresentada à Faculdade de Direito
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spelling Gestão da Qualidade na Polícia de Segurança Pública: Um Estudo EmpíricoQuality Management in Public Security Police: An Empirical StudyGestão da QualidadePolíciaCAFTQMServiço PúblicoQuality ManagementPoliceCAFTQMPublic ServiceDissertação de Mestrado em Administração Público-Privada apresentada à Faculdade de DireitoUma organização policial tem especificidades legais e estatutárias que forçosamente a distinguem dos demais organismos da administração pública, pelo que deve ter a capacidade de desenvolver um esforço de melhoria contínua, que lhe permita não apenas acompanhar novos desafios, na cada vez mais exigente relação com o público que serve, como também melhorar de forma sustentada o seu desempenho global, para o que é fundamental adotar e implementar novas práticas de gestão. De entre as práticas de gestão especialmente concebidas com o propósito de aplicação ao serviço público, destacam-se as abordagens de Novo Serviço Público e em particular a implementação de sistemas do tipo Gestão da Qualidade Total, merecendo particular atenção o modelo da Estrutura Comum de Avaliação, que foi desenvolvido a partir do modelo da Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade. Atendendo a que a Polícia de Segurança Pública tem em funcionamento um sistema de gestão da qualidade baseado na Estrutura Comum de Avaliação e que a literatura sugere que para uma efectiva implementação, o pleno envolvimento dos líderes e gestores se assume como um factor crítico de sucesso, promovemos a aplicação de um questionário especificamente dirigido aos trabalhadores que asseguram as funções de direção nesta organização policial Portuguesa.Através da análise dos dados obtidos, procuramos avaliar a perceção das chefias relativamente a um conjunto de variáveis utilizadas para medição do Sistema de Gestão da Qualidade, identificando o estado de arte das ações já implementadas através do modelo CAF, para de seguida especificar um modelo de investigação que determine e explique o processo de melhoria contínua, concluindo com a formulação de alguns contributos que possam ser utilizados na melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade existente e eventualmente conduzir a um melhor desempenho global.A police organization has legal and statutory specificities that necessarily distinguish it from other public administration services, so it must have the capacity to make an effort for continuous improvement, wich will not only allow it to keep up with new challenges in the increasingly demanding relationship with the public, as well as s sustained improvement in the overall performance, for which it is crucial to adopt and implement new management practices.Among management practices specially designed for application in the public service, we find a strong highlight in New Public Management approaches, and in particular, the implementation of Total Quality Management based systems, such as the Common Assessement Framework, derived from the model created by the European Foundation for Quality Management.Considering that the Public Security Police has in place a Common Assessment Framework based Quality Management System, and that the literature suggests that full commitment of leaders and managers is a critical success factor regarding its effective implementation, We promote the application of an inquiry specifically directed at the workers who perform the leading and managing roles in this Portuguese police organization.Through analysis of data obtained from the answers, we manage to evaluate the perception of leaders regarding a set of variables used to measure the Quality Management System, identifying the state of the art regarding actions already in course and implemented through the CAF model, and then specifying a conceptual research model that determines and explains the process of continuous improvement. We finally conclude with some contributions that may be used to improve the existing Quality Management System and lead to a better overall performance.2020-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/90421http://hdl.handle.net/10316/90421TID:202500080porDinis, Nuno Rafael Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:53:29Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/90421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:10:33.735720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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