A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/8055 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se organizado em três partes: uma relativa à Prática Pedagógica realizada em Creche, a segunda à PP realizada em contexto de Jardim de Infância I e a terceira diz respeito à PP realizada em contexto de Jardim de Infância II, encontrando-se esta igualmente dividida em duas partes, uma relativa à reflexão sobre a vivência nesse contexto e a outra dedicada a um estudo investigativo realizado nesse mesmo contexto. Com este relatório, o principal objetivo a atingir é dar a conhecer as minhas Práticas Pedagógicas ao longo dos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022, as experiências vividas e as aprendizagens realizadas enquanto futura educadora de infância, refletindo sobre as mesmas de uma forma sustentada e crítica. O estudo investigativo, de caráter descritivo e interpretativo, na forma de estudo de caso, procurou analisar os comportamentos emocionais das crianças em momentos de brincadeira livre. Os resultados mostram que os comportamentos emocionais que emergiram na brincadeira livre de cada criança estão associados às emoções da alegria, da tristeza, do medo e da raiva. Por outro lado, este foi um estudo que permitiu compreender que as crianças identificaram com facilidade as emoções que emergem nos momentos de brincadeira livre, quer no Jardim de Infância, quer em contexto familiar. |
id |
RCAP_aac268bd17405a53926acbd892c5567a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8055 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anosEducação emocionalEmoções primáriasBrincadeira livreDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se organizado em três partes: uma relativa à Prática Pedagógica realizada em Creche, a segunda à PP realizada em contexto de Jardim de Infância I e a terceira diz respeito à PP realizada em contexto de Jardim de Infância II, encontrando-se esta igualmente dividida em duas partes, uma relativa à reflexão sobre a vivência nesse contexto e a outra dedicada a um estudo investigativo realizado nesse mesmo contexto. Com este relatório, o principal objetivo a atingir é dar a conhecer as minhas Práticas Pedagógicas ao longo dos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022, as experiências vividas e as aprendizagens realizadas enquanto futura educadora de infância, refletindo sobre as mesmas de uma forma sustentada e crítica. O estudo investigativo, de caráter descritivo e interpretativo, na forma de estudo de caso, procurou analisar os comportamentos emocionais das crianças em momentos de brincadeira livre. Os resultados mostram que os comportamentos emocionais que emergiram na brincadeira livre de cada criança estão associados às emoções da alegria, da tristeza, do medo e da raiva. Por outro lado, este foi um estudo que permitiu compreender que as crianças identificaram com facilidade as emoções que emergem nos momentos de brincadeira livre, quer no Jardim de Infância, quer em contexto familiar.Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaIC-OnlineSantos, Flávia Alexandra Alves dos2023-01-25T15:45:32Z2022-10-202022-10-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8055TID:203206061porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:30Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:52.189237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos |
title |
A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos |
spellingShingle |
A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos Santos, Flávia Alexandra Alves dos Educação emocional Emoções primárias Brincadeira livre Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos |
title_full |
A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos |
title_fullStr |
A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos |
title_full_unstemmed |
A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos |
title_sort |
A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos |
author |
Santos, Flávia Alexandra Alves dos |
author_facet |
Santos, Flávia Alexandra Alves dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Flávia Alexandra Alves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação emocional Emoções primárias Brincadeira livre Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação emocional Emoções primárias Brincadeira livre Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se organizado em três partes: uma relativa à Prática Pedagógica realizada em Creche, a segunda à PP realizada em contexto de Jardim de Infância I e a terceira diz respeito à PP realizada em contexto de Jardim de Infância II, encontrando-se esta igualmente dividida em duas partes, uma relativa à reflexão sobre a vivência nesse contexto e a outra dedicada a um estudo investigativo realizado nesse mesmo contexto. Com este relatório, o principal objetivo a atingir é dar a conhecer as minhas Práticas Pedagógicas ao longo dos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022, as experiências vividas e as aprendizagens realizadas enquanto futura educadora de infância, refletindo sobre as mesmas de uma forma sustentada e crítica. O estudo investigativo, de caráter descritivo e interpretativo, na forma de estudo de caso, procurou analisar os comportamentos emocionais das crianças em momentos de brincadeira livre. Os resultados mostram que os comportamentos emocionais que emergiram na brincadeira livre de cada criança estão associados às emoções da alegria, da tristeza, do medo e da raiva. Por outro lado, este foi um estudo que permitiu compreender que as crianças identificaram com facilidade as emoções que emergem nos momentos de brincadeira livre, quer no Jardim de Infância, quer em contexto familiar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-20 2022-10-20T00:00:00Z 2023-01-25T15:45:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/8055 TID:203206061 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/8055 |
identifier_str_mv |
TID:203206061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137000958197760 |