A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Flávia Alexandra Alves dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8055
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se organizado em três partes: uma relativa à Prática Pedagógica realizada em Creche, a segunda à PP realizada em contexto de Jardim de Infância I e a terceira diz respeito à PP realizada em contexto de Jardim de Infância II, encontrando-se esta igualmente dividida em duas partes, uma relativa à reflexão sobre a vivência nesse contexto e a outra dedicada a um estudo investigativo realizado nesse mesmo contexto. Com este relatório, o principal objetivo a atingir é dar a conhecer as minhas Práticas Pedagógicas ao longo dos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022, as experiências vividas e as aprendizagens realizadas enquanto futura educadora de infância, refletindo sobre as mesmas de uma forma sustentada e crítica. O estudo investigativo, de caráter descritivo e interpretativo, na forma de estudo de caso, procurou analisar os comportamentos emocionais das crianças em momentos de brincadeira livre. Os resultados mostram que os comportamentos emocionais que emergiram na brincadeira livre de cada criança estão associados às emoções da alegria, da tristeza, do medo e da raiva. Por outro lado, este foi um estudo que permitiu compreender que as crianças identificaram com facilidade as emoções que emergem nos momentos de brincadeira livre, quer no Jardim de Infância, quer em contexto familiar.
id RCAP_aac268bd17405a53926acbd892c5567a
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8055
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anosEducação emocionalEmoções primáriasBrincadeira livreDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se organizado em três partes: uma relativa à Prática Pedagógica realizada em Creche, a segunda à PP realizada em contexto de Jardim de Infância I e a terceira diz respeito à PP realizada em contexto de Jardim de Infância II, encontrando-se esta igualmente dividida em duas partes, uma relativa à reflexão sobre a vivência nesse contexto e a outra dedicada a um estudo investigativo realizado nesse mesmo contexto. Com este relatório, o principal objetivo a atingir é dar a conhecer as minhas Práticas Pedagógicas ao longo dos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022, as experiências vividas e as aprendizagens realizadas enquanto futura educadora de infância, refletindo sobre as mesmas de uma forma sustentada e crítica. O estudo investigativo, de caráter descritivo e interpretativo, na forma de estudo de caso, procurou analisar os comportamentos emocionais das crianças em momentos de brincadeira livre. Os resultados mostram que os comportamentos emocionais que emergiram na brincadeira livre de cada criança estão associados às emoções da alegria, da tristeza, do medo e da raiva. Por outro lado, este foi um estudo que permitiu compreender que as crianças identificaram com facilidade as emoções que emergem nos momentos de brincadeira livre, quer no Jardim de Infância, quer em contexto familiar.Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaIC-OnlineSantos, Flávia Alexandra Alves dos2023-01-25T15:45:32Z2022-10-202022-10-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8055TID:203206061porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:56:30Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:52.189237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos
title A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos
spellingShingle A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos
Santos, Flávia Alexandra Alves dos
Educação emocional
Emoções primárias
Brincadeira livre
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos
title_full A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos
title_fullStr A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos
title_full_unstemmed A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos
title_sort A emergência de comportamentos emocionais na brincadeira livre em crianças dos quatro aos cinco anos
author Santos, Flávia Alexandra Alves dos
author_facet Santos, Flávia Alexandra Alves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Flávia Alexandra Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação emocional
Emoções primárias
Brincadeira livre
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação emocional
Emoções primárias
Brincadeira livre
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se organizado em três partes: uma relativa à Prática Pedagógica realizada em Creche, a segunda à PP realizada em contexto de Jardim de Infância I e a terceira diz respeito à PP realizada em contexto de Jardim de Infância II, encontrando-se esta igualmente dividida em duas partes, uma relativa à reflexão sobre a vivência nesse contexto e a outra dedicada a um estudo investigativo realizado nesse mesmo contexto. Com este relatório, o principal objetivo a atingir é dar a conhecer as minhas Práticas Pedagógicas ao longo dos anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022, as experiências vividas e as aprendizagens realizadas enquanto futura educadora de infância, refletindo sobre as mesmas de uma forma sustentada e crítica. O estudo investigativo, de caráter descritivo e interpretativo, na forma de estudo de caso, procurou analisar os comportamentos emocionais das crianças em momentos de brincadeira livre. Os resultados mostram que os comportamentos emocionais que emergiram na brincadeira livre de cada criança estão associados às emoções da alegria, da tristeza, do medo e da raiva. Por outro lado, este foi um estudo que permitiu compreender que as crianças identificaram com facilidade as emoções que emergem nos momentos de brincadeira livre, quer no Jardim de Infância, quer em contexto familiar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-20
2022-10-20T00:00:00Z
2023-01-25T15:45:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/8055
TID:203206061
url http://hdl.handle.net/10400.8/8055
identifier_str_mv TID:203206061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137000958197760